A Secretaria de Educação anunciou nesta terça-feira que o retorno das crianças nas creches e creches-escolas parceiras será uma decisão dos pais e responsáveis, neste momento, e que cada unidade irá se reunir com os familiares para definir qual o melhor formato para a realização das atividades, conforme a realidade de cada um. De imediato, o início do atendimento que estava previsto para esta quarta-feira, 26, passou para o próximo dia 31.
A decisão do adiamento aconteceu após reunião da equipe da Secretaria Municipal de Educação com os coordenadores das creches que mantém parceria com o município. "A partir desta semana, a coordenação das creches entrará em contato com a comunidade escolar, pois os pais poderão optar pelo retorno de seus filhos", explicou a secretária de Educação, Márcia Gatti.
Gatti adiantou que nesta quarta-feira, 26, será publicada uma resolução que normatizará este retorno, com o plano de retomada das aulas. A secretária lembra ainda que todas as unidades estão adequadas com os equipamentos necessários e seguindo os protocolos sanitários para prevenção e combate ao coronavírus.
"Temos uma preocupação especial com as crianças e estamos adotando todas as medidas sanitárias e de segurança. Por outro lado, precisamos pensar naqueles pais que necessitam trabalhar e precisam de amparo para os filhos, enquanto ganham o sustento da família", ressaltou o Prefeito Alexandre Ferreira em pronunciamento feito nesta terça-feira, 25.
Retorno das aulas na rede municipal
Sobre o retorno às aulas na rede municipal, a Secretaria de Educação irá consultar o Conselho Estadual de Educação sobre a possibilidade de flexibilizar a presença dos alunos nas escolas. Assim que houver uma decisão, a Secretaria de Educação publicará a Resolução para normatizar o retorno e fará o anúncio em seus veículos oficiais, no site e página da Prefeitura no Facebook.
Para este ano letivo, serão atendidos pela rede municipal, cerca de 17 mil estudantes, incluindo a Educação de Jovens e Adultos e mais de 11 mil crianças nas creches parceiras.