Email  

Feac

Atleta de Franca apoiado pela Prefeitura vai disputar Sul Americano de tênis no Paraguai

   

TênisLAMTZack Medium

      O atleta do Instituto LAMT (Liga Alta Mogiana de Tênis), que tem parceria com a prefeitura de Franca, Zack Miron Mendes da Silva foi um dos 3 selecionados para representar o Brasil no campeonato Sul-americano, categoria 12 anos, que está acontecendo esta semana em Assunção no Paraguai.

     Essa importante convocação é fruto dos excelentes resultados obtidos pelo atleta em 2017, onde conquistou 02 etapas do Circuito Centro-Oeste e foi finalista do Banana Bowl, Copa Gerdau, Circuito Nacional CBT em Curitiba e 01 Etapa do Circuito Centro-Oeste. Com a convocação de Zack, o tênis de Franca tem, pela primeira vez na história, um representante na seleção nacional.

      Entenda o Instituto LAMT

      A Prefeitura de Franca é parceira do Instituto LAMT (Liga Alta Mogiana de Tenis), associação civil, sem fins lucrativos, instalada em Franca, mantendo um trabalho de semeadura árduo e de destacada inclusão social. A iniciativa teve início em 2013, através da realização do sonho do Procurador do Estado Márcio Henrique Mendes da Silva em unir tenistas, professores, clubes, academias, empresas e poder público com o propósito de desenvolver pessoas através do esporte. Neste caso, o tênis, com foco na microrregião do Estado de São Paulo denominada de Alta Mogiana, tendo como objetivos principais

 

  1. Criar e executar projetos sociais que edifiquem pessoas através da massificação do tênis, tendo como área inicial de atuação as cidades da regiãAlta Mogiana, formando um polo de desenvolvimento da modalidade;
  2. Coordenar equipes de competiçã
  3. Realizar eventos como, festivais infantis, torneios de tênis e cursos de capacitaçã, com o intuito de divulgar a modalidade e torná-la acessível e desejada por mais crianças e adultos.

 

     De acordo com o procurador Márcio Henrique, que é também o presidente do Instituto LAMT, “o esporte tênis é visivelmente agregador, ético e disciplinador. Por estas características marcantes, é capaz de auxiliar na construção da harmonia entre pessoas e grupos, refletindo esses valores na sociedade em geral”.  

     No começo de suas atividades em 2013, o Instituto LAMT deu início ao processo de massificação, com aulas de tênis para aproximadamente 200 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, de Franca.  Em 2014, as aulas foram transferidas para o clube AEC Castelinho, onde foram construídas duas quadras infantis para a implantação e desenvolvimento do projeto, dando mais conforto e condições a todas as crianças atendidas. Em 2015, teve início a solidificação da equipe de competição já contando com atletas advindos da massificação.

     No ano de 2016, através de parceria com o Instituto Tênis, a Prefeitura Municipal de Franca e a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) a LAMT ampliou o Projeto de Massificação, passando a receber recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e da FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Culturade Franca).

    Atualmente, em Franca, são atendidas mais de 600 crianças e jovens de 03 núcleos: Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, Universidade de Franca (UNIFRAN) e Clube AEC Castelinho. A LAMT também ampliou fronteiras. Através de parceria iniciada recentemente com a Prefeitura Municipal de Pitangueiras, atenderá mais de 200 crianças neste ano, em um núcleo local sob a orientação da LAMT.

    Em 2018, a LAMT abrirá mais um polo no município de Ituverava/SP e ampliará os polos de Franca e Pitangueiras através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte projetando atender na região cerca de 2.000 crianças e adolescentes, consolidando seu sistema de edificação de pessoas através esporte tênis.

    O instituto LAMT tem como Coordenador de Massificação o professor Douglas Collani e como  Coordenador de Atleta Rendimento o profesor Murilo Martiniano, mantendo uma plataforma de gerenciamento de dados, que fica à disposição dos pais e/ou responsáveis de cada aluno/atleta. Esta plataforma armazena e organiza todas as informações ligadas a equipe multidisciplinar e também ao rendimento escolar, muito importante para todos os envolvidos. O acompanhamento pode ser feito online através de login e senha personalizados.

    Os atletas da LAMT toda uma infraestrutura física e equipe multidisciplinar a seu dispor compostas de:

 

-  Treinadores (Head Coach) e auxiliares técnicos;

-  Preparador físico;

-  Fisioterapeuta;

-  Clínica de nutrição;

-  Clínica de psicologia;

-  Laboratório de Biomedicina;

-  Laboratório de Fisiologia. 

 

 Números de crianças atendidas

 Pastoral do Menor e do Adolescente – Franca/SP  = 130

UNIFRAN/Franca  = 350

Castelinho/Franca  = 60

Pitangueiras  = 200

Ituverava = 300

 Totalizando 1.040 crianças atendidas

 

  A Equipe LAMT de rendimento oferece treinamentos diários com horários e calendário prefixados. Hoje composta por 12 atletas, com idades entre 09 e 16 anos, participa de competições nacionais e internacionais. A meta é ampliar e subdividir para ampliar o foco em cada faixa de idade, maximizando os resultados.

 Desde sua constituição, a EQUIPE LAMT Rendimento conquistou títulos dos torneios mais expressivos do país, entre eles:

 

  1. Banana Bowl (2014 a 2017)
  2. Copa Gerdau (2016 e 2017)
  3. Brasileirã
  4. Copa Guga (2015 e 2016)

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto http://lamt.org.br

Romeu e Julieta se encontram com Franca no domingo na Concha Acústica

 

ciatalagada Medium

      A famosa peça de Willian Shakespeare Romeu e Julieta serviu de inspiração para uma montagem livre da Cia Talagada – Teatro de Formas Animadas, para tratar de temas atuais e da complexidade das relações humanas. A cia teatral se apresenta em Franca no domingo, 11 de junho às 14h na Concha Acústica da praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade.

      O espetáculo faz parte da parceria entre a prefeitura de Franca, através da Divisão de Cultura da FEAC, com o Governo do Estado, dentro do projeto Circuito Cultural Paulista.  A Divisão de Cultura montará uma estrutura receptiva aos espectadores e convida a população para assistirem a apresentação, que é gratuita, assim como tem sido várias outras ações e iniciativas culturais que aconteceram em Franca na nova gestão municipal.

     

      Sobre o espetáculo

      Romeu e Julieta é o meio que a Cia. Talagada, por meio do Teatro de Formas Animadas, encontrou para falar de temas tão pertinentes ao momento em que o país vive, como violência, intolerância, preconceito, discriminação em diferentes níveis e situações, para os quais, como contraponto, a arte se faz tão necessária, seja como um artifício de fuga, engajamento político e social, ou, apenas, um modo lúdico de vingar a vida.

      Misturando à obra shakespeariana, a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (1911 - 1989), negro, nordestino e pobre que foi diagnosticado como paranoico esquizofrênico, que viveu a maior parte de sua vida internado num manicômio, a peça propõe aos espectadores uma experiência cômica mas também de reflexão política e social.

 

     Sinopse

     Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, 5 moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, assemblagens, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos, porém, as metáforas dos fatos que antecedem o desfecho final, podem ser uma grande surpresa para os espectadores.

Peça teatral ‘Reciclando Ideias’ traz consciência ambiental para alunos das escolas municipais

 

Peça Reciclando Ideias

      Como estímulo às atividades culturais com foco no público infantil, a Divisão de Cultura da Prefeitura de Franca e a secretaria Estadual da Cultura oferecerão no dia 6, para os alunos da Escola Municipal Domênico Pugliesi, e no dia 7, para os estudantes da Escola Etelgina de Fátima Viveiros, a peça ‘Reciclando Ideias’ que trata de conscientização ambiental. As sessões ocorrerão no Teatro de Bolso Orlando Dompieri, situado ao lado do Teatro Municipal, na rua Nabi Haber, bairro São José. 

     O espetáculo faz parte da programação do PROAC (Programa de Apoio à Cultura), do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras paulistas, e conta também com a doação de 100 livros “As Latas Mágicas”, para as crianças participantes de cada sessão – serão 04, duas no dia 6 e duas no dia 7, nos períodos da manhã, com início às 9h, e à tarde, tendo início às 14. As crianças serão transportadas de ônibus oferecido pela prefeitura. 

     Conforme as informações da Divisão de Cultura, o objetivo é levar orientações às crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, ensinando-as, entre outras informações, como utilizar corretamente as lixeiras coloridas para reciclagem do lixo. As instruções são passadas de forma didática, utizando muita música e coreografias divertidas.

Dia do Desafio movimenta a cidade

 

diadodesafio Medium

     A agitação no meio esportivo na quarta-feira em Franca foi intensa desde as primeiras horas do dia, dentro do “Dia do Desafio”, iniciativa em nível mundial que colocou Franca em disputa contra San Juan, de Porto Rico, para ver qual cidade mais se movimentou em torno de atividades físicas.

     Em Franca as atividades foram coordenadas pela Divisão de Esportes da FEAC e consistiram em fomentar atividades esportivas junto a clubes, academias, escolas, entidades como APAE, onde alunos e colaboradores de uniram nos exercícios, e também ações que puseram nas ruas 2 trios elétricos agitando a população. Para fechar a programação esportiva, os organizadores contaram com academias e escolas de dança ministrando “aulões” no Poliesportivo, que tiveram início às 17h30 e se estenderam até às 22h.

     Agora é esperar o resultado, previsto para os próximos dias. 

Franca pronta para o desafio contra San Juan de Porto Rico

 

exercicio Medium

     Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que às 15h de determinado dia todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

     No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. Fonte: http://www.sescrio.org.br/diadodesafio

     Agora, Franca está pronta para decidir contra San Juan de Puerto Rico qual cidade mais se movimenta no “Dia do Desafio”, evento organizado mundialmente. Divulgação intensa realizada pela FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura) nas escolas, academias e centros esportivos convidando a população a participar do evento, que acontece na quarta-feira 31 de maio, com a prática de atividades físicas, dá esperança e sugerem uma boa performance. A Divisão de Esportes da FEAC também preparou várias atividades, que serão iniciadas nas primeiras horas da manhã do Dia do Desafio e se estenderão até o final da tarde com ‘aulões’ de atividades físicas no Poliesportivo. Nessa ação específica, que terá início às 17h30, seguindo até por volta de 21h, mais de uma dezena de academias darão aulas ao ar-livre, alternando-se nos exercícios para os participantes.

     Outra iniciativa de incentivo é a participação de um trio elétrico, percorrendo as ruas, os centros de esportes, escolas e academias a partir das 6h da manhã, culminando com a concentração e o ‘aulão’ no Poliesportivo a partir das 17h30.

     No Brasil, a ação é coordenada pelo SESC em conjunto com as prefeituras das cidades envolvidas, respeitando o objetivo de estimular a prática de ações saudáveis e o fortalecimento das relações entre as pessoas.

     O lembrete principal da Divisão de Esportes é que as pessoas façam atividades físicas por no mínimo 15 minutos e comuniquem seu nome completo e dos companheiros de exercício pelo telefone (16) 3723-9500. Segundo Ricardo Pereira, diretor de esportes da FEAC, pelo menos 3 ramais estarão disponíveis para os registros.

     A cidade de San Juan, capital de Porto Rico, conta com uma população estimada em 450 mil habitantes, portanto maior que Franca. Porém, o critério para definir o vencedor é o percentual comparativo entre os moradores que participaram das atividades comparado com o número de habitantes.

Mais informações na Divisão de Esportes pelo fone (16) 3723 9500.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais