A Prefeitura mantém através da rede pública de ensino, o projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) e programou para a próxima semana, dia 11, no auditório da Secretaria da Educação, uma cerimônia de certificação de parte destes estudantes que estão concluindo o seu ciclo de aprendizado. Para a coordenadora desse núcleo de ensino, que conta com cerca de 500 estudantes frequentando as salas de aulas, em expedientes diferenciados e com uma metodologia diferenciada, professora Rita Mozetti, essa é uma conquista que representa de tudo um pouco, especialmente autonomia das pessoas no seu direito de ir e vir, utilizando ônibus, lendo os avisos nas repartições sem depender de terceiros.
A solenidade com a presença de autoridades da área educacional, os alunos e seus familiares, está marcada para as 19h30 no auditório localizado na av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. A certificação representa tecnicamente, a emissão e entrega de um documento que simboliza a passagem de ano, atestando que o aluno está alfabetizado, apto a ler e escrever, podendo dar continuidade aos seus estudos, de acordo com o interesse de cada um.
No mundo globalizado em que nível de escolaridade é requisito cada vez mais exigido em todos os lugares, ser alfabetizado valoriza o currículo e ajuda a abrir portas no mercado de trabalho e até mesmo nas relações sociais. A conclusão dessa fase de aprendizado para esse público, geralmente formado por pessoas acima de 50 anos, simboliza a premiação daquela pessoa que uma escolha sabia, independente da idade, concluiu o curso, investiu seu foco, disciplina, tempo, as vezes dinheiro e perseverou até o fim.