Foto: halejandropmartz_Pixabay
A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento e a IMPERA (Incubadora de Base Tecnológica), mais uma vez estará presente, apoiando o 4º Hackathon, um evento organizado através do Centro Estadual Paula Souza. Tem como objetivo, desafiar os estudantes das Escolas Técnicas do Estado a desenvolveram projetos de inovação tecnológica e as inscrições para participar estão abertas, terminando nesta quarta-feira, dia 30.
Essa jornada desafiadora voltada aos estudantes da área de tecnologia está programada para o próximo mês. De acordo com o Centro Paula Souza, aliado ao desafio proposto aos estudantes das Etecs, está o desenvolvimento de projetos de inovação, por meio de uma maratona tecnológica de ideação e prototipação.
As propostas deverão contemplar a criação de aplicativos, sites ou dispositivos microcontrolados, que tenham relação com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 7 – Energia barata e sustentável; e ODS 16 – Promoção de sociedades justas, inclusivas e pacíficas. Os grupos podem ser formados por três a cinco alunos e as inscrições devem ser feitas pelos professores mentores no site do projeto Robótica Paula Souza: www.robotica.cpscetec.com.br/verEventos.php?pag=29. O regulamento pode ser visto em: www.robotica.cpscetec.com.br/material/HackathonAcademico2021_v1.pdf.
Visibilidade e interação
Para tirar dúvidas de estudantes e professores interessados em participar da quarta edição do Hackathon Acadêmico foi realizado um bate-papo virtual com os organizadores, nesta segunda-feira, pela manhã. Quem se interessar em saber mais a respeito pode assistir à live de apresentação no Youtube: youtube.com/watch?v=Ns2mKfq_138.
Após as inscrições das equipes, os professores deverão organizar um evento classificatório em cada unidade e submeter até dia 30 de julho, o projeto escolhido para representar a escola. Os vencedores serão selecionados com base em critérios como inovação, relevância, viabilidade e usabilidade do projeto. As nove melhores propostas participarão de mentorias com especialistas no intuito de aprimorar o trabalho e elaborar a apresentação para a banca de jurados. A final está programada para 16 de novembro e a cerimônia de premiação será no dia 17, do mesmo mês.