O prefeito Alexandre Ferreira assinou com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, um convênio para a instalação na cidade do Projeto Estadual ‘Cozinhalimento’. Com a formalização dessa parceria está assegurada a transferência de um conjunto de equipamentos, envolvendo recursos financeiros na ordem de R$ 60 mil para a montagem de uma cozinha piloto experimental, visando incrementar a capacidade de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, a serem gerenciadas pelo Governo de São Paulo.
O equipamento será instalado na rua José Antônio de Moraes, no Jardim Redentor, em prédio já definido. A Secretaria de Ação Social que, no ano passado, reativou o Conselho de Segurança Alimentar, uma das condições para se habilitar ao projeto, informa que a contrapartida do município é fornecer as instalações dentro dos padrões sanitários exigidos.
O Estado e o Município têm prazo de seis meses para colocar o Projeto ‘Cozinhalimento’ em funcionamento, cabendo esclarecer que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo fará a instalação nos municípios paulistas. O foco é incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas:
- de atendimento;
- Promoção da educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas;
- Realização de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos;
- Promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.
Equipamentos
Dentre os equipamentos que compõem a cozinha, constam geladeira industrial, freezer comercial, batedeiras, liquidificadores semi-industrial, fogão semi-industrial, coifa industrial, fritadeira elétrica, espremedor de frutas, mesas, armários, aparelhos de TV, entre outros.