O Centro Esportivo Infanto-Juvenil, inaugurado recentemente pela Prefeitura de Franca, na Vila Chico Júlio, se transformou num ponto de permanentes atividades, atraindo centenas de crianças em busca de uma oportunidade como iniciantes. A boa notícia é que apesar da demanda que superou todas expectativas na modalidade de ginástica artística, onde existe lista de espera, em outras áreas como judô, taewkendo, caratê, capoeira, ainda é possível encontrar uma vaga e iniciar as atividades nos diversos horários disponíveis.
O secretário municipal de Esportes, Arte e Cultura, Elson Bonifácio, comentou que o ambiente no prédio que foi transformado no Centro Esportivo, é frenético o dia todo, com turmas chegando e saindo. E o mais importante é que está atendendo crianças dos mais diferentes pontos da cidade, não apenas da região Norte ou Oeste ou dos bairros adjacentes. O fácil acesso devido a proximidades das linhas de ônibus urbano tem contribuído.
O monitor Denyz Malta, na manhã de terça-feira trabalhava com um grupo de crianças, ensinando as primeiras noções do taekwendo, observando que para essa atividade ainda existem vagas, já que a sala reservada comporta até 20 alunos por aula. No período da tarde existe um maior interesse, mas mesmo assim crianças na faixa de 8 a 15 anos, acompanhados dos pais ainda podem procurar que serão atendidas. Até aquela data haviam 5 vagas.
Estes números mudam a todo momento, pois o movimento de pais no Centro Esportivo é constante e aqueles que faltam seguidamente são substituídos. O mestre nesta arte, Valdir Malta, didaticamente explica que o taekwondo e um esporte olímpico que valoriza a integridade do atleta, disciplina, respeito e a base dessa arte marcial é formar cidadão de bem. E nesse período de formação sendo encontrado atletas com talento eles terão todo apoio pra seguir carreira.
Em Franca, a equipe base de representação da cidade é composta por 10 atletas considerados titulares e 10 reservas (sparring), no masculino e feminino. Entre os dias 27 e 28 deste mês, com o apoio da Prefeitura/Feac, participarão do Campeonato Paulista em Jacareí em sua primeira etapa. A segunda será em maio.
Judô
O judô é uma outra modalidade disponível no Centro Infanto Juvenil com alta demanda e grupos formados com aulas sempre à noite, começando às 18 h. O professor Pedro Batista Xavier lembra que o público-alvo são crianças a partir dos 5 anos, meninos e meninas, onde são distribuídos em grupos conforme o nível demonstrado por cada um.
Desde os iniciantes, que estão tendo o primeiro contato com o judô, até os mais avançados que já treinam a mais tempo e assimilaram as principais técnicas.
O Centro Esportivo Infanto-Juvenil fica na rua Antônio Bernardes Pinto, 3655, Vila Chico Júlio e funciona de segunda a sexta-feira. Outras atividades disponíveis e com vagas abertas são capoeira, karatê, xadrez e tênis de mesa.