Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Educação está preparando uma apresentação do Coral Infantil no dia do aniversário da cidade, em 28 de novembro, na Concha Acústica, que fica na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
O evento faz parte de uma série de atividades da Educação. Serão 45 alunos das escolas municipais Rubens Zumenstein, Florestan Fernandes, Luzinete Balieiro, Sueli Contini, Vanda Badaró e Paulo Freire. Eles cantarão o Hino de Franca, além de outras músicas como 'Banaha' (um hino tradicional africano), “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa, “Maracangalha” de Dorival Caymmi e “Maria, Maria” de Milton Nascimento.
Além da apresentação do Coral, foi trabalhada a história de Franca com 16 mil alunos da rede, através da bandeira da cidade. Outro projeto foi o Memorial da Escola, que garantiu o acesso à história de cada unidade, contendo nome, curiosidades e outras informações, com os estudantes de Educação Infantil ao 5º Ano e crianças das Fases I e II das creches parceiras acessando o material através de QR-Codes.
A gastronomia da cidade, ponto forte a nível nacional, também foi trabalhada. De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, houve a implantação de feijão tropeiro no cardápio. "Eles estudaram a influência dos tropeiros na culinária regional e isso foi para o prato. A aceitação foi muito boa”, disse.
Já a música foi abordada com 1.100 alunos, através do Projeto "Vivência da Cultura Caipira". Os estudantes conheceram a viola, percebendo o seu som e ritmos. Para isso, a Educação contou com o apoio do artista Reinaldo Toledo.
Em 2025
Para o ano que vem, mais de 2 mil alunos dos 5º Anos receberão um álbum de figurinhas, elaborado pela equipe da Secretaria de Educação e a Assessoria de Comunicação. Os materiais estão em processo de impressão e serão entregues no início de 2025. O objetivo é contar a história da cidade, por meio de figurinhas. Cada escola ficará responsável pela distribuição e condução do processo.