Email  

Educação

Biblioteca selecionada para sediar capacitações

     A Biblioteca Pública Municipal ‘Dr. Américo Maciel de Castro Jr’, instalada no prédio do antigo Champagnat, acaba de ser selecionada para sediar as capacitações presenciais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em 2018. É uma conquista importante, porque representa o reconhecimento ao trabalho consistente feito pela unidade, que avalia movimentação de público, com empréstimos e eventos frequentes abertos ao público de estimulo a prática da leitura.

     Os municípios de todo o Estado geralmente participam. No total concorreram, através do edital publicado em 17 de janeiro deste ano, um total de 75 Bibliotecas Públicas que se inscreveram para as 18 vagas onde foram avaliadas considerando os critérios de seleção. Estar entre as 18 selecionadas é motivo de satisfação, disse a diretora e bibliotecária do município, Clemência Aparecida Canoas de Andrade, pois premia as ações que tem sido desenvolvidas.

     As oficinas e capacitações ocorrerão neste e no segundo semestre, em datas a serem confirmadas oportunamente pelo programa SP Leitura, onde o município-sede oferece sua estrutura de recepção, inscrições, local para as atividades e a divulgação. Confira a relação das 18 Bibliotecas selecionadas:

1. Araraquara - BPM Mário de Andrade

2. Birigui - BPM Dr. Nilo Peçanha

3. Franca - BPM Dr. Américo Maciel de Castro Júnior

4. Garça - BPM Dr. Rafael Paes de Barros

5. Itapetininga - BPM Dr. Júlio Prestes de Albuquerque

6. Jundiaí - BPM Prof. Nelson Foot

7. Lençóis Paulista - BPM Orígenes Lessa

8. Limeira - BPM Prof. João de Sousa Ferraz

9. Marília - BPM João Mesquita Valença

10. Presidente Prudente - BPM Dr. Abelardo de Cerqueira César

11. Rio Claro - BPM Dr. Maria Victória Alem Jorge

12. Santos - BPM de Artes Cândido Portinari

13. São Bernardo do Campo - BPM Monteiro Lobato

14. São José dos Campos - BPM Cassiano Ricardo

15. São Paulo - Biblioteca de São Paulo

16. Sertãozinho - BPM Dr. Antônio Furlan Júnior

17. Sorocaba - BPM Jorge Guilherme Senger

18. Votuporanga - BPM Castro Alves

Reunião de trabalho sobre Município Verde Azul

      Está marcado para a próxima segunda-feira, às 9 h, na secretaria municipal da Educação (Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550 Parque Francal), uma reunião de trabalho convocada pelo Centro de Referência de Educação Ambiental. Deverão participar todos os membros das respectivas secretarias municipais indicados como representantes no programa Município Verde Azul.

     Considerando que o Programa Município Verde Azul (PMVA) na busca dos seus eixo tem a necessidade da integração e cooperação entre as Secretarias Municipais, bem como outros órgãos afins, nesse encontro um dos objetivos é alinhar compromissos e datas. Deve ser montado uma agenda com as informações prestadas, validade e legalidade dos documentos.

     Também serão recebidas sugestões e avaliados entraves vivenciados no trabalho com as ações/ soluções; com apresentação dos membros que não compareceram à reunião do dia 12 último, bem como toda a dinâmica de trabalho e respectivamente o de cada Secretaria.

     A coordenadora do Centro de Referência reforça que as faltas as reuniões devem ser justificadas por e-mail com a coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O esforço será feito com a participação de todos no sentido de conjuntamente, organizarem atividades pontuais que serão desenvolvidas, sempre em sintonia com as condições pré-estabelecidas pela secretaria Estadual do Meio Ambiente, a quem o programa é vinculado.

     Mais informações com Mônica Haddad, no tel. 9 99691474

 

Educação de Jovens e Adultos com mais de 3,3 mil alunos

 

     O projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantido pela Prefeitura de Franca, através de sua secretaria municipal da Educação está atendendo neste começo de ano mais de 3,3 mil estudantes, num formato diferenciado e voltado ao aprendizado abreviado. Somam-se os sistemas presencial e semi-presencial e cursinho.

     Do EJA as aulas são oferecidas em 4 unidades de ensino mantidas em regiões diferentes, uma no Jardim Integração (Oeste), outra no Jardim Integração (Norte), Jardim América (próximo ao Terminal Rodoviário) e a quarta no Jardim Aeroporto 3 (Sul). Ao todo são 46 classes, o equivalente ao mesmo número do ano passado, com a oferta média por semana de 1.502 aulas.

     As informações constam de relatório encaminhado ao secretário de Administração e Recursos Humanos, Alberto Cordero Donha. No ensino fundamental estão matriculados 558 estudantes e no médio 1.038. Somando-se a estes números tem o Ensino Semi Presencial, com 408 estudantes atendidos e outros 120 cadastrados no sistema SED, sistema escolar digital.

     No ensino médio são 944 estudantes, dos quais 180 fazendo seus estudos pelo sistema digital., perfazendo assim, 1.652 alunos atendidos. Para essa modalidade de ensino, oferecida via Centro de Supletivo a Distância, sediado na Av. Champagnat, 1808, as matriculas são recebidas o ano inteiro (intermitentes) e gratuitas. Basta o aluno com interesse, optar pela disciplina desejada e se matricular.

Cursinho Popular

     No projeto Cursinho Popular, cujas aulas começaram essa semana, duas salas são mantidas no Champagnat, atendendo 103 estudantes. Assim, contabilizando o ensino de jovens e adultos presenciais, semi-presenciais e Cursinho, relata o diretor José Aurélio da Silva, a Prefeitura está atendendo este ano 3.351 estudantes. Uma oportunidade que não é comum nas redes públicas e que deve ser aproveitada ao máximo por quem não teve a oportunidade de fazer seus estudos no tempo certo.

     Maiores informações no tel. 3711-9226.

 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais