O prefeito Alexandre Ferreira recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 12, autoridades para conversar sobre os protocolos, visando proporcionar mais segurança nas escolas municipais e estaduais de Franca.
Participaram do encontro, representantes das Polícias Civil e Militar, os secretários municipais Márcia Gatti, da Educação e Marcus Araújo, da Segurança, além de autoridades da Diretoria Regional de Ensino. Na reunião, foram implementados mais protocolos para cuidar dos alunos e profissionais da Educação.
Alexandre destacou as ações adotadas desde a última terça-feira, por creches e escolas municipais, como a orientação de que pais e responsáveis deixem e retirem as crianças no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, além da aquisição de um vídeo porteiro para cada unidade de ensino. Desse modo, a entrada de pessoas, fora do período de alunos, só será autorizada, mediante identificação visual.
O prefeito também destacou que será aberta uma licitação para a contratação de empresa especializada, que colocará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos. Ele reforçou a importância de um trabalho conjunto entre as autoridades policiais e do Poder Público para garantir segurança nas instituições e pediu a colaboração dos pais e responsáveis de alunos. “Olhem nas mochilas e nos materiais, verificando o que os seus filhos estão levando para as escolas. Isso vai melhorar a segurança de nós todos”, disse.
O Delegado Seccional de Franca, Wanir da Silveira Júnior, parabenizou o prefeito pela iniciativa de fazer a reunião conjunta e enfatizou a importância da população colaborar e denunciar publicações em redes sociais, que indiquem possíveis ataques ou ameaças. “Estamos adotando novos protocolos e avançando nas medidas de segurança”.