A Prefeitura apresentou, na manhã dessa quarta-feira, na Secretaria Municipal da Educação, aos diretores das escolas municipais, a Cartilha Ambiental
A Prefeitura apresentou, na manhã dessa quarta-feira, na Secretaria Municipal da Educação, aos diretores das escolas municipais, a Cartilha Ambiental que acaba de elaborar e que será distribuída nos próximos dias para alunos dos 4º e 5º anos de toda a rede. A intenção é envolver o máximo de agentes e fazer com que as informações e orientações nela contidas sejam repassadas à população e está coloque em prática hábitos como separação do lixo reciclável, separação e destinação correta do óleo comestível e outros cuidados para evitar a poluição ambiental.
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, professora Eliana Gilberti, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, esteve presente conversando com as diretoras e equipes de gestão da Secretaria da Educação, reforçando os objetivos principais, detalhando o conteúdo abordado na publicação e a importância de cada educador trabalhar o tema em sala de aula, pedindo que para os alunos sejam multiplicadores desses informes junto aos pais e familiares.
A Prefeitura mantém a coletiva seletiva em 100% dos bairros, porém uma grande parte das pessoas não tem o hábito de separar o reciclável e muito menos de deixar nos dias corretos o lixo para ser coletado. Promove também, visitas monitoradas de maneira sistemática com alunos da rede na Usina de Reciclagem no Distrito Industrial e no Aterro Sanitário.
Mas um detalhe importante é que aproveitando da falta de hábito das pessoas em separar e deixar nos dias e horários certos o material reciclável, existe a figura do atravessador, aquelas pessoas que fazem a coleta apenas dos materiais de maior valor comercial, comprometendo o projeto social do lixo reciclável que mantém, através da Cooperativa de Resíduos, cerca de 40 famílias. Através da empresa que realiza a coleta do lixo urbano, é mantida uma equipe que percorre os cerca de 320 bairros de segunda a sexta-feira, apanhando o chamado lixo seco, formado por papeis, vidros, alumínio, entre outros produtos.
Para saber o roteiro da coleta diária do lixo reciclável, basta acessar o site www.franca.sp.gov.br e para mais informações sobre a Cartilha, a consulta deve ser feita em: http://www.educambientalfranca.com.br.