Inaugurado em junho deste ano, o Espaço Maker tem sido um divisor de águas no aprendizado de crianças da rede municipal de ensino.
Equipado com bancadas, cadeiras, notebooks, drones, impressoras 3D e outros recursos, o ambiente foi pensado para proporcionar um aprendizado prático e inovador, onde os alunos são convidados a colocar a 'mão na massa'. “O Espaço Maker foi instalado para oferecer experiências práticas e inovadoras aos alunos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Muito do que eles aprendem em sala de aula na teoria, colocam em prática aqui no espaço, utilizando as ferramentas disponíveis”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
Nesta semana, alunos da EMEB Profa Dorotéa Paulino Ferro, na Vila Rezende, estiveram no espaço onde puderam ter contato com estas novas tecnologias.
Edna Martins de Oliveira, professora do 3º Ano, contou que a experiência tem sido enriquecedora. “Está sendo muito importante este projeto. Os alunos estão muito envolvidos, curiosos. É um trabalho totalmente novo, diversificado. Eles ficam contando a semana toda para chegar a segunda e eles virem ao projeto”, disse.
Segundo ela, ter contato com algo novo tem dado a esses alunos oportunidades que lá fora eles não teriam. “A gente tem algumas tecnologias na sala de aula, mas aqui no Espaço Maker tem sido algo inovador. Com isso, os alunos só têm a ganhar e garantir mais aprendizado para eles e também para nós, os professores”, finalizou.
Um dos cursos oferecidos no local é a Escola de Robótica, onde os alunos têm contato com a parte teórica e prática, utilizando os notebooks e as placas de micro bits. Outro curso é a Oficina de Pixel Arte, que apresenta para os estudantes dos 3º Anos das escolas do 'Tempo Todo' (Período Integral), o conceito de pixel, como eles podem observar esse elemento em imagens, jogos eletrônicos e na programação. Além disso, acompanham a evolução dos pixels nas imagens digitais e nos jogos eletrônicos.
O Espaço Maker está instalado no saguão da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 - no Parque Francal) e funciona através de parceria entre a Prefeitura e Sesi/SP, em regime de comodato, fruto dos resultados apresentados pela cidade no 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', com as ações do processo de alfabetização na idade certa. Apenas 8 municípios do Estado de São Paulo contam com a unidade.