Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prefeitura amplia atendimento pedagógico a estudantes da Educação Especial

Tamanho da letra:
 IMG 3084
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti e educadores, visitou na manhã desta quinta-feira, 9, a EMEB Profª Sueli Contini Marques, no Jardim Tropical para acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a Sala de Recurso Multifuncional, destinados aos estudantes da Educação Especial.
      Atualmente, a estrutura da Rede Municipal de Ensino para o atendimento especializado é considerada de excelência e conta com 24 Salas de Recurso Multifuncional, sendo que três delas são específicas para as deficiências auditiva, visual e uma para a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, são 24 professores de Educação Especial, sendo que 16 deles foram contratados neste ano. Eles atuam nas Salas de Recurso Multifuncional, atendendo aos alunos no contraturno das aulas regulares. 
     O serviço é oferecido desde 2.021 e está sendo prestado, mediante parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) do Instituto Samaritano de Ensino, mediante chamamento público. 
    Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que o trabalho foi ampliado do ano passado para este ano, passando de 124 educadores de apoio pedagógico para 135, no primeiro semestre deste ano, sem contar os 8 professores interlocutores de libras. Segundo ela, para o segundo semestre, a quantidade de profissionais será novamente ampliada, subindo para 165 educadores de apoio pedagógico e 10 professores de libras. 
     De acordo com a secretária, os profissionais trabalham no atendimento pedagógico individualizado dentro das salas de aula, mediando o acesso ao conteúdo aplicado pela professora regente, garantindo não apenas que o aluno consiga interagir com esse objeto de conhecimento, mas também qualifica o processo de aprendizagem desses estudantes, que são o público da Educação Especial, composto por pessoas com deficiência, transtornos do espectro do autismo (TEA),  altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular. Atualmente, cerca de 300 alunos são beneficiados pelos serviços e nenhum estudante da Educação Especial está sem o atendimento especializado. 
     Para Karla Janaíne Borges, chefe da Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da Secretaria de Educação e mãe de aluna com deficiência intelectual, este trabalho é a realização de um sonho de mãe. Segundo ela, a ação é muito ampla, porque atua no atendimento da criança, melhora a confiança da família no serviço, o professor se torna mais seguro, porque ele conta com um mediador do conhecimento, sem contar a inclusão do próprio aluno na sala de aula. "Parece uma ação simples que vai beneficiar apenas o estudante, mas a gente vê que se expande para todo o contexto escolar e social, porque de fato a gente vai perceber a inclusão da criança", ressaltou. Ainda de acordo com ela, outra conquista foi a contratação dos professores da Educação Especial para as Salas de Recursos do município. 
     Ana Paula Peixe de Freitas Bueno, que integra a coordenação da OSC Instituto Samaritano de Ensino, comentou que estar à frente desse trabalho é algo muito satisfatório e prazeroso, ainda mais com os resultados que têm sido alcançados. 
     Ela enalteceu o trabalho dos educadores de apoio pedagógico e os professores interlocutores de libras, que proporcionam o atendimento personalizado com as crianças, auxiliando o professor titular da sala. "A gente vê esse desenvolvimento a cada dia na prática e com a flexibilização do currículo é possível prestar um atendimento individualizado, de acordo com a necessidade do estudante, oferecendo a assistência que ele precisa", destacou. 
     Já o prefeito Alexandre Ferreira enalteceu a importância do projeto, que conta com professores e educadores preparados para acolher a criança, com todos os recursos necessários para que ela possa desenvolver normalmente os seus estudos. "Essas pessoas e as famílias precisam de um cuidado especial, de mais humanização no atendimento. Então a gente montou dentro das escolas, equipes estruturadas e capacitadas para atender às necessidades das crianças. O trabalho resgata a autoestima das famílias e ensina a comunidade a respeitar, cuidar e a ajudar as crianças, mostrando que elas são capazes de fazer tudo o que quiserem e ser o que desejarem. O nosso papel é oferecer suporte para que elas possam desenvolver suas habilidades", reforçou Ferreira. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais