Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Formatura da EJA tem aluna oradora de 85 anos

Tamanho da letra:

 Oradora original

           Com o auditório da Secretaria de Educação lotado, cerca de 130 estudantes do Projeto 'Educação de Jovens e Adultos' (EJA), mantido pela Prefeitura, receberam os certificados na noite da última segunda-feira.
      Além dos estudantes do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) receberam os diplomas cerca de 90 alunos das demais unidades, que oferecem o ensino semipresencial, as Escolas ‘Prof. José Mário Faleiros’, do Jardim Aeroporto 3; “Prof. Antônio Sicchierolli’, no Jardim América e ‘Profa. Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor. Uma parceria firmada da Prefeitura com o Senai, possibilita aos estudantes dos cursos semipresenciais, a participação em especializações técnicas, inclusive com o fornecimento do transporte.
      A cerimônia contou com apresentação da Orquestra do Senai/Franca, sob a regência do maestro Rafael do Reis Silva, que antecedeu a entrega dos diplomas. O destaque foi para a oradora da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II e 4º termo do Ensino Médio,  Edith Carrijo Tasso, de 85 anos.
      Amparada pelo filho Alexandre Carrijo, emocionou o público com seu exemplo de perseverança, disposição e otimismo. Edith conclui o ciclo de aprendizado no CESUM (Centro de Supletivo à Distância), unidade que conta hoje com cerca de 2 mil alunos matriculados, que funciona no Colégio Champagnat. Na cerimônia de formatura, 128 alunos dos níveis Médio e Fundamental eram oriundos do Centro de Aprendizado, onde os estudantes fazem a opção pelas disciplinas, conforme a ordem da grade curricular, retiram o material, estudam em casa e quando se sentem aptos vão a escola e realizam as avaliações.
      Nascida em Ibiraci, Edith Carrijo Tasso é viúva do pintor Hélio Tasso, falecido em 2018,  mãe de 6 filhos, 12 netos e 4 bisnetos. Ela disse ter vivido um dos momentos mais felizes da sua vida, ao receber o certificado de conclusão do curso do Ensino Fundamental, agradecendo aos colegas por terem a escolhido como oradora da turma. Incentivada pela nora e o filho procurou a EJA em 2020 e não parou mais de estudar.
      Edith quis preencher o seu tempo e aprimorar o seu aprendizado, paralisado no terceiro ano primário de uma escola rural, onde residia quando criança. Enalteceu a paciência e dedicação dos professores, que muito ajudaram na elucidação das dúvidas.
      O material didático era levado em sua casa na Vila Flores, pelo filho, onde estudava e com dedicação concluiu o curso, o que a deixou feliz e grata a todos que a ajudaram.
Matrículas abertas
      A diretora do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) ‘Profa. Climene Rebelo Novelino’, Leandra Fernandes de Oliveira, relata que as matrículas podem ser feitas o ano todo, contando com uma equipe de educadores aptos a oferecerem todo o suporte para os estudantes em suas dúvidas. A metodologia  é prática e objetiva, permitindo ao aluno completar o seu ciclo de aprendizado em tempo recorde e sem sair de casa, comparecendo apenas para os exames. Todo o material didático é fornecido gratuitamente. A unidade fica no Colégio Champagnat (Av Champagnat, 1808, Centro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas.
      Nas demais escolas também estão abertas as inscrições para o Programa de Matrícula Antecipada – Ano 2024, para os Ensinos Fundamental e Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos - presencial e semipresencial) até o dia 31 de janeiro de 2024.
      As adesões para o Ensino Presencial podem ser feitas na secretaria das próprias escolas: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli, no Jardim América; Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros, no Aeroporto 3 e Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa, no Jardim Redentor, das 14 às 20 horas.
      No ato da matrícula, os interessados e responsáveis pelo aluno menor de 18 anos deverão apresentar cópias e original do CPF, RG; cópia de um comprovante de endereço com CEP; cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; cópia da Certidão de Nascimento dos filhos; Declaração de trabalho; Comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
      Para o Ensino Fundamental - Anos Finais, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a idade mínima exigida será de 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio. As matrículas para o Ensino Médio atenderão aos critérios do Novo Ensino Médio. No ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência de que concluirá o Ensino Médio em dois anos.
 

Formatura EJA original

 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais