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Desenvolvimento

FBR começa com expectativa de bons negócios

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       Teve início na manhã desta terça-feira a 3ª edição da FBR (Franca Business Round), a Rodada Internacional de Negócios, no Espaço Cedro. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Fernando Jorge, presidente da ACIF, Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae, Patrício San Martin, do Chile, que representou os importadores participantes, empresários expositores e convidados.
    O evento promovido pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o SEBRAE, conta com o apoio institucional do Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.
    Nesta edição, que acontecerá até a próxima quinta-feira, 4, no horário das 8 às 19 horas, são 30 empresários francanos que estão apresentando calçados masculinos, femininos, bolsas e acessórios para um grupo de 31 importadores de 9 países, sendo Emirados Árabes, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, República Dominicana, Peru e Uruguai.
    Durante a feira, os empresários prestam atendimentos em estandes com agendamento, tendo o auxílio de um tradutor. É um encontro fechado ao público, com foco em negócios. Nesta edição também, os compradores poderão visitar algumas fábricas e conhecer de perto a produção calçadista.
Janaína Fátima do Nascimento, proprietária dos Calçados Amarok, na cidade há 18 anos, fabrica sapatos masculinos e femininos, da linha social a adventure e botas femininas, participa pela segunda vez da FBR.
    Segundo a empresária, no ano passado, ela concretizou três negócios com importadores da Costa Rica, Colômbia e Equador, além de já ter participado com o subsídio da Prefeitura de outras feiras no Sul e São Paulo, pelo 'Espaço Moda Franca'. "Para nós, pequenos empresários, ter este incentivo financeiro para buscar novos clientes e melhorar a nossa estrutura é muito importante e ajuda a alcançarmos níveis melhores, abrangendo outros clientes. A FBR é muito boa, fortalece a nossa cidade e gera bastante negócios. As perceptivas para este ano são ainda maiores", afirmou.
    Guilherme Alves Malta, dono da Jovacelli Calçados, no mercado há 35 anos, produz sapatos masculinos desde mocassins a chinelos e participa pelo segundo ano da feira. Segundo ele, as expectativas são muito boas, pois é uma feira organizada e produtiva.
    Para Guilherme, o apoio do poder público e entidades é essencial para os empreendedores da cidade. "É muito importante para os pequenos empresários terem esta oportunidade. Tem empresas que nunca exportaram e ter este primeiro contato com clientes de fora é maravilhoso e possibilita o crescimento da empresa", destacou.
    O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que os resultados da FBR são espetaculares, o que podem ser comprovados com o aumento no número de empresários, fabricantes e comerciantes participantes. É uma grande vitrine para apresentar a nossa economia para o mundo. "Vamos mostrando a nossa cidade para o mundo inteiro. Uma cidade com responsabilidade social, competitividade no preço e produtos de qualidade, com garantia de entrega. É importantíssimo este trabalho integrado da Prefeitura, ACIF e Sebrae, todos juntos para que a gente possa melhorar a condição de venda do nosso empresário, para que ele possa exportar e trazer dinheiro para a cidade. a gente espera que a FBR seja maior ainda e cada vez mais forte no ano que vem", disse.
    A 3ª FBR será realizada até o dia 4 de abril, no Espaço Cedro, que fica na avenida Presidente Vargas, 3630 - Jardim do Éden.

Prefeitura abre inscrições para participação de pequenas empresas na Brazilian Footwear Show

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       A Secretaria de Desenvolvimento está recebendo inscrições de micro e pequenas empresas da cidade interessadas em participar da 2ª edição da feira 'Brazilian Footwear Show – BFShow', que será realizada no período de 21 a 23 de maio, no Transamérica Expo Center, São Paulo. O edital de chamada pública para a seleção das empresas foi publicado na edição da última sexta-feira, do Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2493-29032024.pdf .
    As empresas francanas, de fabricação de calçados e acessórios, que têm interesse em receber o apoio do município para a participação no evento, deverão protocolar em um envelope lacrado a documentação prevista no edital, sendo habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômica e financeira, no período de 1º ao dia 15 de abril, das 08h30 às 16h30, no Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, andar térreo da Prefeitura. Toda a documentação deverá ser apresentada em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão de imprensa oficial ou autenticado por servidor de administração, mediante a apresentação do respectivo original (não serão feitas autenticações no momento da abertura dos envelopes).
    A Prefeitura irá subsidiar parte da contratação de estandes individuais, através do Projeto 'Espaço Moda Franca', em parceria com o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), cujo valor será de até R$ 148,1 mil, que será dividido, de forma igualitária, entre os selecionados, podendo ser até 10 empresas. A contrapartida será o pagamento das demais despesas, como saldo de chão, se houver, montagem de estande, despesas com viagens, hospedagem e outros, que terão os seus atos determinados após a definição do número real de empresas participantes.
    O resultado da seleção das empresas será publicado no Diário Oficial do Município.
    A Brazilian Footwear Show – BFShow é uma feira brasileira do calçado que conta com duas edições anuais, sendo uma em maio e a outra em novembro, que objetiva expor os desenvolvimentos e lançamentos de produtos oriundos de indústrias de calçados e acessórios.
    Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até sete dias antes do prazo fixado para a entrega dos documentos. O edital poderá ser solicitado por e-mail ou retirado gratuitamente, no Departamento de Indústria, Comércio e Serviços (rua Frederico Moura, 1517 - Cidade Nova), de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Foto: BFShow/Divulgação

Com 31 importadores, FBR 2024 começa na próxima semana

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     A 3ª edição da FBR (Franca Business Round), a Rodada Internacional de Negócios, será realizada no período de 2 a 4 de abril, a partir das 8h, no Espaço Cedro.
     O evento realizado pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o SEBRAE, conta com o apoio institucional do Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.
     Neste ano, são 30 empresas do setor calçadista, que foram selecionadas para apresentar e comercializar os seus produtos para 31 compradores de 9 países, sendo Emirados Árabes, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, República Dominicana, Peru e Uruguai.
     Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, explicou que na FBR, rodada internacional, os empresários atendem com agendamento os seus compradores, com o auxílio de um tradutor, apresentando a sua empresa. É um encontro fechado ao público, com foco em negócios. Nesta edição também, os compradores poderão visitar algumas fábricas e conhecer de perto a produção calçadista.
     Segundo ela, a feira é essencial para projetar as indústrias da cidade para o mundo. "É muito importante para fomentar no mercado internacional o nosso calçado, que é tão tradicional tanto no mercado interno, como externo. É reclassificar Franca no pódio internacional de qualidade dos calçados", disse.
     O Espaço Cedro fica na avenida Presidente Vargas, 3630 - Jardim do Éden.

Prefeitura recebe mais de 4 mil pedidos de Viabilidade Locacional

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       A Secretaria de Desenvolvimento segue com medidas para facilitar a ampliação das atividades econômicas na cidade. A Viabilidade Locacional é uma delas. Só nos dois primeiros meses deste ano, mais de 4 mil pedidos foram recebidos. Dependendo do tipo de atividade econômica pretendido, é necessário que a pessoa interessada informe a localização do empreendimento para ser feito o levantamento se não existem restrições da legislação para a sua instalação, de acordo com o tipo de atividade desejada.

     Os números revelados pela Divisão de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento apontam que 2.106 solicitações foram feitas em janeiro e 1.906 em fevereiro, com média de 100 a 105 análises feitas eletronicamente por dia. A agilidade nas respostas têm sido um dos diferenciais, com licença obtida em poucas horas ou até no mesmo dia.

     Existe a opção também neste serviço, cuja porta de entrada é a Redesim (https://vreredesim.sp.gov.br), da pessoa interessada em assumir a responsabilidade pela Viabilidade Locacional, sem depender da análise feita na Prefeitura.

     A entrada dos pedidos através da ‘Redesim’ são submetidos à Prefeitura, para serem analisados e dada a resposta ao contribuinte. Em 2022, foram recebidos 25,4 mil pedidos e no ano passado,25,5 mil.

     As informações são inseridas no sistema e a partir da localização, é pesquisado e dado a resposta se aquela atividade é permitida ou não em determinado bairro ou região. O serviço funciona no mesmo espaço em que está a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, na parte térrea do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas, e também pelo telefone 3711-9834. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Regularização de atividades

     Depois de cumprida a primeira etapa, com aprovação da Viabilidade Locacional, entra a fase de licenciamento das atividades, cujo processo também se dá por meio da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), conveniada com a Prefeitura, e pelo site www.vreredesim.sp.gov.br.

     A Prefeitura está conectada ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), cujo tempo de expedição depende do tipo de atividade a ser desenvolvida, que pode ser de baixo, médio ou alto risco. Na primeira situação que, na maioria das vezes, abrange os microempreendedores individuais, a tramitação é bem mais rápida.

Semana começa com mais de 230 vagas de emprego

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    As pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou desejam mudar a sua área de atuação poderão se candidatar as 232 vagas oferecidas pelo Programa 'Emprega Franca' e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), disponíveis nesta segunda-feira, 25.
    Dentre as opções oferecidas no PAT, destaques para as cerca de 70 vagas nas áreas da construção civil, como ajudante de obras, pedreiro, apontador de obras, eletricista e oficial de serviços gerais na manutenção de edificações.
    Nos setores de serviços e operacional, tem oportunidades para operador de caixa, auxiliares de logística e administrativo, corretor de imóveis, cuidador de idosos, empacotador a mão, mecânico, repositor de mercadorias, dentre outros.
    Para se habilitar é preciso ter nível de escolaridade do Ensino Fundamental ao Superior Incompleto, ter ou não experiência.
    Para consultar as vagas do PAT, basta acessar o endereço bit.ly/vagaspatfranca ou comparecer à unidade, munido do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, CNH e comprovante de endereço.
     Já pelo Programa 'Emprega Franca' estão disponíveis oportunidades para ajudante geral - segmento da construção civil, analista contábil, auxiliares de cozinha, eletricista, de escritório, caixa, churrasqueiro, cozinheira, social media, eletricista, dentre outras. Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.
     O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

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Contato

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 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

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