A manhã deste domingo, 29, foi de festa para fiéis que aguardavam com ansiedade a inauguração do Ramal de Franca que ligará ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A Prefeitura de Franca entregou o Portal (marco zero) que é o símbolo do Caminho da Fé em Franca. A cerimônia aconteceu na Praça da Capelinha após a missa celebrada no Salão da Paróquia e contou com a participação de fiéis e autoridades. Vários grupos de ciclistas, muitos que já fizeram o trajeto, participaram da cerimônia.
Também estiveram presentes o prefeito Gilson de Souza; os secretários Anderson Minamihara (Desenvolvimento) e Adriano Tosta (Serviço e Meio Ambiente); o presidente de honra do Caminho da Fé, Almiro Grings; os vereadores Nirley de Souza e Carlinhos do Petrópolis (que representou a Câmara), a presidente do Comtur Rosana Branquinho; o representante dos ciclistas peregrinos Gustavo Hecker. A cerimônia também contou com a benção do bispo Dom Paulo Roberto Beloto e dos freis da Capelinha, Rodolfo Wernwch Pereira e Édwin Sanchez Vásquez que abençoou o portal e celebrou a inauguração do Caminho da Fé.
Todo o trabalho de implantação do Caminho da Fé foi realizado pela Prefeitura de Franca, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento. O presidente de honra do Caminho da Fé, Almiro Grings, agradeceu o apoio da Prefeitura para tirar o projeto do papel. “Agradeço a confiança da Prefeitura de Franca que desde o início apoiou a implantação do Caminho da Fé e trabalhou para isso.”
O secretário de Desenvolvimento, Anderson Minamihara também comemorou a entrega do Portal. “O dia de hoje é um marco para a economia de Franca, pois nasce hoje um ponto turístico de Franca que receberá milhares de peregrinos que partirão para Aparecida.”
O prefeito Gilson de Souza disse que Franca é uma cidade de Fé e só tem a ganhar com a inauguração do Caminho da Fé. Gilson também agradeceu o apoio da Câmara. O projeto de lei para incluir Franca oficialmente no roteiro do Caminho da Fé é de autoria do poder executivo e foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.
O Ramal de Franca passará por 9 cidades num trecho de 212 km. O trecho completo, até Aparecida, reúne 32 cidades de São Paulo e Minas Gerais, em 624 km. A organização dos grupos será de responsabilidade dos próprios peregrinos. Toda a sinalização (com setas amarelas pintadas em postes e árvores a cada 2 km) já está totalmente concluída.
Ao fim da cerimônia, muita gente aproveitou para tirar fotos em frente ao Portal que é composto por duas estruturas metálicas, sendo uma pintada de azul e outra de cinza. O monumento recebeu ainda a imagem vazada de Nossa Senhora Aparecida.