Email  

Feac

Sábado tem ‘Degustação Literária’ na Biblioteca Municipal

 Degustacao Literaria original

         A 45ª edição do Projeto ‘Degustação Literária’ está programada para este sábado, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, no Colégio Champagnat, com homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.
      Este projeto literário tem como finalidade, estimular a leitura de autores brasileiros renomados e contemporâneos, levando a reflexões e a aquisição de novos conhecimentos.
      As pessoas interessadas em participar estão sendo orientadas a entrarem em contato com a Biblioteca Central, pessoalmente ou pelo telefone (16) 3711-9323.
      O evento contará com a participação da escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, mediadora e parceira que, no ato, realizará a seleção dos textos da homenageada a serem discutidos pelos presentes.
      A Biblioteca Municipal está localizada no Colégio Champagnat (Av Champagnat, 1808 - Centro).
      
Sobre a homenageada
      Carolina Maria de Jesus  é mineira, nascida em 14 de março de 1914, em Sacramento. Seus avós foram vítimas da escravidão e sua mãe era uma humilde lavadeira, mãe de mais 7 filhos. Apesar de ter apenas dois anos de estudo formal, tornou-se escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação de seu livro ‘Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada’, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo.
      A escritora morreu em 13 de fevereiro de 1977. Hoje é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.

Equipes de Vôlei Adaptado fazem decisão em Porto Ferreira

 Volei adaptado original

          As duas equipes de vôlei adaptado de Franca, masculina e feminina, que envolvem atletas com 60 anos ou mais, participarão nesta quarta-feira, 15, a partir das 9h, de jogos decisivos válidos pela fase final do Campeonato Regional da APV (Associação Pro-Voleibol), em Porto Ferreira.
      Contando om o suporte e apoio da Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), as duas agremiações viajam de madrugada, onde participarão cada uma de três jogos. As outras agremiações representando a terceira idade, faixas de 50 e 70 anos, terão as disputas também encerrando o campeonato da APV, no final de semana, na mesma cidade.
      Os confrontos desta quarta-feira serão disputados no ginásio de esportes da cidade, onde o time masculino terá como adversários Santa Rita do Passa Quatro, Sertãozinho e São João da Boa Vista. Todos jogarão entre si, sendo campeã a agremiação que obter o maior número de vitórias ou havendo empate, a que somar o maior número de pontos. Já o vôlei feminino terá como adversárias, as representações de Sertãozinho,  Americana e Campinas.

Festivais de Escolinhas Esportivas movimentam final de semana em Franca

 Circuito SESI original

         O final de semana, em Franca, foi marcado por uma série de atividades esportivas, que retratam um pouco do trabalho de base que é feito em diversas modalidades, em diferentes pontos da cidade. Foram realizados os festivais das ‘Escolinhas de Esportes’, que acolhem, gratuitamente, crianças e adolescentes. Tendo a frente a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que coordena essas ações, uma programação especial foi elaborada e iniciada na noite de sexta-feira seguindo até o domingo.
      Quem pode comparecer ao ginásio ‘Pedrocão’, no Poliesportivo, no Champagnat, no Parque Caxambu, na Vila Santos Dumont, no Clube do Internacional, na Estação, assistiu as apresentações, começando pelas Ginásticas Rítmica e Artística, em que os alunos mostraram suas habilidades nesses meses de treinamento, além da Natação, Judô, Taekwondo, Tênis de Mesa e Handebol.
      No ‘Pedrocão’, a  programação foi iniciada por volta das 19h30, de sexta-feira, com o Festival “A Ginástica Artística no Cinema”, com a presença de muitos familiares, tendo como tema “Era uma Vez”. Se apresentaram as alunas das Escolinhas de Esportes da FEAC, na faixa de 4 a 14 anos, de Ginástica Rítmica com diversos temas dos filmes Disney.
      No mesmo local, sábado e domingo, o Festival começou às 18h30, com ‘uma viagem no tempo’, trazendo histórias dos filmes que marcaram época. Mais de mil alunos das escolinhas, até a idade adulta, participaram do show com várias coreografias de dança e movimentos da Ginástica Artística. As exibições aconteceram ao som de trilhas sonoras de filmes, que marcaram época entre eles Titanic, Caça Fantasmas, Footloose e Top Gun.
      O prefeito Alexandre Ferreira esteve presente e cumprimentou os organizadores pela beleza dos espetáculos, bem como os professores pela dedicação, os alunos e alunas pelo empenho e os pais e familiares pelo apoio e incentivo. Destacou os esforços da Prefeitura, em criar opções para a formação e desenvolvimento dos jovens e seus potenciais.
 
 
Outras modalidades
      Ainda no sábado, outras cinco modalidades esportivas tiveram festivais. O Ginásio Champagnat recebeu das 9 às 13 horas, os Festivais de Judô e Taekwondo, na quadra 1.  No local, diversos atletas participaram de exibições, demonstrando suas habilidades e o que aprenderam  nas duas artes marciais.
      No Clube Internacional, no bairro da Estação, ocorreu também a Mostra de Habilidades de Natação para os alunos de diversas faixas etárias, que são atendidos pela FEAC. As atividades foram no período matinal, das 8 às 12 horas.
      Também no sábado, das 8 às 14 horas, a quadra do Tiro de Guerra recebeu o Festival de Handebol de crianças, jovens e adultos. Já no Centro de Treinamento do Parque Caxambú, que fica na rua Francisco Társia, Vila Santos Dumont, ocorreu o Torneio Interno de Tênis de Mesa, envolvendo os alunos dos diversos núcleos mantidos na cidade desta modalidade. Em torno de 40 alunos participaram, divididos em duas categorias (intermediário e iniciação). Houve a participação dos núcleos do Caxambú, Escolas Maria Cintra Nunes Rocha, do Cambuí, Pedro Nunes Rocha, da Vila Europa, Ana Maria Junqueira, da Vila Raycos e Sudário Ferreira, do Leporace.
 
Corrida rumo aos 200 anos
      Um outro evento importante é a realização da primeira etapa do ‘Circuito de Corrida Rumo aos 200 anos de Franca’, comemorados em 2024, que a FEAC promoverá no dia 26, deste mês. As inscrições para os primeiros 400 participantes, abertas na última semana, foram encerradas. Essas pessoas terão direito ao chip e medalhas de participação. As demais pessoas, independente de inscrição, poderão participar da corrida, porém sem direito ao material a ser oferecido aos 400 primeiros que se inscreverem.
      Esta etapa é a primeira de outras, que serão realizadas até o ano que vem, tendo como local os Parques Fernando Costa e dos Trabalhadores, localizados na Vila Exposição e no Residencial São Tomás.
      A segunda etapa está programada para o dia 3 de março e a terceira em 30 de junho de 2024.

Domingo tem ‘Circuito Sesc de Artes’

 PHOTO 2023 11 14 10 22 05 original

         Contando com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) está confirmada em Franca, no próximo domingo, 19, a realização do ‘Circuito Sesc de Artes’, com uma série de apresentações culturais. Esse é um projeto que está percorrendo 123 municípios do Estado de São Paulo, levando arte em suas múltiplas formas, gratuitamente, à população.
      Em Franca, as seis apresentações previstas começarão às 15h e vão até às 19h, tendo como local, a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. O evento conta com novidades de artes visuais e novas tecnologias, cinema, teatro, circo, apresentações de danças, música, literatura e teatro, com nomes e grupos com seus trabalhos reconhecidos nacionalmente.
 
As atrações
      Dentre os atrativos previstos, está a presença do DJ Shareid, do Coletivo Tutu (SP), que apresenta o resultado de mais de 20 anos de pesquisas musicais em uma seleção combinando sons brasileiros, soul e funk, em meio a muita influência de ritmos latinos.
      'Semeando Histórias Indígenas – Povo Guarani’ é outro quadro, com as presenças de Anélita Núñez, Jeff Nefferkturu e Gabriela Núñez, com mediação de leitura, incluindo narrativas do povo guarani, aliado a histórias sobre o surgimento de brincadeiras e jogos populares. Buscam a interação com o público, fazendo desenho e, com isso, expandindo as referências sobre os povos originários e conscientização contra o racismo.
      A Festa das Flores, com Cosmic Dance Brasil (SP), é uma encenação  retratando a história do povo das flores, interpretada por atores que rumam em direção ao ‘centro da terra’ para fortificar as raízes e revitalizar sua seiva com descontração, movimentos e música ao vivo. Na mesma programação, a arte circense também poderá ser contemplada com ‘Circo Secreto, da Cia. Mevitevendo, um quadro com música, máscara e bonecos, onde os atores Cleber Laguna e Márcia Fernandes prestam homenagem ao universo do circo. Apresentam também, uma intervenção ambulante sem palavras, inspirada na atmosfera dos sonhos.
      O avanço da tecnologia estará no Circuito, com Dá Jogo! Jogos Digitais e Analógicos, Game Arte e Máquina Tudo. Trata-se de um diálogo entre jogos físicos e digitais, onde a atividade combina desafios criados por dois coletivos, apresentando narrativas afrofuturistas que percorrem memórias negras ancestrais. Uma das vivências do Máquina Tudo propõe disputas que requerem velocidade, estratégia e precisão.
      Fechando o roteiro do Circuito das Artes de domingo, o público terá música com ‘Maiador’, da Cia Delá Praká (RJ), com baião e samba de roda embalando as acrobacias, números de equilíbrio e movimentos de capoeira, entre outros atrativos inspirados na cultura regional brasileiras. Em duplas, as sequências exibem sincronia e evocam a atmosfera de acolhimento, típica do ‘Maiador’, um lugar de amparo e descanso para o gado na zona rural do Nordeste, especialmente, na Bahia.

FEAC realiza festival de ginástica, judô, taekwondo, handebol, natação e tênis de mesa

 Festival feac original

         A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) tem uma programação especial para o final de semana. De sexta a domingo, acontecerão os Festivais de Ginásticas Rítmica e Artística do Projeto 'Escolinhas de Esportes', Mostra de Habilidades de Natação e Festivais de Judô, Taekwondo e Handebol.
      A programação tem início às 19h30 de sexta-feira, com o Festival “A Ginástica Artística no Cinema”, que acontecerá no Ginásio Pedrocão e tem entrada gratuita. Com o tema “Era uma Vez”, alunos das Escolinhas de Esporte da FEAC, na faixa de 4 a 14 anos, farão apresentações de ginástica rítmica com diversos temas dos filmes Disney.
      No sábado e no domingo, o festival iniciará às 18h30 e fará uma viagem no tempo, contando histórias dos filmes que marcaram época. Mais de mil alunos das escolinhas, até a idade adulta, participarão das apresentações. Serão feitas várias coreografias com dança e movimentos da ginástica artística. Neste ano, as apresentações serão ao som de trilhas sonoras de filmes, que marcaram época como Titanic, Caça Fantasmas, Footloose e Top Gun.
      Ainda no sábado, outras três modalidades esportivas terão festivais. O Ginásio Champagnat recebe, das 9 às 13 horas, o Festival de Judô e Taekwondo na quadra 1. Diversos atletas disputarão nas duas artes marciais.
      O Clube Internacional, no bairro da Estação, será o local da Mostra de Habilidades de Natação para os alunos de diversas faixas etárias que são atendidos pela FEAC. O evento acontece no dia 11, das 8 às 12 horas.
      Também no sábado, das 8 às 14 horas, a quadra do Tiro de Guerra recebe o Festival de Handebol de crianças, jovens e adultos. Já no Parque Caxambú, que fica na rua Francisco Társia, 215, Vila Santos Dumont, tem Torneio Interno de Tênis de Mesa, a partir das 9 horas. Todas estas ações esportivas têm entrada gratuita.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais