Email  

Educação

Alfabetiza Juntos: Educação realiza encontro sobre Boas Práticas adotadas em sala de aula

Alfabetiza Juntos original
 
      Nesta semana, professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no auditório da Secretaria de Educação para acompanhar a apresentação de boas práticas de alfabetização realizadas ao longo do ano letivo nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “É uma oportunidade que todos têm de trocar experiências construídas neste processo formativo de boas práticas de alfabetização embasadas nos estudos realizados no Programa 'Alfabetiza Juntos'. O principal objetivo foi oferecer um espaço de socialização de experiências, de modo a ilustrar o processo de desenvolvimento desta ação formativa que proporcionou um avanço qualitativo da alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes da rede municipal de ensino”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      A apresentação das práticas é o encerramento do trabalho desenvolvido com 41 coordenadoras pedagógicas e 274 professores, impactando na aprendizagem de 6 mil estudantes.
      Em 2024, o governo federal impulsionou para todo o país o Programa 'Compromisso Nacional Criança Alfabetiza' que tem por objetivo um conjunto de ações educacionais voltadas para a alfabetização de todos os estudantes ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental.
      Márcia Gatti disse que juntamente com o programa federal, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa 'Alfabetiza Juntos' que, durante todo o ano, em regime colaborativo entre as redes estaduais e municipais de educação, também propôs ações formativas com foco na alfabetização na idade certa.
      Durante a reunião, coordenadores pedagógicos e professores apresentaram algumas práticas, que foram adotadas em sala de aula e que impactaram diretamente no aprendizado dos alunos como, por exemplo, práticas de leitura e escrita que auxiliam no processo de alfabetização, utilizando a música e a literatura como recursos para a construção da identidade, uso de verbetes de enciclópedia, textos científicos e informativos para o desenvolvimento da leitura com autonomia, dentre outras práticas que enfatizaram a importância da ludicidade no processo de aquisição da leitura e da escrita.
      Ao longo do ano, a Rede Municipal de Ensino de Franca realizou 7 encontros formativos com articuladores municipais, formadores da Secretaria de Educação, coordenadores pedagógicos e professores de sala que atuam junto às turmas de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “O processo formativo possibilitou a inserção de boas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, aprimorando o olhar do professor para o processo de ensino e aprendizagem na busca da alfabetização de todos os estudantes na idade certa”, encerrou.

Educação premia campeões da Jornada Municipal de Matemática

Jornada de Matematica original
 
      Estudantes e professores da Escola Municipal “Sueli Contini Marques”, no Jardim Tropical, conquistaram o primeiro lugar na Jornada Municipal de Matemática.
      O projeto foi desenvolvido na rede municipal, envolvendo 25 unidades escolares, 74 salas de aula e uma média de 1.800 alunos dos 5º anos.
      Para a final ficaram quatro duplas de quatro escolas diferentes, sendo as EMEBs Profª Rita de Cássia Calixto Xavier, Profº César Augusto de Oliveira, Profº Antônio Manoel de Paula e Sueli Contini Marques.
      A dupla vencedora é composta por Lívia Fonseca Faleiros e Ettore Couto Spirlandelli. “Eu estou muito emocionada. Eu aprendi matemática desde os 4 anos fazendo pequenas contas e desde criança sempre gostei. Ai fui me desenvolvimento mais e cheguei até a jornada. Estou muito feliz”, disse Lívia.
      Já Ettore comentou que quando começou a aprender matemática achava difícil. “No começo foi complicado, mas depois peguei gosto. Se eu tivesse ficado em 3º, 4º lugar estaria tudo bem, o importante é tentar e participar”, contou o aluno.
      A Jornada de Matemática segue o modelo de uma competição, envolvendo alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. O material de apoio oportuniza o desenvolvimento de atividades, que visam a construção da habilidade em relação a resolução de problemas e estratégias de cálculos (cálculo mental e escrito, exato e aproximado).
      O objetivo do projeto é estimular o estudante a perceber seu potencial na área; criar, na sala de aula, um conteúdo favorável à aprendizagem das diversas modalidades de cálculos e resoluções de problemas; oportunizar o desenvolvimento de diferentes estratégias, por meio do uso de metodologias diferenciadas, atividades lúdicas e desafiadores; garantir o trabalho com a recuperação continua, além da consolidação e ampliação dos conhecimentos dos estudantes dos 5º anos.
      Carina Aparecida Brito, professora de matemática da escola vencedora, disse que projetos assim são extremamente importantes para a aprendizagem dos alunos. “Estou muito feliz e orgulhosa. É o resultado de muito trabalho. Projetos como a “Jornada de Matemática” são maravilhosos e realmente desenvolvem as crianças. Nossa dupla ganhou, porém é um trabalho de toda uma equipe. A matemática é uma matéria fundamental e esse projeto é capaz de desenvolver muito os alunos. Acredito que eles vão sair daqui muito melhores, com muita bagagem para o futuro”, finalizou.

