A Secretaria de Desenvolvimento reativou em março de 2.021, o serviço do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que estava suspenso desde 2.019. Trata-se de um importante setor de apoio aos proprietários rurais, especialmente, os que tenham imóveis na região, além de um outro serviço fundamental, para quem processa produtos de origem animal, que foi a adesão ao SISB (Sistema Nacional de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permite aos empresários e comerciantes, que trabalham com produtos de origem animal, a comercialização em qualquer parte do país.
Essa demanda foi objeto de uma reivindicação apresentada ao prefeito Alexandre Ferreira, por um grupo de empresários locais. E no início de fevereiro foi realizada a adesão junto ao Ministério da Agricultura, mediante a apresentação de um plano de trabalho. A partir de agora, os empresários interessados deverão formalizar os seus pedidos junto à Secretaria de Desenvolvimento.
Para se habilitar no SISB, as pessoas podem fazer as solicitações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3711-9480, onde receberão todas as orientações.
Serviços do INCRA
Com relação ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a unidade de Franca conta com uma equipe qualificada para resolução e encaminhamento dos documentos mais requeridos. Entre eles, destacam-se a emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), indispensável para casos de transações, inventários e outros, atualização de área de imóvel rural, alteração de titularidade e desmembramento, entre outras questões.
Embora sediado no Parque Fernando Costa, a unidade do INCRA está com os serviços disponíveis apenas on-line (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), onde a pessoa interessada relata o que deseja e junta as informações pessoais e cadastro da propriedade. Ele receberá o documento no mesmo e-mail, sem nenhum custo. Nesses primeiros meses do ano, cerca de 40 atendimentos foram prestados, com situações resolvidas, além de outros mais complexos que precisaram ser enviados para a repartição em São Paulo. Além de Franca e região, são atendidos pedidos de proprietários de qualquer parte do país.