A Secretaria Municipal da Educação nesse período atípico em que escolas e creches estão com suas atividades presenciais suspensas, em decorrência da pandemia da Covid-19, trabalha com suas equipes técnicas buscando alternativas de fazer com que o interesse pelo aprender não pare. Nesse sentido os educadores trabalham para atender toda a comunidade escolar, envolvendo pais, tios, avós e os estudantes, em todas as suas multiplicidades, administrativas, pedagógicas e sócio emocionais.
Para aquele cidadão que houve orientações diárias de ‘fique em casa, use máscaras, lave as mãos’, pode passar despercebido o que está ocorrendo nas unidades de ensino, onde as atividades administrativas, com os cuidados recomendados, seguem normais. A Secretaria da Educação relata que desde a suspensão presencial das atividades escolares foram preparados materiais pedagógicos em tempo recorde para cada ano escolar.
O diálogo foi um dos fatores marcantes, onde cada escola com sua equipe se empenhou para imprimir o material, comunicar aos pais com as mais diversas estratégias, carro de som, telefonemas, grupos de Facebook e WhatsApp garantindo que todos os alunos recebessem a apostila de atividades para o mês de abril.
Direitos de aprendizagem
O objetivo maior sempre foi e continua sendo, de garantir os direitos de aprendizagem dos nossos alunos. Nesse período também foram entregues mais de 8,mil kits alimentares com as mesmas estratégias de logística e cuidados com a segurança e medidas de proteção de acordo com a OMS.
Ainda no mês passado a Secretaria da Educação elaborou uma normativa/documento de acompanho pedagógico, afim de identificar todos os alunos que buscaram o material, bem como uma estratégia de rotina pedagógica entre a escola e o aluno. Nele foram identificadas a quantidade de apostilas entregues, a porcentagem de alunos com acesso as ferramentas digitais e foi possível observar que o bom e velho papel é o instrumento mais democrático! Por isso, “Plantem árvores”, pois é delas que sai essa preciosa matéria prima.
Durante este mês de a equipe da Secretaria da Educação antecipou a avaliação, dentro de um calendário prático e funcional. Primeiro elaborando a avaliação de acordo com a apostila 01 para todos os alunos de todos os seguimentos, com a estruturação de um cronograma de ações da seguinte forma:
- Semana de 04 de maio- férias para os profissionais das escolas.
- Estruturação administrativa com a elaboração e publicação de resoluções no D.O
- Semana de 11 de maio- encaminhamento da apostila 02 para impressão.
- Reunião de alinhamento para as orientações pedagógicas e administrativas de retorno das férias
- Publicação de resoluções; entrega de kits alimentares nas escolas; encaminhamento das avaliações dos alunos para revisão dos diretores; reunião de acolhimento e orientações pedagógicas com gestores escolares e a impressão das avaliações dos alunos nas escolas após a revisão da equipe escolar e técnicos das SME.
Por fim ocorreu a reunião das equipes escolares para apresentação do cronograma de atividades, considerando o cenário atual da educação com atendimento remoto, tudo levando em consideração os direitos de aprendizagem e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).