A Prefeitura concluiu nesta terça-feira, 3, com duas atividades realizadas na EMEB ‘Nelson dos Santos Damasceno’, no Jardim Bonsucesso, a Campanha Pipas Sem Mortes que iniciou em conjunto com a Polícia Militar no começo do mês de agosto. Voltada especialmente para os alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental, a mobilização teve como objetivo envolver os estudantes e educadores em torno de uma questão muito presente no cotidiano das cidades, que são os acidentes (muitas vezes fatais), envolvendo a soltura de pipas com linhas cortantes (cerol) ou nas imediações de redes de energia elétrica.
Desde a primeira palestra até o encerramento, por onde os policiais e educadores passaram, a receptividade foi a melhor possível, disse Lígia Benatte, da secretaria Municipal da Educação. “Os estudantes tiveram muito interesse, particularmente pela forma como o tema foi tratado, com imagens e demonstrações de situações concretas de acidente”, disse a educadora. Ainda conforme a educadora, a partir dessa realidade a Secretaria da Educação espera ter dado a sua contribuição juntamente com a Polícia Militar, para tornar os jovens mais conscientes sobre os perigos e reduzir os acidentes.
Na manhã dessa terça-feira, na unidade de ensino do Jardim Bonsucesso, logo após a palestra a Banda da Polícia Militar, Companhia de Ribeirão Preto, proporcionou um show à parte com interpretações de marchinhas carnavalescas levando os estudantes ao delírio. Os moradores das imediações, particularmente familiares dos estudantes compareceram em grande número. No período da tarde houve a última palestra focada na mesma temática fechando a programação que envolveu perto de 5 mil estudantes e profissionais da educação da rede municipal de ensino.