Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação conclui calendário escolar na rede municipal de ensino

Tamanho da letra:

pexels pixabay 265076 

     A Secretaria Municipal de Educação encerrou nesta quinta-feira, 23, o calendário escolar do ano letivo de 2.021, atendendo a cerca de 28 mil alunos matriculados, distribuídos em creches, nos ensinos infantil, fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

      Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, este ano foi desafiador, devido as restrições sanitárias da Covid-19, resultando em aulas e atividades remotas no primeiro semestre. No segundo semestre o retorno gradual das atividades presenciais foi uma decisão acertada.

     Segundo ela, para garantir uma retomada presencial segura, as escolas e as creches foram adaptadas e receberam sinalização para o cumprimento dos protocolos sanitários, como distanciamento social, aferição da temperatura, uso de álcool gel e de máscara de proteção. Os profissionais foram imunizados e se prepararam para receber os alunos, sem contar o apoio dos pais e da comunidade escolar que foi fundamental para o reinício das ações. "Não foi uma tarefa fácil. Além da defasagem no aprendizado, o desenvolvimento dos alunos também foi afetado pelo isolamento social e o distanciamento da escola. Mas cumprimos, rigorosamente, todos os protocolos sanitários, o que foi essencial para evitarmos a transmissão da doença nas escolas", declarou a secretária.

     Márcia Gatti informou que o calendário para o ano letivo de 2.022 está sendo finalizado, mas adiantou que o atendimento nas 81 creches municipais deverá ser iniciado no dia 26 de janeiro, com o período de acolhimento e adaptação das crianças.

     Já nas escolas municipais, os professores deverão retornar das férias no dia 7 de fevereiro, para a elaboração do planejamento de acolhimento dos estudantes e das atividades escolares e avaliativas a serem aplicadas nos primeiros dias de aula, com todos os estudantes matriculados na rede municipal. O retorno dos estudantes está previsto para o dia 9 de fevereiro de 2.022.

     De acordo com a secretária de Educação, a expectativa para o próximo ano é muito positiva, com as atividades sendo desenvolvidas dentro da normalidade, com segurança e cumprindo, rigorosamente, os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Aliadas a atividades de retomada, recuperação de habilidades não desenvolvidas, avaliações a curto prazo para identificar defasagem de aprendizado, o fortalecimento da parceria com as famílias, estarão sendo organizadas atividades de escutas individuais e coletivas, momentos lúdicos, jogos, músicas e brincadeiras, com o objetivo de proporcionar um ambiente agradável para todos. "A alegria deve estar sempre presente nas unidades escolares e a gente espera um grande ano, de muita colheita e aprendizado para todos nós", finalizou Márcia Gatti.

 

Matrículas e Transferências

     Os pais e responsáveis que não efetuaram a matrícula de seus filhos para o ano letivo de 2.022, durante o Programa de Matrícula Antecipada realizado em outubro, poderão comparecer a uma escola municipal mais próximo de suas casas, visando efetuar o cadastro das crianças.

     Durante o período de recesso escolar e férias escolares, as escolas estarão funcionando das 8h. às 16h. O atendimento para a transferência de alunos será iniciado a partir do dia 3 de janeiro, no mesmo horário.

     Deverão ser matriculadas em 2.022, as crianças que irão completar 4 anos, nascidas entre 01/04/2017 à 31/03/2018 e que irão ingressar na Fase 1 da Educação Infantil. Na Fase 2, serão atendidas as pessoas nascidas entre 01/04/2016 à 31/03/2017, que irão completar 5 anos. Já as crianças nascidas no período de 01/04/2015 à 31/03/2016, que vão completar 6 anos, deverão ser matrículas no 1° ano do Ensino Fundamental.

     Os pais poderão efetuar os cadastros nas escolas municipais, apresentando os documentos originais e cópias da certidão de nascimento e carteira de vacinação do aluno, CPF, RG e comprovante de residência do responsável.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais