O projeto ‘Ciência Móvel’, da secretaria da Educação e vinculado ao Centro de Difusão Científica, está de volta das escolas da cidade, estreitando e facilitando o acesso ao conhecimento científico e práticas inovadoras. Um dos objetivos é estimular a busca pelo conhecimento científico com eventos culturais, exposições, feiras e museu itinerante aos alunos de todas as escolas.
O projeto que já ocorre a alguns anos tem a sua base no Colégio Champagnat, onde funciona o Centro de Difusão Científica. Ali são organizados eventos periódicos, com visitas monitoradas de estudantes e professores aos equipamentos e encontros no Observatório Astronômico, com sessões de visualizações durante à noite.
O objetivo do projeto é permitir a interação e dinâmica dos alunos com os experimentos, se inteirando através de histórias e explicação sobre os equipamentos instalados na carreta. Nesta quarta-feira (25), a escola que recebeu a equipe, que conta com profissionais e professores da área como física, química, biologia e matemática, foi a Adalgisa de São José Gualtieri, na Vila Marta, na região Sul.
O mais interessante da carreta é que em todos os anos o tema se modifica, "este ano o assunto é relacionado a energia e toda sua história’, permanecendo até o mês de agosto", destaca Rosemary Pelizaro da Silveira. O tempo em que a eles circulam pelas escolas é de fevereiro a dezembro. A carreta e todos que participam, sai do local de instalação, o Colégio Champagnat, por volta das 6h30, indo em direção à escola que é decidida durante a semana.
A exibição dos conteúdos e suas finalidades geralmente ocorre a partir das 8 h em cada local. Um dos diferenciais é que eles montam o cronograma com a própria escola, modificando e variando de local para local. A escola da semana que vem ainda não foi divulgada, mas nos próximos dias será conhecida. Mais informações e dúvidas à respeito do Ciência Móvel, no tel. 3711-9320.