A Prefeitura inaugurou na manhã dessa segunda-feira no residencial São Jerônimo, região Leste da cidade, mais uma Creche – Escola que leva o nome da educadora ‘Ana Carolina Caleiro Manfredi’, falecida no auge da carreira, aos 34 anos. Sua mãe, Carmen Sinara Caleiro, que por muitos anos trabalhou na Prefeitura em virtude da carga emocional não pôde participar da cerimônia e foi representa pelas irmãs Ângela e Cinira Caleiro, além de primos e do sogro, o médico Sérgio Manfredi e a esposa, além das equipes da Secretaria Municipal da Educação e da Pastoral do Menor, entidade credenciada pela Prefeitura para ser a gestora da entidade.
Com capacidade para atender até 150 crianças a Creche foi construída através de recursos transferidos pelo Governo Estadual, em convênio com a Prefeitura e vai atender uma vasta região que abrange também setores do bairro Ana Dorothea e adjacências. Moderna e funcional, a unidade atende todas as normas de acessibilidade, com sanitários adaptados e ampla área externa para recreação das crianças.
Está localizada em um terreno pertencente a Prefeitura localizado na rua Jesus Bernardino de Souza e pronta para receber as crianças tão logo seja dado o aval para a retomada das atividades nas creches, o que se espera, ocorra no começo de 2021. Em seus pronunciamentos, tanto Ângela Caleiro, como a dirigente de ensino, Silma de Oliveira, o secretário da Educação, Eduardo Guerra, o presidente da Pastoral do Menor, padre Ovídio de Andrade e o prefeito Gílson de Souza, deram ênfase especial a importância do equipamento e a escolha da patrona, uma jovem que em seu pouco tempo de vida foi uma referência de esforço, inteligência e dedicação pelas coisas da cidade onde nasceu.
Também foi enaltecido pelo prefeito e direção regional, que representou o Estado, o espírito de união e parceria com o Município, possibilitando a construção de instalações tão bonitas e práticas como essa Creche. Observou que pelo menos outras três estarão sendo entregues antes do encerramento do ano. A instituição Pastoral do Menor fará a gestão de outras 3 unidades idênticas, representando 600 novas crianças atendidas a partir de 2021.
São Joaquim recebe o nome de ‘Teresinha Ubiali’
A programação de inaugurações da Prefeitura teve sequência na parte da tarde, onde no bairro São Joaquim ocorreu a cerimônia de entrega a comunidade da Creche-Escola que leva o nome da cabeleireira ‘Teresinha das Neves Ubiali”. Pessoa com profunda identificação com as causas sociais da cidade e idealizadora da Escola Central de Cabeleireiros, Teresinha faleceu aos 85 anos e sua denominação a essa Creche surgiu de uma iniciativa apresentada pelo prefeito Gílson de Souza.
A Creche é uma das mais modernas desse conjunto de unidades novas recém entregues ou a entregar pela Prefeitura nesse final de ano. Tem o padrão do Fundo Nacional da Educação, porém os recursos necessários para sua construção foram próprios da Prefeitura, já que o Governo Federal não efetuou os repasses que estavam pactuados. Ocupa uma área institucional da Prefeitura com quase 5 mil metros quadrados e conta com certa de dois mil metros de área construída, localizada na rua Antônio Mondenezi, 1070.
Marcando a inauguração estiveram presentes familiares e amigos da patrona homenageada, equipes da Secretaria da Educação, que informa que todo o mobiliário já está adquirido. Apenas não foi colocado no local em razão das incertezas quanto ao retorno das atividades. A unidade dispõe de amplos espaços internos e externos para o atendimento das 200 crianças, rampas de acessibilidades, sanitários e demais dependências.
Em suas falas todos enalteceram a importância e o papel que tem uma Creche na vida das pessoas, em especial das crianças. Começando pelo ex-deputado Marco Ubiali, filho da patrona, que falou do amor e disposição de servir que era de sua natureza e que certamente estava muito feliz com essa lembrança. O secretário municipal da Educação, Eduardo Guerra também saudou os colaboradores e demais presentes pela conquista que terá uma função social de grande relevância.
Por fim o prefeito Gílson de Souza disse da sua satisfação em entregar 100% pronta um equipamento com aquela qualidade, moderna, funcional e que permitirá que grande número de pessoas possam deixar seus filhos num lugar acolhedor e onde com certeza serão bem cuidados. E recordou que em seus 4 anos de gestão, praticamente dobrou o número de construções para atender esse público e a oferta de vagas em Creches, beirando 12 mil, o que representa um avanço que precisa continuar para atender as novas demandas.