Organizado duas vezes ao ano, o Bazar Natalino do CEI-Centro de Educação Integrada, que acontece desde 1996, voltou a ser realizado nesta segunda-feira 10, das 8 h às 18 h, aberto a toda comunidade e familiares dos aprendizes. Esse é um evento com objetivo duplo, de promover a vendas de produtos confeccionados pelos próprios alunos e também valorizar o trabalho deles e sua evolução ao longo do ano.
Foi realizado num espaço anexo a Escola Integrada, na rua Prudente de Morais, 426- Cidade Nova. Um outro propósito da mostra de tapetes, enfeites e peças artesanais em geral confeccionadas em sala de aula, é reverter esses recursos das vendas para o funcionamento do próximo ano, com a compra dos materiais. O Centro de Educação Integrada conta atualmente com 180 alunos produziram tapetes, artesanatos, vidros decorados, canetinhas, artesanatos em madeiras, vasos, panos de prato, pinturas e bolachinhas, perfazendo mais de 500 peças.
Desde as 7 h da manhã já haviam pessoas esperando a abertura do Bazar. Contou com o apoio dos pais, que além de comprar e fazem o contato com outras pessoas e famílias avisando sobre a feira. Martha, que é professora do CEI, destaca a importância desse projeto de inserção do jovem com deficiência ao mercado de trabalho, a partir dos 16 anos, “Nós temos um curso que é do trabalhador, onde se aprende todas essas coisas de como se comportar no trabalho e tudo mais. E ainda temos um projeto em parceria com o SENAC, que permite ao aluno poder fazer o trabalho em casa, sendo uma forma dele iniciar o próprio comércio desse trabalho que eles desenvolvem tão bem” .
O projeto de inclusão com seus 180 alunos conta com 38 eles já inseridos no mercado de trabalho nesses últimos anos.