A Secretaria Municipal da Educação iniciou nesta segunda-feira a pesquisa de campo com os pais dos cerca de 27 mil alunos da rede de ensino, buscando levantar informações se desejam retomar as atividades presenciais, em sala de aula ou seguir no formato remoto. Uma segunda pergunta constante do questionário refere-se à condição de saúde de cada aluno, se tem alguma comorbidade e qual é, de modo que sejam adotadas as medidas preventivas para oferecer a estrutura de proteção que se faz necessária.
A secretária da Educação, Márcia Gatti, explicou que estão sendo adotadas duas formas de realização da pesquisa, cujas respostas devem ser devolvidas até o próximo dia 20: uma online, pela plataforma digital da Secretaria utilizada pelos alunos para seus estudos e outra presencial, nas próprias escolas para aquelas pessoas sem acesso a esse recurso. As equipes estão orientadas a auxiliar as famílias no preenchimento e fazerem o encaminhamento dentro desse prazo.
Paralelamente a essa pesquisa com os pais, uma equipe técnica da Secretaria da Educação permanece realizando um trabalho de campo, verificando as condições das instalações de todos os próprios (Escolas e Creches), no sentido de ver como se encontram e promover as adequações que se façam necessárias. Com as informações em mãos, os responsáveis tabularão esses dados cujo conteúdo servirá de base para definir a data para retorno ou não das aulas presenciais, seguindo os protocolos
A Prefeitura de Franca está trabalhando através da Secretaria da Educação, na preparação da estrutura para a volta as aulas em 2021, sem uma data definida. Uma das primeiras medidas será a realização de uma pesquisa a partir da próxima segunda-feira, dia 9, com o envio de um questionário aos pais, em que eles responderão se preferem o retorno presencial das crianças nas escolas ou o ensino remoto, disse a Secretária Márcia Gatti. Também serão convidados a responder um histórico de saúde da criança, se tem alguma comorbidade ou outra dificuldade que deva ser observada. O prazo para devolução desse questionário é o dia 20 deste mês.
Com esse material em mãos as equipes da Secretaria da Educação cuidarão de tabular as informações, definindo as estratégias para a retomada das atividades com segurança. Isso tudo seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, discutidos conjuntamente com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Márcia Gatti, Secretária da Educação, pontuou que uma equipe técnica está cuidando de vistoriar as instalações municipais, Escolas e Creches, no sentido de ver as condições de cada prédio.
Ela também informou que os equipamentos de proteção individual (EPIs), tanto para os estudantes, quanto para os colaboradores, professores e funcionários, estão sendo adquiridos. Por fim, a Secretária lembrou que a preocupação maior nesse momento é em organizar a estrutura e não em definir a data de retorno das aulas. ‘Queremos organizar tudo para que quando voltarmos, estejamos prontos e com segurança’, finalizou.
Está programado para a manhã dessa terça-feira, 29, a inauguração da Creche-Escola ‘Maria Ribeiro Ramos – Dona Níria’, localizada no Jardim Palmeiras, região Oeste da cidade. Essa unidade terá capacidade para atender até 200 crianças e está localizada na rua Manoel Igino Leal, em área institucional destinada pela Prefeitura, para atender as crianças além do Palmeiras de diversos outros bairros adjacentes como Jardim Pulicano, Palermo City, Júlio D’Elia, dentre outros.
Com investimentos superiores a R$ 3 milhões, essa Creche-Escola foi financiada com recursos próprios do município, com projeto no padrão do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), com acompanhamento e coordenação da Secretaria de Planejamento Urbano. A Secretaria da Educação já adquiriu todo o mobiliário e apenas não colocou nas instalações devido as incertezas decorrentes da pandemia que não se sabe ao certo quando as atividades serão retomadas.
A solenidade dessa terça-feira ocorre a partir das 9h30. A denominação de ‘Maria Ribeiro Ramos’ partiu de iniciativa do então vereador e hoje Secretário de Saúde, Luiz Carlos Vergara.
A Patrona
Mais conhecida como ‘Dona Níria’, Maria Ribeiro Ramos era natural de Alfenas, Minas Gerais e na década de 60 transferiu residência para Franca, estudando no Colégio Torquato Caleiro, onde em 1965 concluiu o curso de Museologia no Museu Histórico e pedagógico ‘Dom Pedro II. Concluiu também no mesmo ano, o curso de orientação e ação social pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca,.
Estudiosa contumaz, se especializou em diversas áreas e dedicou grande parte da vida aos estudos, encerrando a carreira como professora na Escola Agrícola ‘Prof. CArmelino Corrêa Junior’, onde foi homenageada em diversas ocasiões. Ingressou no magistério mediante concurso público em 1980, como professora de Biologia. Era solteira e morreu aos 72 anos, de um ataque cardíaco no Hospital, quando seu irmão Hélio Antônio estava a caminho para buscá-la de alta médica.
Inauguração do Tropical transferida para quarta-feira
A inauguração da Creche -Escola que leva o nome de “Maria Umbelina de Souza, Dona Biluca”, mãe do prefeito Gílson de Souza, foi transferida para quarta-feira, às 9h30, no Jardim Tropical. Essa unidade foi construída mediante convênio com o Governo Federal. A inauguração inicialmente chegou a ser marcada para as 10h30 dessa terça-feira Também será restrita aos familiares e amigos, sendo necessário o uso da masca de proteção e recomendação do distanciamento físico.
Fechando o seu ciclo de 4 anos de administração da cidade, o prefeito Gílson de Souza confirmou nesta quarta-feira para o próximo dia 29, terça-feira, duas inaugurações de Creches-Escola, ambas pela manhã. Uma no Jardim Palmeiras, localizada na rua Manoel Igino Leal, onde o município iniciou e bancou a construções com 100% dos seus custos, estimados em mais de R$ 3 milhões. Leva o nome de ‘Maria Ribeiro Ramos’, conforme proposta de autoria do então vereador Luiz Carlos Vergara. Terá capacidade para atender 200 crianças e a cerimônia também restrita aos familiares e colaboradores, está marcada para as 9h30.
Uma hora depois, naquele mesmo setor da cidade, porém no Jardim Tropical, será inaugurada uma segunda Creche-Escola, esta edificada em parceria com o Governo Federal (Ministério da Educação), no padrão FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Fica localizada na Avenida Geralda Rocha e Silva e a solenidade ocorrerá a partir das 10h30, levando o nome da mãe do prefeito, sra. Maria Umbelina de Souza, Dona Biluca.