A segunda edição, deste ano, do Jornal Literário, produzido pelos alunos das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), por meio do Projeto Salas de Leitura, coordenado pelo Centro Municipal de Formação Continuada da Secretaria de Educação, será apresentada no próximo dia 25, durante uma live, que será transmitida pelo canal do Youtube.
O exemplar deste mês, apresenta uma entrevista com o prefeito Alexandre Ferreira, conduzida por alunos de 3º, 4º e 5º anos da EMEB Professora Olívia Correa Costa, do Jardim Paineiras. Durante o bate-papo, que também teve transmissão ao vivo, Alexandre Ferreira falou sobre suas formações escolar e profissional, o trabalho diário à frente da Prefeitura, o hábito da leitura e respondeu a um 'ping-pong', com perguntas sobre as suas preferências musicais, filme, time preferido, ídolo, cores, comida, lugares, hobby, dentre outros. Esta edição apresenta ainda matérias sobre o Mês das Crianças, reportagens, indicações literarárias e filmes por alunos, passatempos e desafios, carta ao leitor, dentre outros.
A live de apresentação da 2ª edição do Jornal Literário será no dia 25, deste mês, às 19h e contará com a participação do prefeito Alexandre Ferreira, Márcia Gatti, secretária de Educação, coordenadoras e professoras responsáveis pelo projeto, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube, do Centro de Formação Continuada - https://www.youtube.com/channel/UCTHzyuDbTpc1uD7wtpNOLrg .
Atualmente, 40 escolas municipais contam com as Salas de Leitura, com a atuação de 53 professores.
Márcia Gatti, secretária de Educação, ressaltou a importância desse trabalho com as crianças, que têm acesso a vários gêneros textuais presentes no jornal, incluindo a entrevista, onde os próprios alunos elaboram a pauta, artigos, charges, cruzadinhas, o que possibilita o aperfeiçoamento da comunicação oral e conhecimento. "É um grande incentivo a leitura e a produção de textos. Todo o conteúdo do jornal é trabalhado em sala de aula, agregando conhecimentos, ampliando o vocabulário dos participantes", comentou a secretária, que foi entrevistada na primeira edição.