Pixel Art: alunos da rede municipal aprendem sobre a intervenção e conhecem artista francano

Oficina Pixel Art 1
 
      A definição técnica de Pixel Art pode até ser um pouco complicada, mas a sua aparência é conhecida: quem a vê numa tela a reconhece na hora. Resumindo, é uma composição digital com baixa resolução, cores limitadas e uma estética simples, agradável, que remete instantaneamente aos videogames mais antigos. E é justamente sobre esta composição, que alunos da rede municipal têm oportunidade de aprender e até desenvolver pequenas “obras de arte” no Espaço Maker, na Secretaria de Educação.
      A “Oficina de Pixel Arte” é destinada aos alunos do 1º ano das escolas do Programa ‘Tempo Todo’ (Período Integral) e tem duração de duas horas, onde os alunos podem explorar o mundo da Pixel Art, estimulando a criatividade, a inovação, a autonomia e o trabalho em equipe. No total, são 243 alunos que participam da ação em dias e horários programados.
      Radmila Gomes, coordenadora da comissão de tecnologias da Secretaria de Educação, recebeu esta semana 21 alunos da EMEB José Mário Faleiros, do Jardim Aeroporto 3. “Esses alunos já vivenciam a oficina de tecnologia e neste bimestre estão tendo a oportunidade de aprender sobre o pixel, o que é e sua evolução. Agora, eles estão colocando em prática o que aprenderam na teoria em sala de aula. Além disso, os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer o artista francano Aislan Adrian, que ganhou destaque com suas intervenções artísticas em Pixel Art na cidade, recebendo uma menção honrosa do Museu do Louvre. Ele gravou um vídeo agradecendo e dizendo estar feliz pelos alunos estarem estudando a arte que ele desenvolve e hoje vive disso”, disse.
      Com esta experiência didática, os educadores têm a oportunidade de conquistar os alunos a partir de algo que eles já curtem e tem interesse: o universo dos games. “A partir desta arte, você cria conexões entre os conteúdos vistos em sala de aula e o mundo dos games. Isso traz mais interesse e diversão para a escola. É uma experiência didática e interativa”, completou a coordenadora da comissão de tecnologia.

Educação comemora 25 milhões de acesso às plataformas digitais de ensino

Placa comemorativa Educacross original
 
      Foi pensando em melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos em sala de aula que a Secretaria de Educação começou em 2022, o Programa Escola Digital. Foram investimentos na aquisição de equipamentos e ferramentas digitais utilizados em sala de aula, que trouxeram uma linguagem diferente e um maior interesse no aprendizado.
      Uma das aquisições foi a Plataforma de Jogos Digitais Educacross, que propõe o desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática de forma lúdica e envolvente.
      De acordo com Sandra Eliza Fernandes, responsável pelo acompanhamento do uso da plataforma e chefe do Centro de Formação, desde o início deste novo método, os alunos se envolveram muito mais e houve uma melhora expressiva no desenvolvimento de cada um. “Os professores trabalham os conteúdos tradicionais na sala de aula e depois na plataforma. São jogos interativos, que despertam o interesse e ajudam no aprendizado e na assimilação do conteúdo. É uma linguagem tecnológica que os estudantes gostam e têm familiaridade”, disse.
      Desde 2022, o uso de recursos pedagógicos digitais está incorporado na rotina das 737 salas de aula das escolas municipais de Franca, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, impactando na aprendizagem de 16.450 alunos. “Em 2 anos, com o uso da plataforma digital, chegamos à marca de 25 milhões de desafios realizados pelos alunos. Este número mostra a participação e o engajamento das crianças nas aulas que envolvem o uso da tecnologia, reforçando a ideia de que ela pode ser uma grande aliada para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Ela ressalta ainda que o modelo de ensino tradicional já não supre todas as necessidades dos alunos, que precisam de algo a mais. “A nova geração demonstra que aprende melhor quando, além de ler, estudar ou prestar atenção nas aulas, pode colocar seus conhecimentos à prova de forma lúdica e atual”, completou.
      De acordo com a secretária, o número de 25 milhões de acessos é um marco e precisa ser comemorado. “Mostra o engajamento das escolas na nova metodologia, por isso, estamos recebendo na sede da secretaria, uma placa comemorativa em reconhecimento à marca", finalizou.
      A fundadora da plataforma, Érica Stamato, esteve presente e ressaltou a importância da tecnologia no aprendizado. "As crianças são nativas digitais, ou seja, elas têm um grande envolvimento com a tecnologia. Em 2016, uma pesquisa da FAPESP mostrou que mesmo aquelas crianças que nunca haviam tido contato com um tablet, quando receberam um equipamento, conseguiram manusear com facilidade. Então unir a tecnologia com a educação é um caminho sem volta. É um poderoso aliado para incentivar ainda mais o aprendizado", disse.

Casa da Cultura e do Artista Francano terá oficinas musicais gratuitas

EMIM com Eduardo Machado original
 
      A terça-feira, 3, será de música na Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento". Diversas oficinas, voltadas para a população, acontecerão a partir das 9 horas. A entrada é gratuita, com participação de alunos da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical) e da população em geral, não sendo necessário se inscrever previamente.
      A primeira oficina musical será com Moá Faleiros sobre composição. Terá início às 9 horas. Depois, às 9h40, Beto Sapio ensinará e falará sobre saxofone. Às 10h40, o cantor e guitarrista Dani Magoo tratará sobre o instrumento e os efeitos que faz.
      Já no período da tarde, às 14 horas, Vinícius Maniza falará e mostrará o violão de 7 cordas. Eduardo Machado virá em seguida, às 14h40, para falar sobre o contrabaixo solo, e às 15h20, dará uma oficina sobre produção audiovisual.
      Para encerrar, às 16 horas, a banda francana Mr. Magoo realizará um bate-papo sobre rock nacional. Eduardo Machado termina o ciclo de oficinas às 16h40 com o tema produção musical, e a banda da EMIM, composta por seis integrantes, fecha o dia com uma apresentação especial.
           As oficinas musicais fazem parte de projeto contemplado pela Lei Federal Paulo Gustavo, do MinC (Ministério da Cultura) de fomento à arte e à cultura.
      A Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento" fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça "Carlos Pacheco". Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8692.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais