Sustentabilidade em novas Sustentabilidade comprovada em novas creches de Franca
Sustentabilidade em novas Sustentabilidade comprovada em novas creches de Franca
Reunião no gabinete do prefeito Gilson de Souza para o término de pelo menos 5 Creches inacabadas
Uma reunião ocorrida na tarde da última quarta-feira, no gabinete do prefeito Gilson de Souza, contou com a presença de representantes do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação), do Governo Estadual, dirigentes das secretarias de Planejamento Urbano, Jurídico e Finanças do município, em busca de soluções para o término de pelo menos 5 Creches inacabadas, situação herdada da gestão anterior. De acordo com o prefeito, o interesse comum das partes é encontrar meios de concluir as obras que estão em estágios diferentes, a partir de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), firmado com o Ministério Público.
Nesse sentido serão somados todos os esforços possíveis no sentido de abreviar a retomada das obras, que estão localizadas nos bairros Residencial Paraíso, São Jerônimo, Parque das Esmeraldas, Jardim Cambuí e também nos Jardins Martins/Eldorado, na região Oeste. A contratação dessas construções envolveu uma parceria da Prefeitura e o Governo do Estado, que transferiu os recursos e a Prefeitura em anos anteriores, conduziu a licitação e as empresas responsáveis não honraram o que foi contratado.
Durante a conversa foram colocados os impasses ocorridos, algumas alternativas possíveis para a retomada das obras e a necessidade do seu término em breve, sem que ocorram novas intercorrências. Cada unidade uma vez pronta, localizada em regiões estratégicas e de alta carência, terá capacidade de atender entre 130 e 150 crianças. Uma vez prontas contribuirão substancialmente para a Prefeitura reduzir a demanda por vagas.
Nova edição do projeto "Degustação Literária" na Biblioteca Central - Colégio Champagnat
A secretaria municipal da Educação iniciou essa semana, em parceria com a Polícia Militar, uma série de palestras nas escolas municipais dentro da campanha “Pipa sem Mortes”, atendendo a Lei Municipal 6383, que criou o programa, que envolve alertas sobre os riscos e os perigos do uso do cerol nas linhas de pipas.
O trabalho está sendo conduzido pela equipe da “Educação Física Escola” da Secretaria de Educação, e busca realçar a importância da prevenção de acidentes na soltura de pipas. O trabalho teve início na Escola ‘Professor Florestan Fernandes, no Jardim Vera Cruz.
Segundo Lígia Benate Gonçalves, coordenadora da equipe de “Educação Física Escola”, é comum durante o meio do ano, particularmente no mês de agosto, haver uma incidência maior de pipas colorindo os céus da cidade. “Infelizmente, junto com elas acontecem a realização de disputas entre as crianças para ver quem consegue cortar a linha da pipa do outro, utilizando, para isso, o cerol, algo que não é correto e tem reprovação total das autoridades”, alerta a dirigente.
Os motociclistas são as maiores vítimas, e muitos acidentes fatais ocorrem quando a linha com cerol atinge o pescoço do motociclista ou o derruba da moto. As próprias crianças podem ser vítimas, com riscos de atropelamento e de choque elétrico, ao brincar em lugares inadequados.
A programação segue essa semana, com as equipes de Educação Física buscando alcançar a meta de 4,3 mil estudantes dos 4ºs e 5ºs anos escolares.
Faltando pouco mais de 30 dias para o 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, a secretaria de Educação deu iniciou nessa semana ao envio de convites para escolas e instituições da cidade para que participem das comemorações.