A realização no começo de setembro do desfile cívico, data de aniversário da Independência, mobiliza escolas, estudantes e educadores de toda a cidade, representando também um atrativo para milhares de famílias, especialmente as crianças que apreciam se dirigirem até a Avenida Presidente Vargas para acompanhar as apresentações. A secretaria municipal da Educação iniciou os preparativos no sentido de organizar o evento com a mesma seriedade e controle dos anos anteriores, começando os desfiles exatamente às 8h15, nas imediações da Escola Estadual ‘João Marciano’.
Buscando orientar previamente os diretores das escolas, professores encarregados de arregimentar os participantes, oficiou na semana passada para todos os estabelecimentos, pontuando as condições de inscrições, envio de um resumo histórico de cada instituição para que seja feita a leitura no palco para melhor entendimento do público presente. Além dos estabelecimentos de ensino, poderão desfilar também instituições como o Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e empresas públicas e demais entidades parceiras do Poder Público.
Os carros alegóricos deverão obedecer alguns limites na decoração, sem utilização de mensagens que destoem do caráter educativo, cívico e pedagógico. A abertura oficial das comemorações da Semana da Pátria está previsto para daqui a exatamente um mês, ou seja, na manhã do dia 1º de setembro, com uma solenidade a partir das 9 h, marcadas por apresentações culturais e a mensagem oficial do prefeito Gilson de Souza, na Praça Nossa Senhora da Conceição, declarando aberta das atividades alusivas a Independência do País.