A final do Concurso ‘Sabor da Educação’, promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade de Franca, foi de emoção, degustação e descoberta sobre qual prato seria o vencedor. A cerimônia de premiação ocorreu na universidade na noite de terça-feira, 24, e as três equipes finalistas apresentaram suas receitas, que foram submetidas à votação.
O vencedor foi o ‘Strogonoff Cremoso’, que obteve 22,61 pontos. No cardápio tinha carne moída, cenoura e molho de strognoff com arroz branco. Cada uma das merendeiras ganhou uma Smart TV, que será entregue nos próximos dias pela Secretaria de Educação.
Os integrantes da equipe vice-campeã, com o prato ‘Mafuá’, ganharam um smartphone cada. Trata-se de uma receita composta por arroz, cenoura, couve, batata e pernil moído com feijão carioca e farofa. Já a equipe que ficou na 3ª colocação recebeu cestas de chocolate e fez o prato ‘Arroz Francano’, com arroz, feijão, couve, cenoura e pernil de porco com salada de batata e ovo cozido para acompanhar.
Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância das merendeiras, o carinho e a dedicação com que preparam as refeições para os estudantes, diariamente. Ela ressaltou que o objetivo é valorizar cada vez mais o trabalho dessas profissionais, através de ações como o concurso, as convocações e os investimentos nas unidades escolares.
Além dos prêmios, todos os participantes receberam certificados e a receita vencedora fará parte do cardápio da Alimentação Escolar de Franca.
Confira a relação completa de merendeiras, estudantes de Nutrição da Unifran e a pontuação da final:
1° Lugar - Strogonoff Cremoso - 22,61 pontos
Merendeiras – Silvana Batista, Viviane Gonçalves e Giane Vitali
Estudante de nutrição - Hélida
2° Lugar - Mafuá - 21,49 pontos
Merendeiras – Tatiane Mara Campanaro, Rosemeire Diniz e Aline Silva Pedroso
Estudante de nutrição - Ryan
3° Lugar - Arroz francano e batata divertida - 21,37 pontos
Merendeiras – Berenice Silva, Aracéli de Oliveira e Sileia Keller
Estudante de nutrição – Carla