O projeto AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos), mantido pela Prefeitura, ganhou duas novas salas de aulas a partir desse ano, elevando para mais de 450 o número de alunos atendidos. Uma parceria firmada com a empresa Seleta, que realiza os serviços de limpeza pública na cidade, possibilitou a inauguração no mês passado de duas salas de aulas para a alfabetização dos seus colaboradores.
Segundo os seus diretores, é uma forma de redistribuir o esforço de cada um, aliado à uma necessidade cada vez mais presente na vida de todas as pessoas. O que aprenderam será útil nos seus afazeres profissionais e diários para vida toda. As salas são montadas ficam na própria empresa, com turmas no período da tarde e noite, facilitando para os alunos que saiam do trabalho e podem ir direto para a aula.
As aulas tiveram início no dia 17 de fevereiro, e já contam o total de 37 alunos matriculados e frequentando as aulas, todos eles vinculados a empresa.. No período da tarde são 21 alunos, já à noite são 16 alunos.
Objetivos
O projeto de alfabetização visa dar oportunidade para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram iniciar e muito menos concluir seus estudos. Sendo assim, uma porta de entrada para ficarem aptos a continuar os estudos e, consequentemente, melhorar as condições de vida e trabalho, cujo mercado está cada vez mais exigente.
As aulas são oferecidas de forma gratuita e ministradas por professores especializados, que foram designados pela Prefeitura. Os alunos, que estão frequentando o projeto, ganharam kit escolar. Essa parceria é uma novidade na cidade, podendo ser muito promissora, podendo servir de exemplo para outras empresas. Pela comodidade e incentivo, sem se deslocarem os alunos no próprio ambiente em que se encontram tem sentido mais motivados darem sequência aos estudos.