Franca obteve uma marca histórica nos Jogos Abertos do Interior, encerrados no último sábado, na cidade litorânea de São Sebastião.
Com a soma geral de 53 pontos, um troféu de campeão do vôlei de praia masculino e dois de terceiros colocados no xadrez e vôlei feminino, além de pontuações em outras onze modalidades, Franca encerrou sua participação nos 84ª Jogos Abertos do Interior, na 13ª colocação. Além dos troféus por modalidades, a cidade ainda conquistou mais cinco medalhas em competições individuais de atletismo, natação e ginástica artística.
Foi uma das melhoras colocações obtidas nos últimos anos, o que representa um marco histórico no esporte da cidade, tendo em vista o trabalho realizado nas categorias de base. Com o suporte da Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Franca esteve presente no evento com talentos revelados na própria cidade, oriundos das escolinhas esportivas, com uma delegação formada por 280 atletas.
As últimas participações da cidade ocorreram no sábado, com o vôlei feminino, que enfrentou e derrotou São Sebastião por 3 sets x 0 (parciais de 25 x 17, 25 x 15 e 25 x 22), enquanto a ginástica masculina garantia a 5ª colocação, tendo o atleta Higor Augusto, como um dos destaques individuais, conquistando uma medalha de bronze, na prova de salto. As demais pontuações que ajudaram a cidade a ficar entre as primeiras, foram nas modalidades de tênis feminino, damas masculino e feminino, basquete masculino, taekwondo masculino, karatê masculino, judô masculino e feminino, ginástica masculina, ciclismo feminino e atletismo feminino.
A liderança geral da competição foi de São José dos Campos, somando 267 pontos, seguida por Santos, com 203 e São Caetano do Sul com 192 pontos.
Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, que esteve em São Sebastião, o desempenho coletivo de todas as equipes superou as expectativas, destacando o esforço e comprometimento dos técnicos e atletas, mas realçando também o alto nível da competição, com atletas de nível olímpico ou profissionais.
Trabalho continua
De volta a Franca, no próprio sábado, as atenções agora se voltam para as competições regionais, que estão em andamento, focando no trabalho para o ano que vem, após uma avaliação dos pontos vulneráveis e que podem ser melhorados. A presença nos Jogos Abertos, considerada a maior competição esportiva da América Latina, com a participação de 195 cidades e 13 mil atletas, que competiram em 28 modalidades esportivas, foi altamente positiva para os francanos.
Lembrando que, antes dos Abertos, a cidade conquistou o título de campeã da edição, deste ano, dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que foi disputada em 4 Delegacias de Esportes, além de Franca, abrangendo as regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos. Os números e informações gerais sobre as disputas em São Sebastião podem ser consultadas no link: www.saosebastiao.sp.gov.br/jogosabertos