Email  

Educação

Secretarias iniciam Programa Saúde Visual

 pexels pavel danilyuk 5996696
     As secretarias de Educação e Saúde iniciam nesta semana, o Programa Saúde Visual na rede pública de ensino, atendendo crianças a partir de 5 anos até o quinto ano, que apresentem algum tipo de limitação visual. O universo de alunos é formado por mais de 17,7 mil pessoas, que estão matriculadas, sendo que cada escola fará a triagem preliminar, com profissionais capacitados, que encaminharão os nomes para a Secretaria de Saúde.
     Essa primeira fase já começou por duas unidades de ensino. O objetivo do programa, que ficou paralisado nos dois últimos anos, em razão da pandemia, é garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu aprendizado por dificuldades de visualização e compreensão do que é apresentado em sala de aula. Os professores no processo de triagem, além das observações cotidianas e queixas pontuais dos alunos, os submetem a testes com equipamentos similares aos utilizados pelas clínicas oftalmológicas.

 

Início de atendimentos
     Os primeiros atendimentos, com médicos oftalmologistas, foram programados para a próxima sexta-feira, 25, contemplando 64 estudantes que foram triados pela Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli'. Dois profissionais foram definidos pela Secretaria de Saúde e Centro Oftalmológico, um em cada turno, começando às 7h e 13h, para oferecerem esse atendimento, em uma viatura móvel que será levada até a escola.
      Na semana seguinte, sempre às sextas-feiras, está previsto o atendimento das crianças da Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso. Dessa unidade, serão atendidos 89 estudantes. Este ano, considerando que, na última edição, o programa foi iniciado pelas regiões Norte e Oeste, a triagem será feita primeiro nas escolas das regiões do central e Sul e depois as demais, Leste, Norte e Oeste.
     Além das consultas oftalmológicas, o Programa Saúde Visual nas Escolas proporciona também, a oferta gratuita de óculos para os alunos com maior vulnerabilidade social. Para isso, haverá necessariamente, um trabalho social das equipes para a verificação daquelas pessoas, que não têm condições de fazer a compra, de modo que o estudante não seja prejudicado em seus estudos.

Universidade Virtual de São Paulo abre inscrições para o Vestibular Anual

 pexels kampus production 5940721
     O Polo de Franca da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP), está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 22, para o Vestibular Anual de 2.022. 
     Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para Franca, que serão divididas entre os três eixos básicos de ingresso, que são Licenciaturas em Letras, Matemática ou Pedagogia; Computação direcionada para Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, além de Negócios e Produção, para as áreas de Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Engenharia de Produção. 
     Poderá se inscrever, o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio e possua o histórico escolar, certificado de conclusão ou equivalente. O interessado que ainda estiver cursando o Ensino Médio, poderá participar do processo seletivo desde que, no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso. 
     As inscrições serão realizadas através do site https://vestibular.univesp.br até às 23h59 do dia 25 de abril ou pelo link https://www.vunesp.com.br/UVSP2102. O candidato deverá escolher 5 opções de polos no momento da inscrição, em ordem de prioridade. Após a conclusão do preenchimento de dados, será cobrada uma taxa de R$ 45,00. 
     A prova será composta por questões objetivas e redação, sendo aplicada, presencialmente, no dia 22 de maio, às 13h, com duração máxima de 5 horas. A lista completa com os locais de aplicação do exame será disponibilizada a partir do dia 13 de maio, diretamente no site da Univesp.
     É de fundamental importância que o candidato leia as regras na portaria do vestibular, disponível pelo link https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/Mjc3NzQ4MA%3d%3d

Equipe de Ribeirão Preto visita creches da Prefeitura

d69c2db7 e387 4725 88e2 0947c3c4b9da 
     Uma equipe formada por gestores e servidores, da Prefeitura de Ribeirão Preto, esteve na última quinta-feira, em Franca, com o objetivo de conhecer as instalações e obter mais informações sobre o trabalho feito pela Secretaria de Educação, com as creches da cidade. Inicialmente, os componentes do grupo foram recepcionados pela secretária Márcia Gatti, onde reafirmaram o propósito do contato e depois percorreram algumas unidades, acompanhados por um servidor designado.
     Segundo as informações, a equipe buscou conhecer o formato de gestão mantido pela Prefeitura de Franca, com as Organizações da Sociedade Civil, pois embora realize esse trabalho na cidade, o intuito é aprimorar o atendimento oferecido à população. De acordo com Augusto César Almeida, diretor de Planejamento e Gestão Administrativa da Secretaria de Educação, que acompanhou o grupo, eles estiverem em cinco unidades diferentes, onde conheceram as instalações e conversaram com as equipes gestoras dessas organizações sociais, obtendo informações sobre a  parceria com o Poder Público.
     O grupo visitante era composto pela secretária adjunta de Educação de Ribeirão Preto, Cláudia Maria Remonti, Beatriz de Oliveira Tártaro, do Departamento de Finanças, Júlio César Brandão, supervisor de Ensino e Kelly Regina Cruz, responsável pela Gestão das Unidades. 
     Kelly Regina Cruz destacou que todos ficaram impressionados com a estrutura das creches, muito bem cuidadas e um pessoal empenhado e comprometido, em todos os locais visitados. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais