Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

EJA recebe matrículas para os ensinos presencial ou semipresencial

 eja 1
     A Secretaria de Educação está com as matrículas abertas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), com opção em 4 locais para aulas presenciais e um para o semipresencial. Os atendimentos para a efetivação das matrículas estão sendo prestados nas secretarias das escolas, no horário das 14h às 20h30. 
     Para o Ensino Fundamental, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano. 
    Com opções de ensino presencial nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’, no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor e ‘Nair Martins Rocha’, no Jardim Integração, a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado.
     Para efetuar a matrícula, será necessário apresentar xerox do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
    A modalidade semipresencial funciona no Colégio Champagnat, com a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) ‘Profa. Climene Rebelo Novelino Abdala’. Neste formato, o aluno, de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a realizar a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
     O prazo para efetuar a matrícula vai até 31 de janeiro, de 2023. 
     Confira abaixo o endereço das escolas municipais disponíveis para matricula: 

 

• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jd. América - 3723 9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jd. Aeroporto III - 3701 8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jd. Redentor - 3703 0222
 
• Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Conceição Leite - 3723 6788
 
• CESUM - Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial). Avenida Champagnat, 1808 – Centro - 3701 8367

Biblioteca prepara última Degustação Literária do ano

 biblioteca

     Está programada para a próxima sexta-feira, 16, a última edição do projeto ‘Degustação Literária’, a ser realizado no espaço da Biblioteca Municipal Dr. Américo Maciel de Castro Júnior (Central), na Av. Champagnat, 1808, às 16 horas, ocasião em que o personagem homenageado será o escritor João Cabral de Melo Neto, poeta brasileiro do período pós-modernista da literatura brasileira, natural de Recife-PE e considerado um dos grandes escritores brasileiros de todos os tempos e principal representante da Geração de 45.

     O evento terá a participação da escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, que fará a mediação da leitura e a apresentação dos livros escritos pelo autor selecionado. Entre as principais obras de João Cabral figuram “O Cão Sem Plumas” (1950), “O Rio” (1954), “Quaderna” (1960), “Morte e Vida Severina” (1955), “A Educação da Pedra” (1966), “Museu de tudo” (1975), A escola das facas (1980), “Poesia crítica” (1982), “Agrestes” (1985) e “Andando em Sevilha” (1990), obras em que o poeta revela a sua preocupação com a realidade social, principalmente com a do Nordeste Brasileiro. Além de escritor, trabalhou também como diplomata.

     A Degustação Literária será no formato presencial com a participação limitadas a 30 participantes. Os organizadores orientam as pessoas interessadas em participar do evento que deverão fazer contato com a Biblioteca Central pelos telefones (16)3711-9323 ou 3711-9229 ou poderão realizar a inscrição pelo formulário no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8fCeXTuNuNIX1ccQoD-NzeInlkeEmyzDONsCzTYnn2A5xHA/viewform?usp=pp_url.

Alunos do CEI visitam à Prefeitura no Projeto ‘A Cidade Onde Moramos’

 WhatsApp Image 2022 11 30 at 15.10.12
     Um grupo de aprendizes do CEI (Centro de Educação Integrada), unidade que é vinculada à Secretaria de Educação, esteve na tarde da última terça-feira, visitando à Prefeitura. A iniciativa faz parte do projeto ‘A Cidade Onde Moramos’ e marcou o encerramento de um tour feito na semana anterior, em que outro grupo circulou por vários departamentos e prédios, alguns históricos e turísticos, conhecendo suas instalações e curiosidades.
     Acompanhados pelas professoras Adriana Corrêa e Sheila Carrijo Silva Leão, o grupo começou o tour pela Secretaria de Desenvolvimento/Banco do Povo e Sala do Empreendedor, passou pelas Secretarias de Finanças, de Infraestrutura, Administração e Recursos Humanos, Procuradoria Jurídica, além dos gabinetes do vice-prefeito e prefeito. 
     Durante a conversa com o prefeito Alexandre Ferreira, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar uma síntese das ações desenvolvidas pela unidade educacional que atende 225 aprendizes, sendo que 44 estão empregados, mantendo permanente vínculo com a instituição, onde semanalmente participam de reuniões. Além de presentarem o prefeito, com um porta retratos e um tapete, eles fizeram o convite para que as autoridades participem do 'Bazar do CEI', que este ano chega em sua 8ª edição e será realizado no período de 5 a 13 de dezembro, na sede da escola, que fica na rua Prudente de Morais. 
     O prefeito Alexandre Ferreira afirmou ter ficado muito satisfeito com a visita, cumprimentou as professores e a direção do CEI pela iniciativa desse projeto ‘Cidade Onde Moramos’, que estimula e valoriza os aprendizes, possibilitando que cada um deles conheçam melhor os patrimônios, que fazem parte da história da cidade. 

Comissão da Escuta Especializada recebe capacitação

 reuniao violencia
     A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes para Pactuação de Protocolo Local para Escuta Especializada está participando de uma capacitação nesta quarta e quinta-feiras, 30 e 1º de dezembro, ministrada pelo NECA SP (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente).
     O treinamento, que está sendo realizado no período da manhã, na sede da Secretaria de Educação, destinado a representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, Santa Casa, equipe técnica da Promotoria, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Diretoria Regional de Ensino e Conselhos Tutelares, objetiva a construção do fluxo e protocolos de atendimento da Escuta Especializada para a rede de atendimento à infância e adolescência do município. 
     Durante o evento, estão sendo abordados os Direitos das Crianças e Adolescentes e a Lei 13.431/2017, Diretrizes para a Implantação da Lei de Escuta Especializada, orientações, Avaliação de Risco, Revelação Espontânea, Registro, Notificação e Encaminhamento na Rede de Proteção, Violência contra Crianças e Adolescentes e Fluxos de Atendimento às Situações de Violência. 
     A Escuta Especializada objetiva assegurar condições de atendimento adequado para que crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, sejam acolhidos e protegidos e possam se expressar livremente em um ambiente compatível com suas necessidades, características e particularidades. Visa proteger crianças e adolescentes em situações de violência, evitando que sofram revitimização no curso do atendimento, estabelecendo, o procedimento do depoimento especial, além de resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes. A comissão conta com serviço multidisciplinar, sendo a equipe de atuação composta por psicólogo, pedagogo e assistente social. Os alunos atendidos serão triados pelas escolas e encaminhados para acompanhamento pela comissão.
     Com a implantação e funcionamento da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes para Pactuação de Protocolo Local para Escuta Especializada, a Prefeitura atende a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e ao Ministério Público, e também ao decreto 9.603, de 10 de dezembro de 2018, em que houve a regulamentação da referida Lei.

Educação inicia matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 eja
     Estão abertas a partir desta terça-feira, 29, as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Secretaria de Educação, com opções em 4 locais para aulas presenciais e um na modalidade semipresencial. O prazo vai até o dia 31 de janeiro e o atendimento está sendo prestado nas secretarias das próprias escolas, diariamente, das 14h às 20h30.
     Para a matrícula no Ensino Fundamental, anos finais, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano. Com opções de ensino presencial nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’ no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor e ‘Nair Martins Rocha’, no Jardim Integração, a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado.
     No ato da matrícula, deverão ser apresentados xerox do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
     No Colégio Champagnat, funciona a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal ‘Profa. Climene Rebelo Novelino Abdala’), que oferece a modalidade de ensino semipresencial. Neste formato, o aluno de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retire as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a realizar a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
 
Onde se matricular
Confira os endereços das escolas municipais para a realização das matrículas: 
 
• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jd. América - 3723 9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jd. Aeroporto III - 3701 8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jd. Redentor - 3703 0222
 
• Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Conceição Leite - 3723 6788
 
• CESUM - Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial). Avenida Champagnat, 1808 – Centro - 3701 8367

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais