Email  

Educação

Escolas municipais receberão climatizadores

escola Rubens Zumenstein original
 
      A Prefeitura de Franca abriu licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, para a compra de climatizadores que serão instalados nas escolas municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira reforçando o convite aos fornecedores para que acessem o edital completo, através do endereço https://www.portaldecompraspublicas.com.br/,  preparem a documentação e participem do processo. O objetivo é aprimorar as condições nos ambientes de estudos nas escolas municipais.
      O edital prevê a instalação do equipamento em 49 unidades distribuídas por toda a cidade, com prioridade para as escolas com maior número de alunos e professores.
 
Instalação pelas escolas      
      Uma outra informação destacada por Alexandre Ferreira, é que tão logo seja conhecido o fornecedor dos climatizadores, o processo de instalação será de responsabilidade de cada escola, com os recursos do repasse que a Prefeitura faz oriundos do Programa Municipal 'Dinheiro Direto na Escola' (PMDDE).
      Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, será um ganho  importante a todos que passam boa parte do dia nas salas de aula.

Inclusão: Educação vai ampliar quadro de professores de apoio

apoio pedagogico original
 
      A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a contratação de 110 educadores de apoio pedagógico para o atendimento dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões.
      Os novos profissionais atuarão em todas as escolas municipais, com carga horária de 22 e 44 horas. Hoje, são 296 professores de apoio para atender, aproximadamente, 850 alunos com deficiência. Com a nova contratação, o número de educadores irá para 406.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, no início da gestão, em 2021 não existia apoio pedagógico na rede municipal. “As famílias só conseguiam o educador por meio judicial. Desde então, contratamos os professores que atuam através de entidades”, disse.
      Ainda, segundo a secretária, o atendimento é especializado, feito por um profissional habilitado que trabalha dentro da sala de aula com um apoio pedagógico das crianças com deficiência. O atendimento pode ser compartilhado, sendo um professor para um grupo de até três crianças e dependendo do nível de suporte que a criança necessite, um educador por criança. “Para ter acesso ao professor de apoio, a família precisa comprovar a deficiência através de laudos médicos. Se atestado, ele já tem esse direito garantido. A inclusão é isso. A criança poder estar em todos os espaços e participar de todas as atividades escolares”, completou.
      Luciana Resende de Oliveira é pedagoga, com pós-graduação em (TEA) Transtorno do Espectro Autista e atua no Setor de Educação Especial da Prefeitura. Ela diz que a nova contratação é uma grande conquista para o município, uma vez que este profissional, além de ter a formação em Pedagogia, para estar atuando com esse aluno mediando a aprendizagem em sala de aula, ele também recebe informações continuadas da parceria que existe entre a secretaria e a entidade responsável. “Com isso, o educador de apoio pedagógico garante não só o acesso à matrícula do aluno e a permanência em sala de aula, mas também uma qualidade de escolarização. Este trabalho reforça a preocupação do município em garantir cada vez mais o acesso à escolarização e um suporte a todos os alunos que precisam das educações inclusiva e especial”, enfatizou a especialista.

Prefeitura, Uni-FACEF e Estado firmam convênio para estimular empreendedorismo

Uni Facef original
 
      Através de um projeto de lei enviado pelo prefeito Alexandre Ferreira à Câmara Municipal, e aprovado na sessão da última terça-feira, 18, Franca terá mais iniciativas que têm o objetivo de promover o empreendedorismo inovador na cidade, por meio de parceria entre o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).
      A lei traz um termo de convênio destinado à execução do projeto ‘Estímulo ao Empreendedorismo Inovador orientado às novas vocações da região administrativa de Franca’, no âmbito do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, aprimorando a execução dos serviços de gestão da Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), em complementação às atividades acadêmicas da  universidade, através de um edital do Governo do Estado de São Paulo.
      Com a iniciativa, será possível fazer investimentos nas áreas de máquinas e tecnologia, como impressoras 3D, sistema aduaneiro e inovação, com toda a estrutura dentro da impera. Para viabilizar a execução do projeto, serão investidos mais de R$ 100 mil.
 
Impera
      A Incubadora é um polo de inovação dedicado a fomentar o empreendedorismo regional e impulsionar o crescimento de negócios inovadores, apoiando empresas em fase inicial ou em desenvolvimento, oferecendo um ambiente estratégico para a criação, consolidação e expansão de produtos e serviços com alto potencial de impacto no mercado.
 

Entrega da documentação do ‘Bolsa Universidade’ vai até esta quarta-feira

Secretaria de Educacao 1 original
 
      Termina nesta quarta-feira, 19, o prazo para a entrega da documentação dos estudantes para o Programa 'Bolsa Universidade', que prevê bolsas de estudos parciais a universitários matriculados na FDF (Faculdade de Direito de Franca), no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e Unifran.
      No total, são 148 vagas, sendo 53 na FDF (Faculdade de Direito de Franca), 50 na Unifran (exceto para os cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia), e 45 para o Uni-Facef, sendo uma para Engenharia de Produção, três para Psicologia e uma para Engenharia Civil, além de 40 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática e Sistemas de Informação.
      O candidato deve comparecer à sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal) nesta quarta-feira, 19, às 7h30, para entregar o formulário de inscrição e toda a documentação comprobatória dentro de um envelope. Os itens constam no edital publicado no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado através do link www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2691-18012025.pdf .
      Os selecionados serão informados da classificação para a etapa seguinte, por meio de publicação no Diário Oficial do Município no site da Prefeitura e também no link  https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade.
      A previsão de divulgação da data prevista para o resultado da primeira etapa, composta pelas entrevistas sociais, é para o dia 19 de março.
 

EMIM retoma aulas de iniciação musical

aulas EMIM original
 
      Oferecendo espaço gratuito de aprendizado musical para crianças e adolescentes no contraturno escolar, a EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical 'Roberto Ambrósio Tupete') retomou nesta segunda-feira, 17, as aulas na Casa da Cultura e do Artista Francano 'Abdias do Nascimento'.
      As primeiras aulas ocorreram pela manhã e à tarde, com diálogo e orientações gerais sobre o cronograma, bem como o formato das aulas e contatos com instrumentos. Cada grupo tem, em média, de 15 a 25 estudantes. Ao todo, serão atendidos cerca de 200 crianças e adolescentes de 8 a 13 anos.
      A Casa da Cultura e do Artista Francano 'Abdias do Nascimento' fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1.531 - Centro.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/