Feac
O Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’, parceria entre a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e o Instituto Três Colinas, terá mais duas apresentações neste final de ano.
A primeira acontece neste sábado, 23, na Feira Livre da Estação. O músico Artur Canto se apresenta das 9h30 às 11h30.
No dia 30 de dezembro, sábado, será a última apresentação de 2023. O cantor Tunico Magno estará no Complexo Poliesportivo das 9h30 às 11h30.
O ‘Música ao Alcance de Todos’ acontece com o intuito de oferecer opções de lazer e música para a população em espaços públicos com grande fluxo de pessoas, proporcionando aos artistas francanos oportunidades de mostrar seu talento.
Prefeitura lança site de comemoração aos 200 anos de Franca
Como forma de celebrar os 200 anos de Franca, contar a história da cidade e divulgar eventos, a Prefeitura lançou um site comemorativo para 2024.
O endereço eletrônico é https://franca200anos.com.br/. No site, é possível conferir a história da cidade, como ela deixou de ser vila para se tornar município e a programação das ações da Prefeitura, inclusive com agenda cultural.
Na aba “números” constam os índices que tornam Franca a 9ª melhor cidade do país para se viver, de acordo com o Índice de Gestão Municipal 2021; 6º município mais seguro do Brasil, conforme o MySide - Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil; 41ª cidade mais desenvolvida, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018 e 6ª cidade com o melhor saneamento básico do país, de acordo com o Instituto Trata Brasil 2023.
Em “melhor de Franca”, o internauta pode conferir todas as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura, como a construção de três UBSs (Unidades Básicas de Saúde); do novo NGA; Hospital Público Estadual; revitalização do prédio da Mogiana, na Estação; construção de cinco novas creches; duplicação e pavimentação de avenidas e ruas e monitoramento eletrônico por toda a cidade.
A população também pode ajudar na construção da comemoração dos 200 anos de Franca, contando a própria história com a cidade. Para isso, basta enviar uma foto em um ponto da cidade ou um depoimento sobre Franca, usando #HistóriasQueSeCruzam.
Casa da Cultura tem exposição sobre o Natal até o início de janeiro
A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” segue até o dia 5 de janeiro de 2024 com a exposição “Pinturas Natalinas: Arte além das mãos”, da artista plástica Goret Chagas, membro da APBP (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés).
São 17 telas que trazem uma retrospectiva do Natal, abordando desde São Nicolau até o Papai Noel. A artista também fez telas com Jesus, presépio e velas. A visitação é gratuita e pode acontecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. A Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça Carlos Pacheco. Além da Pinacoteca, a Casa da Cultura tem outras exposições permanentes. Logo no hall de entrada, o público pode conhecer o ateliê permanente do pintor e projetista italiano Bonaventura Cariolato. O espaço, dividido em duas salas, conta com mais de 20 quadros do artista, como o famoso 'A Velha Estalagem', objetos do pintor e plantas de obras, projetadas por ele, como a do Mosteiro de Claraval e a Capelinha, aquarelas inacabadas, cavaletes usados, cachimbos, pincéis e correspondências enviadas a familiares na Itália. Ainda no andar térreo da unidade, é possível conhecer o acervo da Academia Francana de Letras. Considerada de utilidade pública, a associação tem em seu quadro, escritores que são de Franca e que levam a literatura Brasil e mundo afora. Além de raros exemplares e obras desses autores, a sede da Academia, na Casa da Cultura, oferece projetos literários gratuitos à população. A Casa da Cultura também mantém o Memorial da Resistência Negra, com acervo sobre artistas negros como Carlos de Assumpção e Abdias do Nascimento. O local tem encontros, exposições temáticas e lançamentos de manifestações artísticas. Há, ainda, uma mostra permanente de itens que compõem a reserva técnica do MIS (Museu da Imagem e do Som). Com o nome de Bonaventura Cariolato, o local tem imagens de nomes do rádio francano, câmeras fotográficas antigas, equipamentos de som, projetores e outros objetos que contam a história da comunicação da rádio, televisão e outros meios de comunicação. Já o segundo andar, que abriga a Pinacoteca “Miguel Ângelo Pucci” e sua reserva técnica, possui exposições de pinturas e outras artes plásticas, como a de Goret Chagas para este Natal.FEAC oferece Curso de Imersão Teatral gratuito
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com o Instituto Arte e Vida, abriu inscrições para a segunda etapa do Curso de Imersão Teatral. São 25 vagas para o projeto, que é gratuito.
As aulas começam em 13 de janeiro de 2024 e vão até 30 de junho, todos os sábados, das 13 às 17 horas, no Teatro Judas Iscariotes. Os interessados irão vivenciar o processo de criação e desenvolvimento de dois espetáculos.
As montagens de peças teatrais terão direção do professor de teatro e diretor Mauro Júnior e a participação dos integrantes e atores do Núcleo Arte e Cultura do Instituto, sob supervisão da FEAC.
Interessados deverão se inscrever através do link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml
Vestiários do Poliesportivo recebem artes em grafite
Como forma de incentivar a arte urbana, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realizou no final de semana, um projeto de grafite com artistas de Franca no Complexo Poliesportivo.
Todos os vestiários, nas partes internas, externas e o lado de fora da área de pista de atletismo receberam as intervenções do grupo Reforsus Graffiti Crew composto por Wesley Mendes (Jarrão), Maurício Morais (Thor), Vilson Donizeti (Vilsão), Claudinei Martins (Claus) e Higor Ferrari (HRF).
Em um dos vestiários, é possível se deparar com um grafite feito em homenagem ao atleta olímpico Odirlei Pessoni, da seleção brasileira de Bobsled e que faleceu em um acidente de moto.
Além do trabalho de grafite no Póli, a FEAC está com o projeto cultural “Da Arte Mural ao Desenho Urbano” no bosque do bairro São Joaquim, com o artista Marcus Flávio Borges. Toda a fachada recebeu arte mural inspirada na fauna e flora local, experimentações de composição e cor.