O atleta do Instituto LAMT (Liga Alta Mogiana de Tênis), que tem parceria com a prefeitura de Franca, Zack Miron Mendes da Silva foi um dos 3 selecionados para representar o Brasil no campeonato Sul-americano, categoria 12 anos, que está acontecendo esta semana em Assunção no Paraguai.
Essa importante convocação é fruto dos excelentes resultados obtidos pelo atleta em 2017, onde conquistou 02 etapas do Circuito Centro-Oeste e foi finalista do Banana Bowl, Copa Gerdau, Circuito Nacional CBT em Curitiba e 01 Etapa do Circuito Centro-Oeste. Com a convocação de Zack, o tênis de Franca tem, pela primeira vez na história, um representante na seleção nacional.
Entenda o Instituto LAMT
A Prefeitura de Franca é parceira do Instituto LAMT (Liga Alta Mogiana de Tenis), associação civil, sem fins lucrativos, instalada em Franca, mantendo um trabalho de semeadura árduo e de destacada inclusão social. A iniciativa teve início em 2013, através da realização do sonho do Procurador do Estado Márcio Henrique Mendes da Silva em unir tenistas, professores, clubes, academias, empresas e poder público com o propósito de desenvolver pessoas através do esporte. Neste caso, o tênis, com foco na microrregião do Estado de São Paulo denominada de Alta Mogiana, tendo como objetivos principais
- Criar e executar projetos sociais que edifiquem pessoas através da massificação do tênis, tendo como área inicial de atuação as cidades da regiãAlta Mogiana, formando um polo de desenvolvimento da modalidade;
- Coordenar equipes de competiçã
- Realizar eventos como, festivais infantis, torneios de tênis e cursos de capacitaçã, com o intuito de divulgar a modalidade e torná-la acessível e desejada por mais crianças e adultos.
De acordo com o procurador Márcio Henrique, que é também o presidente do Instituto LAMT, “o esporte tênis é visivelmente agregador, ético e disciplinador. Por estas características marcantes, é capaz de auxiliar na construção da harmonia entre pessoas e grupos, refletindo esses valores na sociedade em geral”.
No começo de suas atividades em 2013, o Instituto LAMT deu início ao processo de massificação, com aulas de tênis para aproximadamente 200 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, de Franca. Em 2014, as aulas foram transferidas para o clube AEC Castelinho, onde foram construídas duas quadras infantis para a implantação e desenvolvimento do projeto, dando mais conforto e condições a todas as crianças atendidas. Em 2015, teve início a solidificação da equipe de competição já contando com atletas advindos da massificação.
No ano de 2016, através de parceria com o Instituto Tênis, a Prefeitura Municipal de Franca e a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) a LAMT ampliou o Projeto de Massificação, passando a receber recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e da FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Culturade Franca).
Atualmente, em Franca, são atendidas mais de 600 crianças e jovens de 03 núcleos: Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, Universidade de Franca (UNIFRAN) e Clube AEC Castelinho. A LAMT também ampliou fronteiras. Através de parceria iniciada recentemente com a Prefeitura Municipal de Pitangueiras, atenderá mais de 200 crianças neste ano, em um núcleo local sob a orientação da LAMT.
Em 2018, a LAMT abrirá mais um polo no município de Ituverava/SP e ampliará os polos de Franca e Pitangueiras através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte projetando atender na região cerca de 2.000 crianças e adolescentes, consolidando seu sistema de edificação de pessoas através esporte tênis.
O instituto LAMT tem como Coordenador de Massificação o professor Douglas Collani e como Coordenador de Atleta Rendimento o profesor Murilo Martiniano, mantendo uma plataforma de gerenciamento de dados, que fica à disposição dos pais e/ou responsáveis de cada aluno/atleta. Esta plataforma armazena e organiza todas as informações ligadas a equipe multidisciplinar e também ao rendimento escolar, muito importante para todos os envolvidos. O acompanhamento pode ser feito online através de login e senha personalizados.
Os atletas da LAMT toda uma infraestrutura física e equipe multidisciplinar a seu dispor compostas de:
- Treinadores (Head Coach) e auxiliares técnicos;
- Preparador físico;
- Fisioterapeuta;
- Clínica de nutrição;
- Clínica de psicologia;
- Laboratório de Biomedicina;
- Laboratório de Fisiologia.
Números de crianças atendidas
Pastoral do Menor e do Adolescente – Franca/SP = 130
UNIFRAN/Franca = 350
Castelinho/Franca = 60
Pitangueiras = 200
Ituverava = 300
Totalizando 1.040 crianças atendidas
A Equipe LAMT de rendimento oferece treinamentos diários com horários e calendário prefixados. Hoje composta por 12 atletas, com idades entre 09 e 16 anos, participa de competições nacionais e internacionais. A meta é ampliar e subdividir para ampliar o foco em cada faixa de idade, maximizando os resultados.
Desde sua constituição, a EQUIPE LAMT Rendimento conquistou títulos dos torneios mais expressivos do país, entre eles:
- Banana Bowl (2014 a 2017)
- Copa Gerdau (2016 e 2017)
- Brasileirã
- Copa Guga (2015 e 2016)
Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto http://lamt.org.br