Email  

Educação

Educação divulga classificação final do Programa Bolsa Medicina

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação divulgou nesta quinta-feira, 30, o edital de classificação final dos candidatos ao Programa 'Bolsa Medicina Municipal',  que poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial do Município', no endereço https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2069-30062022.pdf .
     O documento apresenta os três estudantes habilitados no processo seletivo do programa, por ordem alfabética e a lista de suplentes, de acordo com a classificação, com vigência até dezembro deste ano. 
    O edital estabelece ainda que os novos beneficiários do programa, deverão comparecer no próximo dia 5 de julho, às 8h, na sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), apresentando o Documento de Identidade (RG); número de conta corrente ou poupança em nome do estudante, caso tenham, além de papel e caneta para anotações. A ausência dos interessados no dia e horário estabelecidos poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 380, de 27 de abril de 2022.
     Foram oferecidas 3 novas vagas, tendo em vista que o Programa 'Bolsa Medicina' foi ampliado, de acordo com a Lei Complementar nº 380, sendo uma bolsa com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades serão divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno. Os estudantes contemplados receberão os valores retroativos a janeiro deste ano.
 

Crianças da rede municipal recebem assistência pediátrica

 IMG 6490
     A Prefeitura de Franca está empenhada em melhorar a assistência médica destinada aos alunos da rede municipal, que apresentam algum tipo de deficiência de aprendizado. Por meio de ações conjuntas das Secretarias de Educação e Saúde, cerca de 200 crianças, previamente, avaliadas nas unidades de ensino, começaram a ser assistidas por uma médica Pediatra, no Núcleo de Atendimento à Infância e a Adolescência (NAIA), instalado no Centro de Saúde.
     Em média, grupos de 30 crianças por dia, acompanhadas pelos seus pais, estarão recebendo os atendimentos agendados até o próximo dia 7 de julho, quando serão encerradas as aulas do primeiro semestre do ano letivo. São alunos com até 12 anos de idade, cujos nomes são relacionados a partir de uma avaliação prévia feita pelas equipes pedagógicas de cada escola da rede municipal.
     A Secretaria de Saúde destaca a importância desse acompanhamento, seguido da avaliação pediátrica, que visa identificar nas crianças possíveis distúrbios, que estão comprometendo seu processo de aprendizado e direcionar para o tratamento adequado.
     As equipes pedagógicas das unidades de ensino estão orientadas sobre como realizar a triagem prévia dos estudantes, elaborando um relatório que é encaminhado para a avaliação da médica Pediatra no ato da consulta. Os pais também são informados da situação da criança e sobre levá-las no Núcleo de Atendimento.
     De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, trata-se de uma assistência preventiva para identificar eventuais problemas que os estudantes estejam enfrentando e disponibilizar o tratamento adequado. A articulação com a Secretaria de Saúde, disponibilizando um espaço e profissional para o atendimento, facilita o acesso a consulta com a Pediatra.
     A médica, de acordo com cada situação, faz os encaminhamentos para um especialista, inclusive do próprio núcleo, com psicólogos, psiquiatras, entre outros. Até a próxima semana, serão concluídos os atendimentos dessas primeiras 200 crianças, com previsão de continuidade na retomada das aulas no segundo semestre, após o recesso, cumprindo os mesmos protocolos.

Educação realiza segunda etapa do Festival de Atletismo

 IMG 6096
     A Secretaria de Educação promove nesta quinta-feira, 30 e na sexta-feira, dia 1º de julho, a segunda etapa do 14º Festival de Atletismo, um evento que objetiva difundir essa modalidade esportiva e atrair novos participantes das escolas municipais dos 5ºs anos. O evento está programado para ser realizado na pista de atletismo do Complexo Poliesportivo, onde a primeira etapa ocorreu na semana passada, nos dias 21 e 22.
     Mais de 1,2 mil estudantes devem participar das provas demonstrativas, sem caráter competitivo. Será uma forma de exercitarem e demonstrarem suas habilidades, a partir das orientações recebidas pelos professores de Educação Física. Os grupos estarão participando das provas a partir das 8h e 13h,  de 60 metros com e sem barreiras, corrida de revezamento 4x24, saltos em altura e em distância, além de arremesso de peso e lançamento do dardo.
     O Festival é uma ação do Projeto 'Atletismo na Escola' desenvolvido durante as aulas pela equipe de professores da Educação Física Escolar, com os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal. O projeto possibilita que o aluno conheça, por meio de vídeos e notícias, a história da modalidade e de seus atletas mais famosos, as provas que compõem esse esporte, discutir sobre a evolução da capacidade física e dos implementos ao longo dos anos e,  principalmente, vivenciam através de jogos pré-desportivos os conhecimentos da temática em questão. 
     Na primeira semana foram recebidos em torno de 1.200 alunos, que participaram das provas programadas. De caráter lúdico, nesse festival, os estudantes terão contato com um ambiente oficial de provas, passando o dia bem divertido e de muito aprendizado, junto com os amigos de sala, professores e equipe, desfrutando de conhecimento e alegria. Um dia de vivências entre as escolas municipais, através do esporte escolar.

Educação aplica Avaliações Diagnósticas nesta semana

 DSC 3696
     Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos) da rede municipal de ensino serão submetidos nesta semana, as Avaliações de Acompanhamento do Processo nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. 
     Segundo a Secretaria de Educação, estarão participando das provas, 12.550 alunos, cujo principal objetivo é verificar os níveis de aprendizagem dos estudantes, comparados aos resultados que eles obtiveram na Avaliações Diagnósticas aplicadas no inicio do ano letivo.  Os resultados das Avaliações de Acompanhamento do Processo servirão para constatar quais habilidades vêm sendo construídas e quais ações precisam ser aperfeiçoadas. Serão utilizados para o replanejamento das situações didáticas para o segundo semestre,  das ações pedagógicas e de forma a mobilizar a aquisição de procedimentos, atitudes e conceitos necessários para o avanço no domínio das habilidades,  principalmente às relacionadas aos processos de recomposição das aprendizagens.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que as avaliações foram elaboradas por profissionais da área pedagógica da secretaria, tendo em vista as habilidades do Currículo Paulista previstas no Plano de Ação - Mapas de Foco – 2022.
     De acordo com ela, esse trabalho possibilita ao professor reunir dados quantitativos de sua turma, organizados por níveis de desempenho escolar. Portanto, é possível obter resultados gerais de cada classe, de cada ano escolar, de cada escola e, assim, de toda a rede municipal. Para os estudantes da Educação Especial serão realizadas avaliações adaptadas elaboradas pela Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da secretaria, com base nas próprias Avaliações Diagnósticas de Acompanhamento.
     Márcia Gatti ressaltou que essas avaliações são aplicadas em três momentos durante o ano letivo, logo após o início das aulas, antes dos recessos de julho e ao final do ano letivo.

Educação recebe novas merendeiras e apresenta cardápio especial

 IMG 6081
     A Secretaria de Educação confirmou que as 34 novas serventes de merendeira, recentemente, contratadas após aprovação no último concurso público realizado neste ano, já estão atuando nas escolas municipais.
   Nesta semana, as novas servidoras passaram por um treinamento teórico e prático no Setor de Alimentação Escolar, acompanhado pelo prefeito Alexandre Ferreira e a secretária de Educação, Márcia Gatti, onde receberam orientações sobre a manipulação correta de alimentos e o preparo dos cardápios da merenda escolar.
     Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras. 
     Outra novidade destacada pela secretaria é a inclusão de um cardápio especial na merenda neste mês de junho (considerado o mês das festas juninas) e início do inverno, com pratos quentes para que os alunos se alimentem bem durante a estação de temperaturas mais amenas.
     Durante as refeições, além dos alimentos que já compõem a merenda, como achocolatados, pães, bolachas, frutas, galinhada, arroz, saladas e macarronada, estão sendo servidos sopa de legumes com carne moída e caldo de feijão, polenta de fubá com carne moída, canja de frango com legumes, arroz com purê de batata e carne moída, sem contar os pratos típicos da época, como arroz doce e pipoca. Além das frutas banana e maçã, também foi incluída a mexerica no cardápio.
     Cleunice Bernardes, chefe do Setor de Nutrição da Seção de Merenda Escolar, destacou que os alimentos servidos nas escolas compõem cardápios balanceados e que garantem as necessidades nutricionais recomendadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação para os estudantes matriculados nas escolas de períodos parcial ou integral na cidade.
     A nutricionista ressaltou que desde o ano passado, a merenda escolar recebeu novos alimentos, sem contar a implantação de cardápios com dietas especiais para o atendimento aos alunos que possuem restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. 
     Já para as creches parceiras, os cardápios são elaborados por faixa etária, atendendo as crianças com idade a partir dos 4 meses. Outro destaque importante é a oferta de fórmulas infantis para as crianças, com idade até 2 anos, que se aproximam ao leite materno para os alunos, que apresentam intolerância ou alergia a proteína do leite de vaca e a lactose.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, enfatizou que a definição dos  cardápios nas unidades escolares é importante para que os alunos e responsáveis conheçam os alimentos que estão sendo servidos, diariamente. A inclusão de novos alimentos é importante para proporcionar uma refeição balanceada, segura e nutricionalmente adequada para os estudantes, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis pelas famílias.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais