Email  

Desenvolvimento

Com 31 importadores, FBR 2024 começa na próxima semana

DSC 2197 original 

     A 3ª edição da FBR (Franca Business Round), a Rodada Internacional de Negócios, será realizada no período de 2 a 4 de abril, a partir das 8h, no Espaço Cedro.
     O evento realizado pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o SEBRAE, conta com o apoio institucional do Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.
     Neste ano, são 30 empresas do setor calçadista, que foram selecionadas para apresentar e comercializar os seus produtos para 31 compradores de 9 países, sendo Emirados Árabes, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, República Dominicana, Peru e Uruguai.
     Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, explicou que na FBR, rodada internacional, os empresários atendem com agendamento os seus compradores, com o auxílio de um tradutor, apresentando a sua empresa. É um encontro fechado ao público, com foco em negócios. Nesta edição também, os compradores poderão visitar algumas fábricas e conhecer de perto a produção calçadista.
     Segundo ela, a feira é essencial para projetar as indústrias da cidade para o mundo. "É muito importante para fomentar no mercado internacional o nosso calçado, que é tão tradicional tanto no mercado interno, como externo. É reclassificar Franca no pódio internacional de qualidade dos calçados", disse.
     O Espaço Cedro fica na avenida Presidente Vargas, 3630 - Jardim do Éden.

Prefeitura recebe mais de 4 mil pedidos de Viabilidade Locacional

 Viabilidade Locacional original

       A Secretaria de Desenvolvimento segue com medidas para facilitar a ampliação das atividades econômicas na cidade. A Viabilidade Locacional é uma delas. Só nos dois primeiros meses deste ano, mais de 4 mil pedidos foram recebidos. Dependendo do tipo de atividade econômica pretendido, é necessário que a pessoa interessada informe a localização do empreendimento para ser feito o levantamento se não existem restrições da legislação para a sua instalação, de acordo com o tipo de atividade desejada.

     Os números revelados pela Divisão de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento apontam que 2.106 solicitações foram feitas em janeiro e 1.906 em fevereiro, com média de 100 a 105 análises feitas eletronicamente por dia. A agilidade nas respostas têm sido um dos diferenciais, com licença obtida em poucas horas ou até no mesmo dia.

     Existe a opção também neste serviço, cuja porta de entrada é a Redesim (https://vreredesim.sp.gov.br), da pessoa interessada em assumir a responsabilidade pela Viabilidade Locacional, sem depender da análise feita na Prefeitura.

     A entrada dos pedidos através da ‘Redesim’ são submetidos à Prefeitura, para serem analisados e dada a resposta ao contribuinte. Em 2022, foram recebidos 25,4 mil pedidos e no ano passado,25,5 mil.

     As informações são inseridas no sistema e a partir da localização, é pesquisado e dado a resposta se aquela atividade é permitida ou não em determinado bairro ou região. O serviço funciona no mesmo espaço em que está a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, na parte térrea do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas, e também pelo telefone 3711-9834. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Regularização de atividades

     Depois de cumprida a primeira etapa, com aprovação da Viabilidade Locacional, entra a fase de licenciamento das atividades, cujo processo também se dá por meio da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), conveniada com a Prefeitura, e pelo site www.vreredesim.sp.gov.br.

     A Prefeitura está conectada ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), cujo tempo de expedição depende do tipo de atividade a ser desenvolvida, que pode ser de baixo, médio ou alto risco. Na primeira situação que, na maioria das vezes, abrange os microempreendedores individuais, a tramitação é bem mais rápida.

Semana começa com mais de 230 vagas de emprego

 Empregos original

    As pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou desejam mudar a sua área de atuação poderão se candidatar as 232 vagas oferecidas pelo Programa 'Emprega Franca' e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), disponíveis nesta segunda-feira, 25.
    Dentre as opções oferecidas no PAT, destaques para as cerca de 70 vagas nas áreas da construção civil, como ajudante de obras, pedreiro, apontador de obras, eletricista e oficial de serviços gerais na manutenção de edificações.
    Nos setores de serviços e operacional, tem oportunidades para operador de caixa, auxiliares de logística e administrativo, corretor de imóveis, cuidador de idosos, empacotador a mão, mecânico, repositor de mercadorias, dentre outros.
    Para se habilitar é preciso ter nível de escolaridade do Ensino Fundamental ao Superior Incompleto, ter ou não experiência.
    Para consultar as vagas do PAT, basta acessar o endereço bit.ly/vagaspatfranca ou comparecer à unidade, munido do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, CNH e comprovante de endereço.
     Já pelo Programa 'Emprega Franca' estão disponíveis oportunidades para ajudante geral - segmento da construção civil, analista contábil, auxiliares de cozinha, eletricista, de escritório, caixa, churrasqueiro, cozinheira, social media, eletricista, dentre outras. Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.
     O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Expoagro 2024 terá grandes shows, exposição de animais e artistas francanos

 Divulgacao Expoagro original

       A cerimônia de apresentação da 53ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca) foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório do Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Participaram do evento, a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, Fransérgio Neves, diretor da Faz Eventos, empresa vencedora da licitação que será responsável pela parte artística da feira, vereadores e o Major Lázaro Antônio Felício, comandante interino do 15º Batalhão de Polícia Militar.        Durante a apresentação foi divulgada a grade de shows da Expoagro, que será realizada no período de 16 a 26 de maio, no Parque 'Fernando Costa'.       A programação contempla para o dia 16 de maio, o Concurso Garota e Garoto Expoagro 2024. No dia 17, está prevista a apresentação de Zezé di Camargo e Luciano. No sábado, 18, será a vez de Victor & Leo & Pedro Sampaio.  Para o domingo, 19, será realizada a 'Queima do Alho', a partir das 12 horas e show de Durval e Aladin, com entrada gratuita.      Para a segunda semana do evento, no dia 23, está marcado o show ecumênico com Trio Januário. Na sexta-feira, 24, subirão ao palco Raça Negra e Fred & Fabrício. Para o sábado, 25, Simone Mendes e Rionegro & Solimões e fechando a feira, no domingo, 26, show infantil às 17 horas, com entrada gratuita.      Os ingressos já estão sendo vendidos, com valores a partir de R$ 20. Além da pista, estarão disponíveis área vip e camarotes.     A 53ª Expoagro contará também com a parte técnica, com as tradicionais exposições e julgamentos de pistas de animais das raças equestres, como o Mangalarga Paulista, Mangalarga Machador, provas equestres como Team Penning, Três Tambores e Ranch Sorting, as raças bovinas com o Gir Padrão, que está retornando a exposição, Girolando, Gir Leiteiro, a tradicional da exposição de cães e Muares.Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, informou que o parque estará aberto diariamente, a partir das 10 horas, com entrada gratuita para visitação do público e famílias, que poderão acompanhar as exposições de animais, apresentações de artistas francanos e toda a estrutura da feira. O fechamento dos portões será a partir das 17 horas, quando será cobrado o acesso. "Estamos preparando a Expoagro com muito carinho, tanto para Franca e toda a região. Será uma linda festa com artistas renomados para atender a todos os estilos musicais e a tradicional feira agropecuária", ressaltou.       A secretária destacou ainda a importância da feira para a economia e o turismo local. "É um evento que emprega muitas pessoas direta e indiretamente, fomenta a economia da cidade, no setor do comércio e hotelaria, além de ser uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem a cidade e toda a região", comentou.

Prefeitura se reúne com empresários para elaborar plano de pontos turísticos na região

 Pontos Turisticos Reuniao original

       Aconteceu na tarde desta quinta-feira, mais uma reunião entre Prefeitura e empresários da região para elaboração de estratégias que fomentem o turismo em várias áreas. Uma delas é o turismo rural. Para isso, a ideia inicial é mapear e traçar as trilhas ciclísticas que existem na região e, através delas, divulgar pontos de parada e até pernoite a partir das moradias, pousadas e hotéis que estão no trajeto, visando aliar a prática esportiva ao lazer. A estimativa é que haja em torno de 100 trilhas na região.

     A empresária Cristiane Kaulich, de Patrocínio Paulista, tem uma fazenda com reserva florestal, cachoeira e uma área para refeição. Ela comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Eu achei fantástica esta ideia. Era o que a gente precisava. Temos uma riqueza enorme na nossa região e precisamos expandir isso, ampliar nossas rotas e pontos turísticos. A iniciativa valoriza o pequeno proprietário. O que a Prefeitura está propondo é uma união de tudo que estava desvinculado”, disse.

     Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, um encontro preliminar foi realizado no início da semana, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas que participam de passeios ciclísticos. Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis. Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

     Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e o escaneamento de QR Code pelo celular.

     Fernando Rached Jorge, presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) participou da reunião e disse que Franca tem um amplo potencial turístico. “Estamos falando de turismo rural, com a possibilidade de rotas para o café; religioso, com grandes eventos como o Hallel e Comadef; gastronômico, com cervejarias premiadas e pratos típicos; e de negócios, com um parque industrial reconhecido e área de serviços em expansão. Temos ainda o turismo de aventura, com mais de 200 rotas de bicicleta e moto catalogadas em Franca e região, o que nos torna um destino espetacular para aqueles que buscam esse tipo de atividade”, destacou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais