Depois de concluída a primeira etapa das matrículas na última terça-feira, 29, tiveram início nessa quarta-feira, 30, as atividades em toda a rede de Creches Municipais. Como era a expectativa de algumas coordenadoras de unidades, com base nas conversas telefônicas mantidas com mães ou responsáveis, muitas crianças não apareceram nesse primeiro dia com a justificativa de que estarão se apresentando nos locais matriculados a partir do dia 4 de fevereiro.
A Prefeitura, através da Divisão de Creches nessa quarta-feira, teve um dia bem mais tranquilo na sede da Secretaria da Educação dedicado a atendimentos com orientações daquelas mães e pais cujas crianças não tiveram seus nomes divulgados na primeira listagem. Aqueles que já tinham matrícula de anos anteriores ou pediram transferência não foram publicados. Existem também situações envolvendo cerca de 400 crianças, cujos pais não fizeram opções por algumas unidades.
Na Creche Maria da Cruz, no Parque São Jorge, boa parte das 210 crianças ali matriculada, os pais informaram que vão levá-las no dia 4. Mas o ambiente entre os cuidadores, responsáveis e as crianças era de festa, especialmente no momento do lanche da tarde em que todos se reuniram no refeitório para saborear um bolo feito pela equipe especialmente para a ocasião. Aquelas situações pendentes de unidades sem opções, crianças gêmeas em creches diferentes, casos de transferência e outros, serão resolvidas nos próximos dias e a segunda chamada está prevista para o começo de fevereiro, entre os dias 10 e 15.