Educação
UAB Franca abre inscrições para Licenciatura em Filosofia
Festival de Basquete mobiliza estudantes no Poliesportivo
A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta semana, o 1º Festival de Basquete, no Poliesportivo. O evento, voltado para os 5º anos, conta com partidas da modalidade e, nesta quarta-feira, 6, recebeu palestras de Helinho Garcia e Lucas Dias, técnico e atleta do Franca Basquete, respectivamente.
Estão à frente dessas ações, os professores de Educação Física da rede municipal, que apresentam aos participantes a importância da prática esportiva, somada a toda a história da modalidade no município, conhecido como a Capital Nacional do Basquete.
Os estudantes estão participando de vivências e demonstrações em grupos divididos nos períodos da manhã e tarde. Eles também aderiram às provas de habilidades, envolvendo dribles, troca de passes e arremessos de basquete. As atividades vêm sendo realizadas nas quadras externas do Poliesportivo, envolvendo em torno de 1,9 mil alunos, além de visitas ao ginásio ‘Pedrocão’.
Todos os estudantes presentes estão sendo transportados até o local, recebendo alimentação e agraciados com medalhas de participação.
O Festival de Basquete será encerrado nesta quinta-feira, 7.
Educação recebe exposição de alunos sobre cultura africana
Como forma de valorizar o patrimônio cultural material e imaterial das matrizes africanas e afrobrasileiras, a Secretaria de Educação realiza até o dia 13 de dezembro, a 1ª Exposição de Arte “Guardiões de Memórias”. A entrada é gratuita e a mostra conta com os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais pelos 38 professores de arte com os alunos. Para incentivar os estudantes a valorizarem a diversidade étnica e cultural da qual todos fazemos parte, os docentes trabalharam durante este ano nas duas culturas (afro e brasileira), sem deixar de lado o currículo referente ao ano escolar de cada turma. Para isso, foram oferecidas formações durante as reuniões pedagógicas, além das formações contratadas pela Prefeitura de Franca, referentes ao tema. “A mostra vem para construir de forma didática, possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço acadêmico”, explicou Márcia Gatti, secretária de Educação. A exposição está aberta à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A Secretaria de Educação fica na avenida Francisco Quintanilha de Paula Ribeiro, 550, Parque Francal.
CEI inicia Bazar de Artesanato com peças dos aprendizes
O CEI (Centro de Educação Integrada), espaço de aprendizado mantido pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira, 5, o Bazar de Artesanato com peças produzidas pelos aprendizes.
A ação vai até o dia 15 e as pessoas poderão apreciar e adquirir uma variedade de peças confeccionadas em sala de aula, como parte do processo educativo e inclusivo dessa unidade de educação especial.
Fechando mais uma temporada, atendendo em torno de 200 alunos, entre adolescentes e adultos, o Centro de Educação Integrada trabalha com uma metodologia própria de ensino em que busca identificar nas pessoas com limitações intelectuais, seus potenciais e habilidades e ajudando-as a desenvolvê-las.Dentre os diversos produtos que podem ser encontrados constam tapetes (smirna e tear), blocos de anotações, cadernos decorados, peças artesanais com motivos natalinos, almofadas, enfeites, porta-lápis, bolsas, entre outros produtos com materiais reciclados. Tudo é vendido em condições acessíveis.
O Bazar funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na sede do CEI, na rua Francisco Barbosa, 1540, Cidade Nova.
Profissionalizante O Centro de Educação Integrada da Prefeitura atua na capacitação dos aprendizes, com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho. Até o momento, 55 jovens foram encaminhados para atividades em diferentes áreas, muitos efetivados e outros em estágio de experiência.