Novas aquisições de livros feitas pela Prefeitura, tem estimulado a presença de um maior número de pessoas na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, instalada no Colégio Champagnat, no centro da cidade. Vinculada à FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), a Biblioteca tem se tornado um local de constantes visitas e sessões de leitura das crianças acompanhadas pelos pais.
As novas obras foram compradas, com a utilização de parte dos recursos oriundos de taxas cobradas de livros devolvidos fora dos prazos estabelecidos.
São livros literários, infantis e adultos, de diferentes estilos, adquiridos através de sugestões de leitores. Nestas primeiras semanas do ano, também tem havido recorde de solicitações de cadastros, com a emissão de novas carteiras de leitores, o que facilita a retirada dos livros.
Vivência com os pais
Especialmente, nos períodos da tarde, a Biblioteca Municipal que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tem havido uma presença constante de crianças acompanhadas pelos pais, em busca de leituras do acervo que está disponível.
Para a bibliotecária Clemência de Andrade Canoas, o momento de férias para muitas pessoas é propício para essa convivência entre pais e filhos, se tornando um atrativo e estímulo a todos no sentido a incorporar o hábito da leitura.
O acervo da Biblioteca pode ser consultado por meio do link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-bibliotecario/ .
Balanço
No ano passado, as Bibliotecas Municipais registraram o empréstimo de 9.069 livros.
O acervo das duas Bibliotecas teve um crescimento de 1.056 novos títulos. Foram realizados 643 novos cadastros, com a emissão de carteirinhas de leitor.