A Secretaria da Educação do município confirmou para esta segunda-feira, 7, o início do ano letivo, com o retorno dos professores e equipes pedagógicas e na quarta-feira, 9, presencialmente com os estudantes. Ao todo mais de 16,7 mil alunos deverão estar frequentando os bancos escolares, com a possiblidade de modificação desses números, considerando que em alguns setores ainda estão sendo recebidas matrículas, além dos processos envolvendo as transferências.
Por outro lado, na rede de creches escolas, as atividades foram retomadas na última segunda-feira, com a presença sendo facultativa das crianças, respeitando a vontade dos pais. As unidades estão seguindo, rigorosamente, as normas de segurança sanitária, adotando as medidas recomendadas de acordo com os casos pontuais que surgirem. Nesta sexta-feira foi divulgado um balanço da frequência nessa primeira semana, com mais 6,7 mil alunos, presencialmente, o que representa em torno de 80% da rede.
Diretrizes a observar
Também nesta sexta-feira, a Secretaria de Educação publicou uma resolução, estabelecendo as diretrizes que devem ser observadas por todos profissionais de ensino nesse começo de ano letivo. Na publicação que pode ser consultada pelos profissionais e demais interessados (https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1969-04022022.pdf), página 5, são estipuladas as normas de funcionamento dos serviços da Secretaria Municipal de Educação, bem como as diretrizes para o atendimento aos estudantes durante o ano letivo. Na resolução é reiterada pela Secretaria de Educação, a recomendação de que a vacinação das crianças e adultos deve estar em dia, embora não haja impedimento para a frequência das aulas.
Escola no Jardim Integração
Uma outra decisão tomada pela Prefeitura para este início de ano letivo dos 16.734 estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental será a destinação da Escola ‘Profa. Nair Rocha’, no Jardim Integração, região Oeste de Franca, para o funcionamento em dois períodos, manhã e tarde.
De acordo com a secretária Márcia Gatti, a escola foi transformada em uma EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) e funcionará com 3 classes de manhã e outras 3, à tarde. À noite, a escola continuará funcionando como com unidade do EJA (Educação de Jovens e Adultos), cujas matriculas nesta e em três outras repartições seguem abertas até o próximo dia 22. No mesmo local, a Secretaria de Educação reservou espaço para o funcionamento de duas turmas do Programa Cursinhos Populares, preparatório para estudantes de baixa renda, que desejam prestar vestibular.
A Escola Municipal 'Profa. Nair Rocha' está com matrículas abertas desde a última quinta-feira, para alunos a partir dos 4 anos, para o Ensino Infantil, Fases I e II e 1º ano do Ensino Fundamental. Os pais residentes naquele setor da cidade, especialmente, nas regiões Norte e Oeste, devem procurar o estabelecimento (rua Padre Conrado, 1900, Jardim Integração), das 7h às 17h, levando a documentação da criança e comprovante de endereço. Neste dois dias de inscrições, cerca de 50 crianças haviam sido matriculadas.