Email  

Educação

Prefeitura entrega ampliação de Creche no Jardim Pulicano

 DSC 8913
     O prefeito Alexandre Ferreira participou na tarde desta quarta-feira, 23, da Cerimônia de Entrega das ampliações de mais uma Creche-Escola, de um conjunto de outras 6 unidades, que receberam melhorias nos últimos meses, onde foram investidos mais de R$ 4 milhões. O evento, que contou com a presença da secretária de Educação, Márcia Gatti e colaboradores de unidade ‘Joaquim Franco da Rocha’, também foi prestigiado por familiares. 
     Em torno de R$ 601,4 mil foram investidos nas ampliações e demais benfeitorias, que compreenderam a construção de dois novos blocos, com duas salas de aulas e respectivos sanitários para os estudantes. A Creche-Escola, atualmente, atende 177 crianças com idades de 4 meses a 5 anos e 11 meses e, com a ampliação recebida, está aumentando a oferta para 210 vagas.
     Em seu pronunciamento, Alexandre lembrou dos investimentos em Creches-Escolas, criando mais de 400 vagas e reduzindo em 50%, a demanda que encontrou, quando iniciou sua administração. Citou também, obras importantes em andamento na Região Oeste, como a canalização e revitalização do Córrego Engenho Queimado, construção da Areninha de Esportes no bairro Palermo City, construção de pista de caminhada no Parque Novo Mundo e para o começo de janeiro, a duplicação da Avenida Geralda Rocha e Silva, entre outros investimentos.
     A Creche-Escola ampliada está localizada na rua Atílio Chieregato e funciona em período integral.
 
Outras ampliações
     Nos últimos meses foram feitas ampliações e melhorias nas seguintes unidades de atendimento infantil: 
- Creche-Escola ‘Verde e Água’, no Residencial Santa Hilda;
- “Maria Luzia Andrade Barcelos’, no Jardim Paulista (construção de muro); 
- ‘Profa. Fernanda Antoneli de Souza’, no Residencial Peres Elias; 
- ‘Maria Ramos Ribeiro, no Jardim Palmeiras; ‘Estrela de David’, no residencial Franca Polo Club;
- ‘Águida de Melo Oliveira’, no Jardim Luiza, além de construção de muro de proteção na Creche ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso.

Alunos das Escolas Municipais participam de Festival de Futebol

 WhatsApp Image 2022 11 21 at 15.22.27
     Cerca de 2 mil estudantes da rede municipal de ensino participam a partir desta segunda-feira, 21, do Festival de Futebol, que prosseguirá até a próxima sexta-feira, 25, no Complexo Champagnat.
    O evento, organizado pela Secretaria de Educação e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), terá atividades em um dos períodos na quinta-feira, 24 (das 7h30 às 10h45), em razão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. 
     Neste primeiro dia de atividades, passaram pelo local, cerca de 300 estudantes de 9 escolas municipais, propiciando um ambiente de confraternização, onde as equipes foram organizadas e participaram conforme o cronograma de diversos quadros.  O Festival marca a finalização de um projeto conjunto dos professores de Educação Física Escolar da rede municipal, da Secretaria de Educação, com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
     Participam as crianças dos 4°s anos, onde entre os objetivos, estão a vivência, por meio de jogos, os conhecimentos das temáticas, aliado a disciplina, foco nos estudos, respeito aos adversários.  As escolas foram distribuídas por períodos e os estudantes estão sendo transportados, junto com os professores até o Complexo Esportivo, na rua Capitão Zeca de Paula, 2000. 
     Diversas tendas foram montadas nos arredores e o campo dividido, com a instalação dos equipamentos, em pontos específicos. Os alunos participam de cobranças de pênaltis, chutes ao minigol, faltas com barreira, tiro de meta, circuito de controle de bola e desafio de embaixadinhas, de forma lúdica, no qual as crianças se envolvem nos desafios e jogos de bolas com os pés em um campo de futebol, junto com os colegas de sala, professores e estudantes de outras unidades escolares.

Festival de Futebol das Escolas terá quase 2 mil participantes

 pexels pixabay 50713 1
     A próxima semana promete ser agitada no Complexo Champagnat, onde a partir de segunda-feira, 21, estará sendo realizada a 1° edição do Festival de Futebol das Escolas Municipais, com a participação de quase 2 mil estudantes. O evento será organizado, em dois períodos e vai até o dia 25, começando às 7h30, pela manhã e 13h15, no período da tarde.  
     A realização do festival marca a finalização de um projeto realizado pelos professores de Educação Física Escolar da rede municipal de Franca, juntamente com a Secretaria de Educação, com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), para as crianças do 4° ano. A iniciativa, tem como objetivo, vivenciar por meio de jogos pré-desportivos, os conhecimentos da temática em questão, aliado a disciplina, foco nos estudos, respeito aos adversários durante as competições e fora delas.
     As escolas foram distribuídas por períodos e os estudantes serão transportados, junto com os professores, em horários marcados, até o Complexo Esportivo do Champagnat, localizado na rua Capitão Zeca de Paula, 2000, Jardim Consolação. As unidades de ensino, que participaram no período da tarde, somam mais de 1,1 mil estudantes e do período da manhã, 879, perfazendo 1.984 participantes. Durante cada período, eles participarão dos jogos, com atividades pontuais como cobranças de pênaltis enumerados,  chute ao minigol, falta com barreira, tiro de meta, circuito de controle de bola e desafio de embaixadinhas.
    Não há propósito competitivo, pelo contrário, terá caráter lúdico, no qual as crianças participam de desafios e jogos de bolas com os pés em um campo de futebol, junto com os colegas de sala, professores e estudantes de outras unidades escolares. 
     O festival marcará durante toda semana, com dias de aprendizado, compartilhamento de experiências e de conhecimento entre os estudantes, através do esporte mais popular do mundo. 
     O evento é aberto ao público e os pais estão sendo convidados a prestigiar a programação.

Sarau Africanidades movimenta alunos e pais em Escola na Integração

 DSC 8864
     Na última quinta-feira, na Escola Municipal ‘Profa. Nair Rocha’, Jardim Integração, nos três períodos do dia, foram realizadas apresentações do Sarau Africanidades. Participaram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e alguns familiares, acompanhando as performances realizadas no refeitório da própria unidade, localizada na rua Padre Conrado.
     A inspiração para a realização do Sarau, surgiu a partir do curso oferecido pela Prefeitura, ministrado quinzenalmente, que teve como organizadoras as professoras Marley de Fátima Borges e Josiane Barbosa de Oliveira. A capacitação contribuiu para a implementação da Lei 10.639/03, nas escolas, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Esta Lei ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade.
      De acordo com os organizadores, o Sarau apresentado trouxe um pouco deste olhar sobre a África e sobre a importância de nossa identidade. Foi lembrado na abertura e homenageado, um personagem conhecido, o Prof. Carlos de Assumpção,  compartilhando um pouco de suas vivências, em prol da comunidade negra. 
     Entre as diversas apresentações, ocorreram jogos de capoeira, declamação de poemas, brincadeiras originárias de África e música. As crianças fecharam as apresentações com a música  ‘Jerusalema’.
    Durante o Sarau, estiveram presentes a assistente social Valéria Silva Gimenes, que levou a dança Si-mama-Kaa, originária da Tânzânia e a professora, Valéria Cristina de Jesus Gomes, do Comitê de Igualdade Racial/Mulheres do Brasil, compartilhando a sensibilização, contando sobre a história da boneca’ Abayomi’ (símbolo da resistência, foi criada para crianças, jovens e adultos na época da escravidão, por mulheres negras que as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e propiciar alegria para todos), emocionando as pessoas que assistiram à apresentação matinal.
     A diretora da Emeb ‘Nair Rocha’, Renata Dias Sampaio Cintra, agradeceu a colaboração dos profissionais, que contribuíram para o sucesso do Sarau.

Concurso ‘Sabor da Educação’ prorroga inscrições

 IMG 2440
     A Secretaria de Educação prorrogou o prazo para inscrições do Concurso 'Sabor da Educação' até às 16h, do dia 21, segunda-feira, para que mais estudantes e profissionais, que atuam com alimentação, possam participar. O período para os cadastros seria encerrado na última segunda-feira, 14. "Comunicados foram enviados para todas as escolas do município, do Estado, Prefeitura e também para a Universidade de Franca", revelou a secretária Márcia Carvalho Gatti.
     Com a realização dessa promoção, a Prefeitura objetiva ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda, valorizando as merendeiras. Além dos profissionais, que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, o concurso é aberto também aos estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 
     Para as merendeiras, as inscrições poderão ser feitas pelo link, https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A. Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula dos cursos. " As merendeiras poderão usar toda a criatividade e talento na elaboração das receitas, inclusive com o auxílio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, da Unifran, para assegurar que os pratos tenham os nutrientes necessários para aquela refeição", disse Alexandre Ferreira. 
     O cronograma do concurso prevê depois do encerramento desse novo prazo das inscrições, no dia 21, uma reunião inicial para a realização do sorteio das equipes e as informações necessárias sobre ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora para a elaboração e composição das receitas.
     Nos dias, 29 e 30, deste mês, estão previstas as fases eliminatória e semifinal.  A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
 
Premiação
     A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV, os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incorporados à merenda escolar.
     Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais