A Secretaria de Educação divulgou no último sábado, 14, o edital do Bolsa Universidade, programa que auxilia universitários no custeio dos estudos. A publicação saiu no Diário Oficial do Município e pode ser conferida no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2202-14012023.pdf, onde também consta a documentação necessária para participar do processo de seleção.
Neste ano, a Prefeitura está oferecendo 171 vagas, sendo 48 para a Faculdade de Direito, distribuídas conforme a classificação final de pontuação, 70 vagas disponibilizadas para a Universidade de Franca (Unifran), em qualquer curso, semestre ou turno, com exceção dos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia, de acordo com a classificação final de pontuação, limitadas a 5 vagas por curso e para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) serão 3 vagas para Engenharia Civil e 50 para as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação, que também serão distribuídas conforme a classificação final de pontuação.
As inscrições deverão ser feitas a partir das 10 horas, do dia 6 de fevereiro até às 23h59 do dia 10, do mesmo mês, pelo site www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade. No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário e entregar, junto com a documentação necessária, nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 7h30 às 12h30, na Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal.
O Bolsa Universidade é um programa voltado a auxiliar os estudantes universitários de baixa renda, regularmente matriculados em instituição da área e que não tenha formação universitária anterior. São requisitos para o candidato, residir na cidade há, no mínimo, 5 anos anteriores ao início da graduação; comprovadamente, deverá ter cursado o Ensino Médio, em escola de rede pública ou na condição de bolsista integral de rede particular, com exceção da pessoa com deficiência, que tenha recebido bolsa parcial da rede particular e possuir renda familiar mensal, per capita, de até dois salários mínimos vigentes. No caso do estudante, que mora sozinho, é necessário ter renda mensal per capita de até três salários mínimos vigentes.
O processo de seleção consiste em duas etapas. Primeiro, os candidatos inscritos terão a documentação analisada pela equipe de serviço social responsável pelo programa, observando as condições previstas no edital e os seguintes indicadores: estudantes com dependentes legais; composição familiar; situação profissional do estudante inscrito; de moradia; patrimônio (veículos); de saúde e situação econômica familiar (renda per capita). Os candidatos selecionados serão informados de sua classificação para a etapa seguinte da seleção, por meio de publicação no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Franca e também no link do Bolsa Universidade. Depois, será feita a entrevista social, com visita domiciliar.
Para esclarecimentos de dúvidas, basta entrar em contato pelos telefones (16) 3711-9267 e 3711-9220.