Os alunos estão recebendo orientações gerais e sairão aptos para auxiliar na atividade em armazéns, cooperativas e propriedades que cultivam café
Os alunos estão recebendo orientações gerais e sairão aptos para auxiliar na atividade em armazéns, cooperativas e propriedades que cultivam café
Em razão da recente medida de dobrar a oferta de vagas, os dois cursos voltados a cafeicultura (classificação e certificação de café), oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Franca, em conjunto com o Sebrae, Senar e Sindicato Rural, ainda recebem inscrições e começam na próxima semana. O de classificação vai ser iniciado na segunda-feira, dia 29 e oferece 17 vagas. Até esta sexta-feira estava com 17 inscritos.
As aulas ocorrerão no Parque Fernando Costa, durante dois dias, segunda e terça-feira. Iniciativa da secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Agropecuária, esse primeiro curso tem como objetivo geral levar o aluno a conhecer o sistema de classificação do café conforme a instrução normativa 08/03 do Mapa. Tem carga horária de 16 h e um dos pré-requisitos é que o candidato tenha boas condições para o exercício da ocupação, tenha 18 anos e seja alfabetizado.
O estudante receberá noções gerais desde a introdução, aos objetivos do Senar e Sebrae com a iniciativa, prevenção de acidentes no trabalho, cuidados ambientais e especificamente a classificação do café em todas as suas particularidades e categorias até o preenchimento final da ficha modelo de laudo de classificação, com avaliação de aproveitamento marcando a conclusão.
Certificação
Também com os mesmos agentes parceiros, nos dias 31 deste mês e 1 de fevereiro no mesmo local ocorrerá o curso de Certificação e Competitividade. Até esta sexta-feira também com 17 inscritos. Se o número superar o limite máximo de vagas para cada turma, de 20, os pretendentes ficarão numa lista de espera.
O objetivo básico e levar o participante a conhecer sobre os tipos de certificação e procedimentos necessários para obter o certificado. Também terá 16 h de carga horária e as mesmas condições para que o candidato de habilite, a partir de 18 anos.
Maiores informações podem ser obtidas no tel. 3724-7080, no Parque Fernando Costa.
A iniciativa é da secretaria de Desenvolvimento, através de sua Divisão de Turismo, com a participação do Sindicato Rural de Franca, em parceria com o Senar/SP
A secretária Flávia Lancha observa que passaram pelo estande pessoas de negócios de diferentes regiões do País e até do exterior, o que oferece boas perspectivas a médio prazo
Com entrada gratuita a Divisão de Cultura da Prefeitura realiza neste domingo, dia 21 a partir das 16 h no Castelinho, o concurso para escolha da Corte do Carnaval, que envolverá a eleição do Rei Momo, rainhas do Carnaval de Rua e ainda as categorias infantil e mirim. A iniciativa tem o apoio da União das Escolas de Samba de Franca e um dos grandes atrativos, além da participação de alguns grupos de sambistas será da Banda Amigos.Com.
De acordo com as informações da secretaria de Cultura e Esportes, estão inscritos e concorrerão na passarela do concurso 3 candidatos a Rei Momo Mirim, 11 candidatas a Rainha Mirim, 16 candidatas a Rainha (adulto) do Carnaval de Rua e 4 candidatos a Rei Momo (adulto). Ao todo estarão na disputa 34 candidatos.
A escolha será feita por um corpo de jurados especialmente selecionados, composto por 13 membros especialistas nos quesitos: - Samba no Pé - Fantasia - Simpatia - Elegância – Estética, convidados de várias cidades do Estado de São Paulo. Junto com a banda musical o público terá ainda, acesso a uma praça de alimentação, com equipes de segurança e apoios da Policia Militar e Guarda Municipal.
O tema escolhido para a Festa será o ‘Circo’, com a coreografia desenvolvida pelo coreógrafo e gerente do Teatro Municipal Willian Mathias, com a coordenação da gerente de Cultura Eliana Silva e do chefe da Pinacoteca, Sérgio Baia e a direção de Elson Francisco Bonifácio.
/**/