Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Parceria entre Prefeitura e SENAI garante qualificação profissional a estudantes da EJA

Tamanho da letra:
 pexels fauxels 3184317
     Com a implantação da lei federal 13.415/2017, que institui o Novo Ensino Médio, no país, que começou a ser implementado de forma gradual a partir deste ano, Franca é a primeira cidade do Estado de São Paulo, a firmar parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a realização do curso de qualificação profissional para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
    O Novo Ensino Médio traz um modelo de aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento, que possibilitam que os alunos escolham itinerários formativos, de acordo com áreas de seu interesse, projetos de vida e de carreira.
     Em Franca, 55 estudantes do 2º Ano do Ensino Médio da EJA, oferecido pela Secretaria de Educação, iniciaram no último dia 3, deste mês, o Curso de Qualificação Profissional Auxiliar Administrativo e Competências Tecnológicas EJA, ministrado pelo SENAI. O curso objetiva o desenvolvimento de competências para o auxílio nos trabalhos pertinentes às áreas administrativas das organizações, nos setores financeiro, contabilidade, logística, recursos humanos, marketing e comercial de acordo com a legislação, procedimentos internos, normas ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
    Durante às aulas, que são ministradas às quartas-feiras, no horário das 19h às 22h40, na sede do SENAI, totalmente gratuitas, onde a Prefeitura oferece o transporte para os participantes, os estudantes também estarão recebendo informações sobre o atendimento ao cliente presencialmente, ao telefone e por escrito, seguindo orientações ou procedimentos, padrões de qualidade e ética adequados ao ambiente de trabalho, além de técnicas de liderança, produtividade e administração dos conflitos nas relações de trabalho, utilizando os programas de informática Word, Powerpoint e o Excel Básico.
     O curso terá duração de 1 ano e meio, ou seja, três semestres e foi criado, especialmente, para atender a demanda da EJA, com os objetivos específicos para o cumprimento da lei do Novo Ensino Médio e a meta do Plano Municipal de Educação. O investimento total feito pela Prefeitura para a realização do curso será de R$ 121.200,00.
Rosemary Pelizzaro da Silveira, chefe do Setor EJA/AJA, ressaltou que no ato da matrícula foram oferecidos dois itinerários (Itinerário Formativo Qualificação Profissional ou Itinerário de Linguagens), onde o aluno pode optar qual gostaria de participar.  
     Segundo ela, a meta de oferecer a profissionalização para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, sempre fez parte do Plano Municipal de Educação, porém está sendo implantada agora, o que representa uma grande inovação para o ensino municipal. "Para atender a lei do Novo Ensino Médio, nós conseguimos compor um curso totalmente voltado para a EJA, pensando na demanda da necessidade de vagas pelas empresas que, muitas vezes, oferecem a oportunidade de trabalho, mas não contam com a qualificação profissional", explicou. 
     Walter Ferreira, coordenador de relacionamento do SENAI / Franca, comentou que além da formação do ensino regular, os estudantes estão tendo a oportunidade de se capacitarem também para o mercado de trabalho, num segmento bastante extenso, com atendimentos administrativos e de informática, ampliando as suas futuras áreas de atuação. 
      Ao final dos cursos, o aluno receberá, dois certificados, o do Ensino Médio Regular e também o do curso técnico ou profissionalizante que participou.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais