O prefeito Gilson de Souza participou na noite de quarta-feira, da cerimônia de entrega de certificados para 76 estudantes do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, formado em sua maioria por homens e mulheres com mais de 60 anos. Ele cumprimentou cada participante pela disposição e decisão tomada, de pelo menos duas vezes por semana deixar o conforto da casa e enfrentar uma sala de aula, aprendendo a ler e a escrever.
Para a diretora Rita Mozeti, do projeto Alfabetização de Jovens e Adultos, o certificado é uma espécie de ‘passaporte’ para continuarem os estudos, aqueles que desejarem é claro, mas significa mais autonomia e liberdade para suas atividades. Exemplificando mencionou algumas situações, que poderão saber qual ônibus tomar, ler uma carta recebida, ler os jornais do dia, olhar e entender o que dizem os anúncios na frente das lojas e tudo mais.
O curso de alfabetização é mantido pela Prefeitura em diversos núcleos da cidade, através da Secretaria da Educação e parceiras com associações comunitárias e outras instituições. As matrículas são recebidas em todo começo de ano e poderão ser feitas nas escolas da Prefeitura mais próximas do bairro onde a pessoa mora. O prefeito em sua saudação final destacou também, a função e dedicação de cada professor, que aliado ao esforço dos alunos fazem do AJA um projeto de cidadania exemplar para a cidade.