Os mais de 170 mil carnês do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) de 2021 estão praticamente quase todos entregues aos contribuintes. De acordo com a Secretaria de Finanças até o próximo dia 20, os Correios (empresa encarregada dessa tarefa) garantiram que 100% deles estarão nas mãos dos moradores, tanto com entrega na cidade como em outros municípios. O pagamento pode ser feito a qualquer momento após o recebimento, sendo concedido o desconto de 10% para a quitação até o dia 25, próximo.
Após essa data, a segunda opção com desconto de 5% será para pagamento em cota única até o dia 17 de fevereiro. Aqueles que optarem em pagar em março, poderão fazê-lo até o dia 15, também de uma única vez sem o desconto ou escolhendo a opção parcelada, começando com a primeira delas.
Uma outra orientação relacionada aos pedidos de redução e isenção do IPTU é que as pessoas não precisam se dirigir a Prefeitura para resolver esses assuntos. Devem procurar um dos postos do Programa Prefeitura Perto de Você, instalados em 10 bairros diferentes da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h. A Prefeitura está preparando um cronograma para receber essas solicitações para o ano que vem, que poderão ser feitas nos locais citados. Os casos sob análise do ano passado ou que deram entrada depois que os carnês estavam processados (e tiveram o lançamento dos valores sem o benefício), podem ser resolvidos sem a necessidade da pessoa comparecer a Central de Atendimento.
Dívida Ativa
Ainda relacionado a impostos municipais está sendo concluída a distribuição nos próximos dias das 194 guias de parcelamentos de Divida Ativa. São decorrentes de negociações que foram feitas em anos anteriores e que todo começo de ano, a Secretaria de Finanças atualiza os valores e reenvia aos interessados. O vencimento das parcelas ocorre no final de cada mês.
ISS
Os 44 mil carnês do ISS (Imposto sobre Serviços) fixo ou auto lançado também estão chegando aos contribuintes, com vencimento previsto entre os dias 18 e 25, deste mês. Tanto para as situações do IPTU como do ISS que não tenham chegado, as pessoas poderão retirá-las, gratuitamente, através do portal www.franca.sp.gov.br, na opção ‘serviços online’, inserindo as informações de cadastro solicitadas.