Com quase 31 mil alunos atendidos, em unidades municipais de ensino, a Secretaria de Educação encerra o ano letivo no dia 23 de dezembro, com oito creches ampliadas e garantia de centenas de novas vagas, cinco em processo licitatório e diversas ações voltadas para as crianças da cidade.
Dos 30.789 estudantes, 11.384 foram atendidos do berçário ao maternal; quase 17 mil da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O EJA/AJA/CESUM, voltado para a Educação de Jovens e Adultos, contou com 2.285 alunos. A EMIM (Escola Municipal de Educação Municipal) realizou atividades com 230 estudantes. Já o CEI (Centro de Educação Integrada), mantido pela Prefeitura de Franca, contou com 304 alunos. Além disso, a Educação teve 146 aprendizes em oficinas ocupacionais, 55 trabalhadores no Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho e 24 da Codifa (Cooperativa Social de Deficientes Intelectuais).
Entre as ações da Secretaria de Educação, com os alunos em 2.022, estão as formações e cursos, ampliações de creches, garantindo centenas de novas vagas, reformas de escolas municipais, realização das ações relacionadas ao processo de gratificação do bônus aos profissionais da área, e monitoramento do atendimento realizado às crianças pelas escolas e creches parceiras da Prefeitura.
A secretária de Educação, Márcia Gatti, afirmou que a previsão para 2.023 é de implantação das escolas de educação integral, inserção da disciplina de inglês na matriz curricular para educação infantil e manter os bons serviços. Ela enfatizou que as famílias, que ainda não fizeram as matrículas para o próximo ano, devem procurar as escolas, que seguem trabalhando para garantir ensino e educação à população.