A secretaria municipal da Educação abre as portas das escolas municipais nesta terça-feira aos cerca de 17 mil estudantes matriculados e com isso, inicia uma frenética movimentação na sua estrutura administrativa que é movimentada diariamente a partir das 5h30 da madrugada. Essa operação envolve o transporte escolar, oferecido na malha urbana e rural, que atende 1,7 mil crianças, significando ao final do expediente, por volta das 18 h, o cumprimento de um percurso rodado pela frota que oferece esse serviço de quase 4,5 mil quilômetros rodados, ou seja, o equivalente a 3 viagens de Franca a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O secretário municipal da pasta, Edgar Ajax Filho lembra que essa é uma particularidade pouco conhecida, que somente aparece com destaque quando algum lugar deixa de ser atendido, mas é fundamental no objetivo maior de garantir um ensino com qualidade, aliado a outros aspectos igualmente importantes, como os educadores em sala de aula, merenda boa para os alunos, equipes de apoio bem preparadas e motivadas. Para garantir esse transporte eficiente o Departamento de Transporte e Logística opera uma estrutura parecida com a de um relógio, onde é necessário precisão nos deslocamentos.
Conforme menciona o responsável por essa área, Elieser de Freitas, por volta das 6 h da manhã, de segunda a sexta-feira os veículos começam a circular, cada um de um ponto de referência e cumprindo uma das 49 rotas. O transporte oferecido gratuitamente é para levar e trazer de volta os alunos nos dois períodos, nas escolas estaduais e municipais. No Estado, a operação conta com 750 alunos atendidos e o restante 1.000, nas municipais.
A estrutura é composta por 11 micro-ônibus, 20 ônibus e 22 vans e peruas kombis, cujas capacidades variam de acordo com a rota e o número de alunos atendidos. A partir dessa terça-feira, com a retomada das aulas, é natural que em alguns horários, pela manhã, por volta das 13 h e nos finais de tarde aconteçam um natural excesso de veículos nas vias públicas, por conta dessa movimentação atípica.
As autoridades do trânsito reforçam o lembrete, para que os condutores redobrem seus cuidados, somente parem em faixas autorizadas e nunca em fila dupla perto das escolas.