Email  

Educação

Educação divulga resultado final de reavaliação do Bolsa Medicina

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação divulgou nesta quarta-feira, 31, o edital contendo o resultado final do processo de reavaliação anual dos estudantes incluídos no Programa 'Bolsa Medicina', no ano de 2.021. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial' - https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2113-31082022.pdf . Os três universitários permanecerão no programa, por atenderem as condicionalidades estabelecidas na legislação. A reavaliação é uma etapa obrigatória para a permanência dos estudantes bolsistas nos programas e deve ser feita, independente do aluno estar cursando o último semestre do curso, a fim de continuar como beneficiário da bolsa até o final do ano letivo. 
     Durante a reavaliação, os beneficiários do programa efetuaram o preenchimento de formulário e entregaram a documentação solicitada no edital, atendendo a legislação vigente que regulamenta o Programa 'Bolsa Medicina'.
 
Bolsa Universidade
     A Secretaria de Educação informou que o processo de reavaliação dos estudantes contemplados pelo Programa 'Bolsa Universidade', incluídos nos anos de 2.018 a 2.021, está em andamento, na fase de análise da documentação e informações apresentadas pelos bolsistas.
     Dos 269 estudantes atendidos pelo programa, 9 alunos deixaram de apresentar a documentação solicitada no prazo estabelecido e foram desclassificados do processo, restando 260 pessoas para a reavaliação.
     A estimativa da equipe de assistentes sociais da Secretaria de Educação é que o resultado final da reavalização do Programa 'Bolsa Universidade', seja divulgado no início de outubro, onde os interessados deverão acessar o site da Prefeitura para consultarem o resultado. 

Educação inicia comemorações da Semana da Pátria

 brasil
     A Secretaria de Educação programou para esta quinta-feira, 1º de setembro, a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, na Concha Acústica da Praça Nossa Senhora da Conceição.
    O evento marcado para às 9h, contará com o hasteamento do Pavilhão Nacional pelo prefeito Alexandre Ferreira, ao lado de autoridades civis, militares, alunos e professores, ao som do Hino Nacional, que será apresentado pelos alunos do Coral Infantil da Prefeitura, que tem na regência, o professor de Educação Musical, Miquéias Castro.
     A cerimônia aberta a toda a população inicia as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que serão encerradas com o tradicional desfile de 7 de setembro, na avenida Presidente Vargas.  
    Segundo a Secretaria de Educação, para o desfile cívico, que tem início, às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Franca, estarão participando cerca de 31 entidades, dentre corporações como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Civil, instituições, escolas e clubes de serviços. 
    A concentração dos participantes ocorrerá nas imediações da Escola Estadual ‘João Marciano de Almeida’, onde os responsáveis deverão estar posicionados a partir das 7h30. "Quero convidar a toda a população para participar conosco desta programação, para comemorarmos, resgatarmos o civismo e o orgulho de ser brasileiro", declarou a secretária de Educação, Márcia Gatti.

Biblioteca Central recebe evento de lançamento de livro infantojuvenil

Vanessa 
     A Biblioteca Municipal 'Dr. Américo Maciel de Castro Júnior' vai sediar na próxima sexta-feira, 2, às 14h, o evento de lançamento do livro infantojuvenil 'A Ordem do dragão - Viagem a Tarczal', da escritora francana Vanessa Maranha, em parceria com a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). A cerimônia vai contar com a presença de estudantes da cidade e é aberta para a população. 
     O livro indicado para a faixa etária de 9 a 13 anos, apresenta a história do menino João, de 12 anos, irmão gêmeo de Tina, que começa a sonhar com dragões. O pai leva os irmãos ao húngaro Dr.Kovács, catedrático em Mitologia Eslava e Língua Magiar. No encontro, eles descobrem que são “draculeas”, fazem parte da Ordem do Dragão, uma corporação da Europa, no século XV. Os irmãos viajam a Tarczal, terra mágica onde vive Iugra, o bom dragão e Roderick, o mau. Os irmãos viverão muitas aventuras nesse local. Terão de encarar sacis, cucas, duendes, elementais, medusas, flores dançantes, seres engarrafados etc. para fazerem conexão com a sua origem. Um livro cheio de magia e aventuras que continua em “O Resgate em Meteora”.
      A obra, editada pela Telucazu Edições e ilustrada por Alessandro Fonseca, integra um projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de SP) e durante o evento, a escritora irá interagir com o público, após a leitura de um capítulo da obra. Na oportunidade, será feita a doação de exemplares do livro para o acervo da biblioteca municipal e também para as bibliotecas de cada escola participante. “A ideia é fomentar e estimular a leitura junto ao público jovem e infantil, bem como humanizar a figura do escritor trazendo-o para junto dos participantes, de forma interativa”, explica Vanessa Maranha. 
      Com uma vasta produção ficcional de romances e contos para o público adulto, este é o primeiro livro infantojuvenil lançado pela escritora Vanessa Maranha, que também é psicóloga, pós-graduada em Psicanálise, em Avaliação Psicológica e também em Neurociência, pela PUC -PR. Em 2020, a autora foi contemplada com o Prêmio Proac por Histórico em Realização Literária, do Governo do Estado de SP, pelo qual lançará, ainda neste ano, o livro “Estigma”, um volume de contos premiados avulsamente e/ou publicados em revistas culturais. Participa do projeto “Eu Faço Cultura”, do Ministério do Turismo e da Caixa Seguradora, que envia seus livros para todos os estados do Brasil.
      A Biblioteca Municipal 'Dr. Américo Maciel de Castro Jr' fica no Colégio Champagnat (Av. Champagnat, 1808, centro).

Educação começa com Arte na Escola no Jardim Paraty

 ESCOLA ARGILA
     A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, com um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, da EMEB ‘Profa. Maria Antônia Stevanato’, no Jardim Paraty, o projeto de ensino de arte nas unidades municipais. Para a execução desse trabalho, a Prefeitura contratou 27 professores de Arte, aprovados em concurso público, que estão atuando nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
    Estão sendo atendidos, atualmente, 3.043 alunos de 4 e 5 anos, em 150 salas de aula das Fases I e II e 11.949 estudantes de 1º ao 5º ano, em 535 unidades, que têm aulas semanais de arte. A tendência, conforme projeção da Secretaria de Educação é que, em breve, todos os alunos da rede sejam atendidos por profissionais especialistas na área. São educadores habilitados em Educação Artística (Peb II), com especialização nesse tipo de ensino, ensinando e compartilhando técnicas de forma a despertar a criatividade de cada estudante.
     É sabido que a arte tem um importante papel no desenvolvimento humano, sendo que, por meio dela, a pessoa pode, através das mais diferentes técnicas e linguagens, exteriorizar e materializar seus pensamentos, emoções e sentimentos. 
     Na manhã desta quinta-feira, a professora Natália Ricci Maia ministrou uma aula com o uso de argila e os múltiplos recursos que o material oferece. Segundo ela, a recepção dos alunos foi boa, saindo da rotina da sala de aula, explorando a criatividade. Ana Cláudia Bazon Pereira, da mesma escola, disse que a introdução da arte ajuda na concentração e no desenvolvimento da coordenação motora, até mesmo no traçado da letra cursiva, melhora o processo de aprendizado.
     As crianças, Otávio Martins Molly e Paula Cardoso Oliveira Naves, afirmaram ter gostado muito da experiência. Otávio disse que, antes não tinha isso e vai poder produzir peças a partir da imaginação, desenhar melhor com as dicas dadas pela professora. Já Paula Cardoso afirmou ter em mente, desenhar com argila muitos objetos, mas o que lhe inspirou nesse primeiro dia de aula foi montar um vulcão. Observou que  a criatividade vem com o passar dos dias e novas aulas, conhecendo outras técnicas e tipos de fazer arte. 
     No âmbito educacional e pedagógico, pontuou a secretária municipal de Educação, Márcia Gatti, a arte sempre teve um papel fundamental na vida dos estudantes, pois desperta e estimula o processo de criação e reflexão com a utilização de  diferentes linguagens. Sempre lembrando que todas essas ações são fundamentadas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e pelo Currículo Paulista. Além disso, a Arte favorece os aprendizados e conhecimentos proporcionados por outros Componentes Curriculares, como a Língua Portuguesa e a Matemática, por meio da interdisciplinaridade.
     O que se viu nesse meio de semana na unidade de ensino do Jardim Paraty, passará a ser vivenciado e compartilhado com outros alunos da rede pública municipal, com outras expressões artísticas e o grupo de educadores incumbidos da condução desse processo.

Prefeitura entrega ampliação da Creche-Escola ‘Verde e Água’

 DSC 7240
     A Prefeitura programou para a tarde desta quinta-feira, 25, a entrega das obras de ampliação da Creche-Escola ‘Verde e Água’, que leva o nome do Professor Vicente  de Paula Latorraca, que fica localizada entre os bairros Esplanada Primo Meneghetti e Jardim Ângela Rosa. O equipamento atende crianças a partir dos 4 meses de vida e com as duas novas salas concluídas, terá condições de aumentar a oferta de vagas, podendo atender até 100 crianças, nos dois períodos.
     Além dessa ampliação, outras três unidades nos mesmos padrões receberam melhorias, uma das quais já concluída e entregue no último dia 17, no Residencial Peres Elias (‘Professora Fernanda Antoneli). A outra está programada para o final do mês, que é o Centro de Convivência ‘Estrela de Davi’, no bairro Franca Polo Clube.
 
 
As obras
     Localizada na avenida Chafic Facuri, 3501, a Creche-Escola ‘Verde e Água’ foi ampliada, conforme o projeto que integra o módulo, com duas salas de aulas e demais dependências, no padrão do Proinfância B.
    O ato de entrega, programado para às 15h, irá contar com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, da secretária de Educação, Márcia Gatti, coordenadores e dirigentes da instituição e familiares das crianças, que são atendidas. Com a ampliação, a creche passará a atender 236 crianças. 
     O módulo da ampliação é composto, além das duas novas salas de aula, como prolongamento do bloco pedagógico, de dois sanitários infantis, feminino e masculino; uma área de circulação e o solário, perfazendo um total de 116 metros quadrados de construção e 158 metros quadrados de área ocupada. O investimento feito foi da ordem de R$ 507,8 mil.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais